COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
HOJE É dia de festejar uma das maiores líderes políticas do Maranhão: a ex-deputada, ex-senadora e ex-governadora do Estado, Roseana Sarney. A comemoração vai ficar restrita a um encontro reservado com os pais, Dona Marly e o ex-presidente José Sarney, na residência do casal, em Brasília
HOJE É dia de festejar uma das maiores líderes políticas do Maranhão: a ex-deputada, ex-senadora e ex-governadora do Estado, Roseana Sarney. A comemoração vai ficar restrita a um encontro reservado com os pais, Dona Marly e o ex-presidente José Sarney, na residência do casal, em Brasília

Viagem rumo às estrelas
Não faz muito tempo, o jovem poeta gaúcho Fabrício Carpinejar escreveu que via o enterro como uma majestosa sessão de cinema. Cada um que entra no velório, segundo ele, é um derradeiro espectador de uma vida. De uma vida que não irá se repetir.
Foi o mesmo que sentimos ontem, no rápido velório do empresário José de Ribamar Barbosa Belo, ou simplesmente Zeca Belo, como ele gostava de ser chamado desde os tempos de estudante, quando dividimos sala de aula do curso colegial no Colégio São Luís. No velório, mantivemos o respeito dos gestos comedidos para homenagear um idioma que se extingue, um jeito de falar que desaparece, um modo de amar que some do convívio. Não há como não ser inesquecível. O cenário nos remete às salas antigas de exibição: o tapete vermelho e as cadeiras ao redor do caixão. É sentar e lembrar as principais cenas de uma longa trajetória.
Não se nasce impunemente, assim como não se deve morrer no esquecimento. A despedida não traz apenas tristeza, mas uma confusão de sentimentos envolvida no olhar profundo. Saímos da pressa do presente, ausentamo-nos das obrigações e dos compromissos para eternizar o que o outro representou em nosso passado. O ritmo lento da recordação encharca os olhos. Não é mais o rosto que carrega a lágrima, é a lágrima que carrega o rosto.
A música composta de soluços, cumprimentos e sussurros ao fundo lembra o piano dos filmes mudos. O batimento cardíaco é o nosso pianista. Não há superfície que nos separe da sensibilidade das coisas. Não há pele nas palavras. Não há proteção para os ouvidos. Ficamos leves repetindo incessantemente os pêsames.
Diante do corpo de Zeca Belo, guardado no caixão, apesar da dor, não pudemos desperdiçar o momento, não pudemos renunciar à chance de falar o que sabíamos e abraçar os espectadores. E acrescentamos um capítulo inédito ao romance.
Não importa quem conheceu mais ou menos o falecido, quem era mais próximo ou mais distante. O fim torna qualquer um íntimo. Todos têm o ingresso para a saudade.
Trata-se de um momento fundamental, o de montar o copião de uma biografia. Ouvir as histórias alheias e dar-se conta de que não conhecíamos tudo. E aí descobrimos um novo lado, uma nova personalidade daquele que partiu. Talvez desvendar que um homem sério também era divertido.
Foi comovente ver a emoção de seus colaboradores mais próximos, os humildes do seu grande séquito, postados no portão do belo sitio que o saudoso amigo construiu na Maioba e dele se orgulhava. Todos queriam ver a passagem do corpo rumo ao destino final. E isso revela mais do que qualquer coisa o que a pessoa é.
Naquele solene ritual de despedida numa das salas do cemitério da Pax União, a fala comovida do Padre Heitor Morais, lembrando que em momentos assim filhos ganham versões diferentes dos pais, esposas têm a surpresa das palavras ditas aos amigos, maridos recebem recordações antes do namoro. Os mistérios são solucionados, os passatempos são denunciados, os traumas são desfeitos. Os familiares emendam, em ordem cronológica, fotograma por fotograma da infância, da adolescência, da maturidade e da velhice de seu parente findo.
Naquele momento de prece e orações, a evocação das festas de aniversário do amigo estiveram reunidas numa só celebração, pois o enterro é uma ilha de edição, onde se juntam fragmentos dos contemporâneos, relatos de interessados, causos dos colegas, com o propósito de resumir e entender o significado de uma alma.
É claro que eu não poderia deixar de me despedir de um amigo tão especial. Foi a última e, ao mesmo tempo, a primeira vez que assisti a uma vida por inteiro. A morte de Zeca Belo, encheu de tristeza não só a mim, mas certamente a todos que tiveram o privilégio de conviver e desfrutar da sua amizade. Eu tive esse privilégio: conviver com um grande amigo, que conheci ainda jovem.
A morte interrompeu uma carreira brilhante que sinalizava para horizontes ainda maiores no mundo empresarial, se o Grande Arquiteto do Universo não tivesse outros planos para o nosso querido Zeca Belo.
No último dia do mês de maio, Zeca Belo, surpreendendo a todos nós, saiu de fininho e seguiu rumo às estrelas. No caminho, ficou um rastro de luz e de saudade.

