Covid-19

Dia de folga é marcado por vacinação em postos de São Luís

Dia de Corpus Christi foi pouco movimentado; hoje, é a vez de pessoas com 46 e 45 anos de idade; amanhã, será para aqueles com 44 e 43 anos

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Dose de vacina é aplicada em posto da capital
Dose de vacina é aplicada em posto da capital (vacina / vacinação / covid-19 / coronavirua)

São Luís - Apesar do ponto facultativo desta quinta-feira, o mutirão de vacinação contra o novo coronavírus prosseguiu normalmente na capital maranhense, com as doses sendo aplicadas em todos os pontos da cidade, a exemplo do Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae. No entanto, o movimento foi aquém do esperado, segundo as equipes de linha de frente.

Nesta quinta-feira, 3, puderam tomar a primeira dose da vacina pessoas com idades de 48 e 47 anos, durante a manhã e à tarde, conforme o mês de nascimento. “Graças a Deus chegou a minha vez, com a aceleração do processo. A gente anda numa aflição enorme por conta dessa pandemia e não vemos a hora de isso tudo passar. Mas o importante agora, depois de vacinar, é continuar seguindo os protocolos, pois as novas cepas estão por ai circulando”, disse o contador Marcelo Nogueira.

Delryane Carvalho, da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, lembrou da importância de as pessoas não esquecerem os documentos ao se dirigirem aos locais de vacinação, pois muitos não se atentam para isso e têm de dar meia-volta. “Os documentos solicitados são comprovante de residência e um documento com foto”, explicou.

Nesta sexta-feira, 4, a vacinação prossegue para pessoas com 46 e 45 anos e amanhã, para aqueles com 44 e 43 anos. No domingo, pessoas com 43 anos ou mais poderão ser vacinadas também. Além disso, também foram disponibilizadas testagens contra a Covid-19 das 8h às 17h, nos Centros Municipais de Atendimento às Síndromes Gripais Leves, no Anjo da Guarda, no Centro de Saúde José Carlos Macieira (Avenida dos Africanos) e no Centro de Saúde Genésio Ramos Filho (Cohab).

Testagens

Amanhã, as testagens estarão disponíveis das 8h ao meio-dia no Centro de Saúde Amar (Vicente Fialho), Centro de Saúde Olímpica I e Centro de Saúde Fabiciana Moraes (São Cristóvão) e no Centro de Saúde Laura Vasconcelos (Estiva). A testagem também começaram a ser ofertadas, inicialmente, para os profissionais de saúde na Unidade Mista do São Bernardo e na UPA da Zona Rural. Posteriormente, outras unidades deverão ofertar o serviço, inclusive para o público em geral.

O mutirão de vacinação ganhou fôlego em São Luís com a chegada de um loteextra de vacinas enviado pelo MS para conter a cepa indiana identificada em tripulantes de navio fundeado na costa do Maranhão.

E mais um lote de AstraZeneca chegou a São Luís. São 175.500 doses a mais do imunizante para garantir a continuidade da vacinação no Maranhão para o público com comorbidades e pessoas com deficiência permanente, além de trabalhadores da Educação do Ensino Básico.

Segundo a Prefeitura de São Luís, haviam sido aplicadas, até quarta-feira, 410.286 doses no total, sendo 295.982 com referência à primeira dose e 114.304, em relação à segunda. O total de doses recebidas soma 488.447 e a taxa de vacinação na capital está em 83,99%.

Saiba Mais

Distribuição dos imunizantes

As doses foram encaminhadas à Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão, estrutura vinculada à Secretaria de Estado da Saúde, responsável pela distribuição dos imunizantes. De acordo com o secretário adjunto de Articulação Institucional da Secretaria de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, os imunizantes passaram por conferência para que, na próxima semana, sejam distribuídos para os 217 municípios maranhenses.

Números

410.286 doses aplicadas no total, sendo 295.982 referentes a 1ª e 114.304, a 2ª

488.447 doses foram recebidas em São Luís; taxa de vacinação na capital está em 83,99%

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.