Contradição

Conass se manifesta contra realização da Copa América no país

Conselho nacional é presidido pelo secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, que no mês de maio autorizou a realização de jogos com público no estado

Ronaldo Rocha/da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Carlos Lula preside o Conass que se posicionou contra a realização da Copa América no Brasil
Carlos Lula preside o Conass que se posicionou contra a realização da Copa América no Brasil (Carlos Lula)

O Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) encaminhou uma carta ao presidente do Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT-PI), contrária à realização da Copa América no país.

No documento a entidade classifica o evento esportivo como inoportuno, em decorrência das mortes já provocadas no país pela pandemia da Covid-19 e pela elevação de casos no atual cenário.

O colegiado é presidido pelo secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, que no mês de maio discutiu e autorizou, junto ao governador Flávio Dino (PCdoB), a realização da decisão do Campeonato Maranhense [jogos de ida e volta] com público no estádio Castelão.

Somente depois de críticas de vários segmentos, inclusive da classe médica, e da possibilidade de transmissão das partidas a televisão, a gestão estadual de Saúde recuou da proposta. O dinheiro dos ingressos que já haviam sido vendidos foram devolvidos aos torcedores.

Carta

Na carta encaminhada ao governador do Piauí, o Conass enumera quatro razões para desaconselhar a realização da competição em território nacional: variantes da Covid-19 podem ser disseminadas rapidamente; eventos de aglomeração demonstraram capacidade de adoecer grande número de pessoas após a ocorrência; é difícil de implementar medidas de proteção nessas situações e as pessoas, mesmo que vacinadas, podem se contaminar ou disseminar o vírus.

O evento, contudo, já foi confirmado pela Conmebol e pela CBF e será realizado no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.