Dança em Trânsito 2021

Festival inicia primeiras ações com aulas online e gratuitas para profissionais da dança

O festival internacional terá formato híbrido este ano e está programado para acontecer entre outubro e dezembro incluindo São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
A 19ª edição do festival começa em outubro e se estende até o mês de dezembro
A 19ª edição do festival começa em outubro e se estende até o mês de dezembro (dança)

A partir de 4 de junho, começam as primeiras ações do festival Dança em Trânsito 2021, com aulas de manutenção para profissionais de dança e artes cênicas de todo o Brasil. As aulas serão gratuitas e online, sempre às sextas-feiras, mediante inscrição.

Para participar é necessário enviar um breve currículo, de até três linhas, para o emailonline@espacotapias.com.br. As aulas semanais de dança contemporânea serão inicialmente ministradas pela coreógrafa Flávia Tápias – a partir do Método Tápias, criado pela curadora e diretora artística do Dança em Trânsito Giselle Tápias – e posteriormente por professores convidados. Com duração de 1h30, as aulas serão disponibilizadas posteriormente no canal do YouTube do Espaço Tápias.

A 19ª edição do Dança em Trânsito começa em outubro e segue até dezembro em formato híbrido, presencial e online, percorrendo diversas cidades, incluindo a capital maranhense São Luís. Mais informações serão divulgadas à frente.

Apresentado pelo Ministério do Turismo, o festival internacional é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e Engie.

Dança em Trânsito

Criado em 2002, o Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, como também pela itinerância, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos.

Sua atuação abrange ainda residências artísticas, com oficinas de criação e workshops, abrindo canais para novos talentos da dança e a formação de plateias, além de estimular o interesse pelas artes e pela dança. O festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea.

Desde a sua criação, o Dança em Trânsito já realizou mais de 650 apresentações de dança contemporânea, abrangendo 103 companhias nacionais e 59 internacionais, de 18 países, passando por 26 cidades no Brasil e no exterior, para um público de mais de 48 mil pessoas.

A edição 2020, 100% online, envolveu 739 participantes de 68 cidades e 18 países, com um total, entre transmissões e redes sociais, de mais de 170 mil acessos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.