Estado Maior

Impasse que atrapalha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Nas últimas semanas a cidade de Rosário tem sido palco de uma série de eventos, que resultam em instabilidade na gestão pública, paralisação da máquina e uma forte crise institucional entre o Poder Legislativo e o Executivo.

No episódio mais recente a Câmara Municipal decidiu, pela segunda vez em pouco mais de duas semanas, cassar o mandato do prefeito Calvet Filho (PSC) e, desta vez, dar posse à vice-prefeita, Cláudia Anceles.

Resultado: houve novamente tumulto na cidade.

Apoiadores do prefeito se reuniram em frente à sede do Legislativo e atiraram ovos contra o prédio. Houve ameaça de invasão à Câmara.

A Polícia Militar foi acionada e dispersou os manifestantes. Pelo menos uma mulher ficou ferida no evento.

Horas depois, o desembargador Marcelo Carvalho, do Tribunal de Justiça do Maranhão, suspendeu todos os atos perpetrados pelo Legislativo Municipal e devolveu o mandato - pela segunda vez -, ao prefeito.

Mas, o imbróglio ainda parece longe do fim.

O clima entre vereadores e o prefeito é de hostilidade. A relação institucional neste momento entre a Prefeitura e a Câmara Municipal de Rosário é nula.

Não há diálogo.
Vereadores de oposição - cerca de dois terços da composição da Casa, parecem determinados a retirar o mandato de Calvet Filho.

O prefeito, por sua vez, tem recorrido à Justiça e garantido a sua manutenção no cargo.

Há um caos político em Rosário. E isso tudo ocorre em meio à crise socioeconômica já provocada pela pandemia da Covid-19.

Dias difíceis para a população que carece de serviços básicos em todo esse contexto.

Repúdio
O Conselho Federal de Medicina (CFM) encaminhou nota de repúdio ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, sobre o tratamento dado a médicas que prestaram depoimento na CPI da Pandemia.

Nos últimos dias, os senadores ouviram a oncologista Nise Yamaguchi e a pediatra e secretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro.

Ambas foram hostilizadas pelos senadores que estão à frente do colegiado. Para o CFM, é flagrante o abuso, o desrespeito e os excessos contra os profissionais de Medicina.

Polícia Militar
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), promulgou leis que tratam da criação de novos agrupamentos na Polícia Militar.

Uma delas é a 11.485, que dispõe sobre a instituição da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP).

A outra foi a 11.487, que cria o 2º Batalhão de Polícia Militar de Turismo e o 39º Batalhão de PM.

Mesma peça
O Governo do Maranhão e o Governo da Bahia estão utilizando a mesma peça publicitária que chama a atenção para o combate à Covid-19.

São utilizadas as mesmas cenas, os mesmos atores, a mesma mensagem e a mesma trilha sonora: a música ‘Naquela Mesa’, de Nelson Gonçalves.

A única coisa que muda nas peças publicitárias é a logo de cada Governo.

Meta
O prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos), tem falado com entusiasmo sobre o avanço no processo de vacinação contra a Covid-19 na capital.

No início da semana, durante visita a um projeto instalado na Vila Luizão, ele afirmou que São Luís deverá ser a primeira capital a vacinar 100% da população acima de 18 anos de idade.

Para isso, o município tem trabalhado com uma meta de alcançar a aplicação à média de 15 mil doses de vacina diárias.

Mutirão
Na última quarta-feira, São Luís chegou à marca de 410.286 doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19.

Até domingo, o município segue com o mutirão de vacinação: hoje serão vacinadas as pessoas de 46 e 45 anos; sábado (5), as pessoas de 44 e 43 anos e no domingo (6), as pessoas 43 anos ou mais [segunda chamada].

Na próxima semana, a imunização deve alcançar as pessoas que tem menos de 40 anos de idade. O cadastro para quem tem 35 anos ou mais, já foi liberado.

DE OLHO

193.050 novas doses de vacina recebidas pelo Maranhão em dois dias

Meio Ambiente
A secretária municipal de Meio Ambiente, Karla Lima, destacou a O Estado a vasta programação do Município promovida na Semana do Meio Ambiente, aberta oficialmente na terça-feira (1).

O município lançou o Programa Papel Zero, que garante que até o fim do ano a tramitação de processos administrativos ocorra tão somente de forma virtual.

Houve também a assinatura da Declaração de Comprometimento Ambiental, a realização de plantio de mudas em toda a cidade e a intensificação do projeto Ponto Limpo.

E MAIS

• O governador Flávio Dino deve se manifestar hoje sobre possíveis medidas a serem adotadas em decorrência da elevada taxa de ocupação de leitos na Ilha.

• Na entrevista coletiva concedida na semana passada, Dino não descartou medidas mais drásticas, como um novo lockdown. Ponderou, contudo, que esse não é o objetivo.

• O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, prevê o retorno das aulas presenciais na rede estadual para o mês de agosto deste ano; isso porque a vacinação dos professores já avançou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.