Alucinado
O cantor e compositor maranhense Dhean Britto lança, no próximo dia 6, o clipe da música “Alucinado”, gravado no Teatro Arthur Azevedo. O trabalho, que é autoral, ficará disponível no canal do artista no YouTube.
“Alucinado” integra o EP “Dhean” e conta a história de uma pessoa que sofre com uma paixão não correspondida.
O clipe retrata os estágios psicológicos em que uma pessoa apaixonada pode transitar, chegando, inclusive, a precisar de medidas fortes para recuperar a sanidade mental.
Dhean Britto é o responsável pelo roteiro e coreografia do clipe. Isaque Júnior assina a direção de imagens, e Fernando de Carvalho a produção. O DJ Fernando Duplick, que já trabalhou com Shakira, Claudia Leitte e Wanessa Camargo, cuidou da produção musical com o pianista Rui Mário.

Natalidade
O governo chinês vai ampliar os limites da natalidade, passando a permitir três filhos por casal. A medida tem como objetivo combater o rápido envelhecimento da população, após os resultados dos últimos censos terem demonstrado um declínio dramático na taxa de natalidade no país mais populoso do mundo.
Ao fim de mais de 30 anos em vigor, a China aboliu, em 2016, a política do filho único. Os casais chineses passaram a ser autorizados a ter dois filhos, mas essa nova medida não conseguiu levar a um aumento sustentado da natalidade no país devido ao alto custo de vida nas cidades chinesas.

Cerco ao São João
Sabe de quem é a culpa da pequena alta na ocupação de UTIs nos últimos dias? Do Dia das Mães, segundo autoridades da saúde, onde muitas famílias se aglomeraram.
E é justamente por isso que o governo do estado pretende fechar o cerco contra o São João, proibindo o transporte municipal no período.
O medo é que aconteça o repeteco de 2020, quando não houve festa na praça, mas muitos se aglomeraram em sítios e fazendas e acabaram turbinando a Covid.
Ano passado o efeito São João emendou com a campanha eleitoral que desaguou no fim de ano da liberação geral e terceira onda.

Bumba meu boi
No programa “Mais Você” de ontem, na TV Globo, a cantora Ivete Sangalo revelou à apresentadora Ana Maria Braga que usaria um figurino de bumba meu boi caso se apresentasse no Masked Singer, reality show que coloca artistas já consagrados atrás de máscaras para se apresentarem diante de um júri e que está fazendo sucesso em vários países.
É que a Globo vai reeditar o programa a partir de agosto e será exibido depois da novela das nove, no horário atualmente ocupado pelo programa No Limite.
O reality de sobrevivência apresentado por André Marques tem sua final marcada para 20 de julho, mas as duas semanas seguintes serão marcadas pelos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Tristeza e novas perdas
A vastidão das tristezas que a Covid-19 vem causando inclui Dona Beatriz Filomeno Gomes, minha amiga e grande dama da sociedade cearense. Ela foi a única mulher desta região a figurar na lista das Dez Mulheres Mais Elegantes do Brasil, coordenada por Ibrahim Sued. Também ontem, a família Freitas, de Santa Inês, perdeu um dos seus membros mais queridos: Jairo Freitas, que foi colaborador deste Repórter em muitos e memoráveis eventos que levaram a marca desta coluna.

TRIVIAL VARIADO

Comunicadores do Grupo Mirante em atuação em São Luís foram vacinados contra a Covid-19 no sábado e ontem, depois que o governo estadual anunciou a prioridade para esse grupo de profissionais.

No capítulo: o processo ocorreu nas próprias dependências da empresa, na Avenida Ana Jansen. A Secretaria de Estado da Saúde enviou profissionais da área da saúde para comandarem o procedimento. Foi um alívio para quem precisa trabalhar e ter contato com as pessoas na rua.

Até o próximo dia 6 e junto está acontecendo, em todas as lojas do Grupo Potiguar de São Luís e Imperatriz, o Festival de Elétrica e Iluminação; com promoções especiais para levar mais luz e segurança elétrica aos lares maranhenses.

No assunto: um dos mais importantes itens para a segurança e qualidade de vida é a parte elétrica, com cuidado redobrado a ser dedicado às tomadas e fiações. Vale sempre consultar um eletricista para deixar com mais segurança o seu ambiente.

Ou seja: nada de fios soltos e desencapados, tomadas antigas ou fora do padrão, para evitar curtos circuitos que podem resultar em acidentes domésticos e até mesmo em incêndios.
Como O Estado não circulou ontem, somente hoje estou enviando o meu abraço de parabéns para Annamaria Malty Aboud, aniversariante do dia 31 de maio.

