Oportunidades

Entenda as diferenças entre Estágio e Trainee

Importantes para o desenvolvimento profissional, ambos são voltados para o aprendizado e a experiência profissional, mas constituem programas bem diferentes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
O Gerente de Gestão e Gente da Equatorial MA, Ytaquirate Soeiro, dá as dicas das diferenças entre estágio e trainee.
O Gerente de Gestão e Gente da Equatorial MA, Ytaquirate Soeiro, dá as dicas das diferenças entre estágio e trainee. (vida quinta)

São Luís - Fundamentais para o processo de formação profissional, programas de estágio e trainee funcionam como porta de entrada para o ingresso de estudantes ou recém-formados no mercado de trabalho. Ambas as oportunidades permitem colocar em prática os conhecimentos técnicos e teóricos adquiridos no curso e proporcionam o desenvolvimento comportamental, como a capacidade de trabalhar em equipe, habilidade tão exigida pelas empresas.

Não restam dúvidas sobre a importância de ambas as modalidades para o desenvolvimento profissional, mas é necessário também que não restem dúvidas sobre a diferença entre estágio e trainee. Apesar de serem voltados para o aprendizado e a experiência profissional, e às vezes serem usados como sinônimos, os dois constituem programas bem diferentes.

O estágio se trata de experiência profissional desenvolvida durante o período de graduação, servindo de complemento ao processo de formação do estudante. Nesse tipo de programa o estudante trabalha sob supervisão de um profissional e em carga horária de até 6 horas diárias (30 semanais) para que consiga conciliar o trabalho com os estudos. Os contratos de estágio têm duração de um ano, podendo se estender até dois anos. A remuneração, que não é obrigatória, é chamada de bolsa-auxílio estudantil.

O Gerente de Gente e Gestão da Equatorial Maranhão Ytaquirate Soeiro, explica que a principal diferença está no tipo de vínculo que se estabelece entre estudantes ou recém-formados e empresas. “O estagiário não possui vínculo empregatício com a empresa e tem um pré-requisito básico, ele precisa estar matriculado em um curso técnico ou de graduação. Enquanto que o Trainee já ingressa como empregado e normalmente é um profissional recém-formado, que será preparado para exercer atividades desafiadoras na empresa”, explicou Ytaquirate.

Os programas de Trainee funcionam como estratégias de recrutamento das grandes empresas para atrair e reter jovens talentos com habilidades técnicas e socioemocionais, capazes de assumir posições estratégicas após seu período de integração. Esse regime é voltado para profissionais que acabaram de concluir a graduação e, por isso, já iniciam com vínculo empregatício e direitos trabalhistas assegurados. O trainee mergulha nos processos, conhecendo as metas e indicadores a serem alcançados com seu trabalho. Existem capacitações, rotatividade nas áreas para que seja feito um mergulho nos processos da empresa. Desta forma, ele passará a ter uma visão sistêmica da empresa, juntará seu conhecimento acadêmico recente com ideias inovadoras e propor melhorias nos processos que conheceu, para ao final do programa ser direcionado para atuar em alguma área de maior afinidade com seu projeto.

O Programa de Trainee 2021 da Equatorial Energia está com vagas abertas para as quatro distribuidoras do grupo: Maranhão, Pará, Piauí e Alagoas. As inscrições podem ser realizadas através do site https://equatorialtrainee.across.jobs/ até o dia 06 de junho. Os candidatos interessados em participar da seleção devem ter, no máximo, dois anos de graduado nas seguintes áreas: Engenharias (Elétrica, Eletrônica, Energia, Mecatrônica, Telecomunicações, Mecânica, Computação, Controle e Automação, Manutenção Produção), Administração, Economia, Contabilidade, Ciência da Computação, Sistema de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação.

Para fazer do programa, que tem início previsto para agosto deste ano, é desejável que o candidato tenha inglês intermediário e, é essencial que tenha mobilidade para trabalhar nas cidades do interior dos estados de atuação do Grupo. Podem participar do processo seletivo os formados entre julho de 2019 e julho de 2021. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.