Imunização

Maranhão recebe mais 487 mil doses de vacinas contra a Covid-19

Novos lotes dos imunizantes da Fiocruz e da Pfizer foram enviados para todo o Brasil na última semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Caixas com doses de vacina contra  a Covid-19 são descarregadas na Rede de Frios da SES
Caixas com doses de vacina contra a Covid-19 são descarregadas na Rede de Frios da SES (doses vacina)

O Maranhão recebeu na última semana mais 487 mil doses de vacinas Covid-19. O Ministério da Saúde enviou para o estado 469.500 mil doses da AstraZeneca/Oxford, produzidas pela Fiocruz, e outras 17.550 mil doses da Pfizer/BioNTech. Desde o início da campanha de vacinação, o Ministério da Saúde já distribuiu 3 milhões de doses de imunizantes ao estado.

No total, foram distribuídas para todos os estados e Distrito Federal 6,1 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford, produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e outras 609 mil doses da Pfizer/BioNTech.

Nessa fase da distribuição, o ministério começou a enviar doses para a vacinação de trabalhadores de portos e aeroportos. A iniciativa de imunizar o grupo foi antecipada para ampliar e reforçar as medidas de proteção contra a nova variante do vírus.

Além disso, foram destinadas doses para ampliar a vacinação em outros grupos prioritários:

• Pessoas com comorbidades;
• Gestantes e puérperas com comorbidades;
• Pessoas com deficiência permanente;
• Forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, e;
• Trabalhadores da saúde.

As orientações e a quantidade de doses para cada Unidade Federativa estão no 19º informe técnico.

A estratégia de distribuição é revisada semanalmente em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: no caso das vacinas da Fiocruz e da Pfizer, o intervalo entre as doses é de 12 semanas.

Quase 100 milhões de doses distribuídas

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, já foram destinados mais de 96 milhões de doses de imunizantes – até o momento, mais de 67 milhões foram aplicadas. O andamento da vacinação no país pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.