Fiscalização

Nove bares e restaurantes interditados em três dias na Grande São Luís

Houve também 29 notificações a estabelecimentos, seis intimações e 14 autuações; operação foi realizada pela Vigilância Sanitária Estadual

Evandro Junior / O Estado MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Equipe durante fiscalização a um bar em São Luís
Equipe durante fiscalização a um bar em São Luís (fiscalização / vigilância estadual / bares / restaurantes /)

São Luís - O fim de semana foi marcado por fiscalização e interdição de bares e restaurantes na Ilha de São Luís. Uma força-tarefa, comandada pela Vigilância Sanitária Estadual, notificou 29 estabelecimentos, intimou seis, autuou 14 e interditou nove em diferentes pontos da cidade. O objetivo da operação foi verificar o cumprimento dos decretos sanitários que objetivam reduzir a transmissão do novo coronavírus. A operação contou com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

A força-tarefa foi operacionalizada de 28 a 30 de maio, com ações de fiscalização para verificação do cumprimento do Decreto nº 36.531. No total, foram realizadas 123 fiscalizações sanitárias. Alguns estabelecimentos fechados na área da Lagoa da Jansen, por exemplo, já aguardavam público para o sábado. Foi o caso do Bar Tapera, mas o estabelecimento precisou ser interditado. Artistas que se apresentariam no espaço postaram o cancelamento em suas redes sociais.

A ação teve o intuito de evitar as constantes aglomerações nesses estabelecimentos, principalmente aos fins de semana. Na área da Praia Grande, na sexta-feira e no sábado, muita gente caminhava sem máscaras e reunindo-se em grupos de várias pessoas, sem se preocupar com o distanciamento social, o que representa um perigo para que o novo coronavírus encontre brechas para a contaminação. Apesar da aceleração do processo de vacinação em São Luís, a recomendação dos médicos e das autoridades é para que os protocolos continuem sendo respeitados.

Ações

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as ações de fiscalização da Vigilância Sanitária Estadual, em parceria com os homens do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, estão acontecendo diariamente, em três turnos, todos os dias da semana, incluindo sábados, domingos e feriados, tendo como foco a verificação dos protocolos sanitários de enfrentamento da pandemia da Covid-19 vigentes, assim como a busca por estabelecimentos que estejam descumprindo as restrições previstas no decreto estadual.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) atualizou, neste domingo, 30, o boletim com a taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI destinados para o tratamento da Covid-19 na rede municipal. De acordo com o documento, dos 30 leitos de UTI, 28 estão ocupados, o que representa 93,3% da ocupação. Nos leitos clínicos, dos 90 disponíveis, 45 estão ocupados, o que representa 50% da ocupação dos leitos.

Conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Maranhão tem 289.884 casos confirmados da Covid-19 até este domingo, 30, com 26.179 ativos e 8.118 óbitos. Entre os novos casos, 66 foram registrados na capital, três em Imperatriz e 145 nas demais regiões.

Saiba Mais

Mais de 460 mil mortos no país

No último sábado, 29, o Brasil ultrapassou a marca de 460 mil mortes pela doença, com 1.971 mil novos óbitos e o registro de 461.142 vítimas desde o início da pandemia. A curva de vítimas manteve uma tendência de redução, enquanto a de novos casos diagnosticados segue em alta.
A média móvel de óbitos, que usa dados dos últimos sete dias para eliminar distorções entre dias úteis e de semana, ficou em 1.836. É o segundo dia consecutivo em alta após sete dias de queda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.