Distanciamento social e uso de máscaras é uma realidade de outro mundo para os frequentadores da Praia Grande. No fim de semana, a área estava lotada e ninguém respeitava os protocolos sanitários.

A Câmara Municipal de São Luís suspendeu as atividades presenciais até o dia 4 de junho. A medida foi tomada em virtude do aumento da quantidade de casos de Covid-19 na capital maranhense.

DE RELANCE

Falsos atestados médicos
A ansiedade para se vacinar o quanto antes contra a covid-19 pode fazer pessoas caírem em golpes da imunização fácil. Por meio de um site, são oferecidos atestados médicos que simulam a existência de doenças crônicas no cliente. Com isso, o suposto doente conseguiria se imunizar contra o coronavírus. Só que não há garantias e quem envia a quantia pedida pelos criminosos pode ficar sem o laudo, sem a vacina e sem o dinheiro. Olho vivo, portanto!

Falsos atestados médicos...2
A página na internet intitulada Geolaudos.com usa o nome de uma suposta firma, Geolab Laudos Médicos, com CNPJ clonado de outra empresa. As ofertas são explícitas: “Compre atestados médicos, laudos médicos, exame de gravidez, exames de DNA”. O site oferece “originais com carimbo, assinatura e todas as informações necessárias para validação”. Tudo é contra a lei. A página também chega ao requinte de transcrever depoimentos de supostos beneficiados. “Adquiri e recebi dentro do prazo meu laudo médico, e consegui me ausentar do trabalho com vocês. Obrigado, Geolab Laudos”, diz um depoente, Fernando.

Golpe utiliza CNPJ clonado
A Geolab Laudos não existe. Quem foi atrás do CNPJ informado pelo site da empresa descobriu que o número pertence a uma empresa de Anápolis, em Goiás, que não trabalha com fornecimento de laudos para compra de medicamentos ou atestados médicos. É uma fábrica de remédios fundada em 1999, com destaque para genéricos, com 1,3 mil funcionários. O endereço do IP do site deles, pesquisado por promotores de Justiça, mostra que o provedor está hospedado em Ottawa, cidade da província de Ontário, no Canadá. Hospedar sites em provedores do Exterior, como se sabe, é típica atitude de hackers. Fica mais difícil para as autoridades agirem.

Prêmio a quem se vacinar
Lá dos EUA, onde está, o confrade baiano Geraldo Vilalva manda essa fresquinha da hora. Uma pessoa vacinada em Ohio recebeu US$ 1 milhão na semana passada, quando o estado revelou o primeiro vencedor de sua loteria de imunização. Quase 2,8 milhões de cidadãos de Ohio se inscreveram no Vax-a-Million, que no total dará prêmios de US$ 1 milhão a cinco adultos e bolsas de estudo integral em faculdades públicas de Ohio para cinco adolescentes.

Prêmio a quem se vacinar...2
A questão é que o governador Mike DeWine é Republicano e muitos dos seguidores dele, negacionistas, se recusam a tomar vacina e ele próprio adotou a fórmula como estímulo. Seja como for, dá para se notar uma diferença monumental com o Brasil. Aqui, as pessoas estão fazendo trambique para furar a fila da vacina.

Covid depois da vacina
Relatos de pessoas que tiveram covid-19 mesmo após as duas doses dos imunizantes em uso no Brasil poderiam pôr em xeque a crença nas vacinas. O que especialistas no assunto explicam, no entanto, é que casos assim podem acontecer, sem que isso desabone a vacinação. Explicações para o fenômeno não faltam, porém, uma delas ecoa com mais fôlego entre os médicos: nenhuma vacina garante proteção total, logo, ainda há um percentual de pessoas que pode ter a doença. Ou seja: as vacinas não têm 100% de eficácia, inclusive para evitar que o vírus chegue no corpo da pessoa.

Covid depois da vacina...2
Para além do fato de nenhuma vacina ser 100% eficaz, há de se considerar o aparecimento das variantes dos sars-cov-2, vírus que originou a pandemia e que foi usado para produção das vacinas. Pelo mundo, há registro de, pelo menos, quatro delas: a brasileira, batizada de P.1, a do Reino Unido, a sul-africana e a indiana.

Mais casos, mas sem óbitos
Mesmo sem a garantia de proteção 100%, as vacinas funcionam, e muito bem, para prevenir as formas graves da covid-19 e as mortes decorrentes da doença. Seychelles, na África, por exemplo, tem mais de 60% da população vacinada e vem registrando aumento no número de casos diários de covid-19. Só que a explosão de casos não está acompanhada de aumento de internação nem óbito.

Para escrever na pedra:
“A vitalidade é demonstrada não apenas pela persistência, mas pela capacidade de começar de novo”. De F. Scott Fitzgerald.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.