Vacinação

Governo do MA quer aplicar 100 mil doses em 11 municípios

Movimento, que também ocorre na capital maranhense, ocorre após "Mutirão" encabeçado pela Prefeitura de São Luís para acelerar ritmo das aplicações

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(vacinação / covid-19 / coronavirus)

O Governo do Maranhão anunciou que – a partir de hoje (1º) inicia uma “força-tarefa” para a vacinação de 100 mil pessoas até sábado (5 de junho) em 11 municípios do estado. Além da capital, também integram o mutirão as cidades de São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Bacabal, Santa Inês, Caxias, Codó, Timon, Açailândia, Coroatá e Imperatriz. A iniciativa foi anunciada um dia após o início do “Mutirão da Vacina” encabeçado pela Prefeitura de São Luís.

Até o fechamento desta edição, o governo maranhense não informou os critérios de chamamento de públicos nas cidades para o cumprimento da meta. Segundo a SES, é necessário que os cidadãos se informem com as prefeituras acerca de públicos-alvo e outros critérios.

O governo informou apenas que, na Grande Ilha, serão auxiliados os municípios com os pontos de vacinação no drive-thru do Pátio Norte Shopping na na Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi. A vacinação aos profissionais de comunicação e da indústria também está no saldo das 100 mil doses.

O anúncio da “força-tarefa” foi feito pelo secretário Carlos Lula, que encabeça a pasta da saúde estadual. Segundo ele, o procedimento somente foi possível pela “união” entre estados e municípios. “Separe seus documentos e compareça aos postos de vacinação. Juntos, vamos vencer esta guerra”, disse Lula.

Até o momento, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 1.727.635 foram aplicadas. Caso o governo cumpra com a promessa semanal, quase 6% do total de vacinas recebidas serão aplicadas somente no período.

Ontem (31), o vice-governador do Estado, Carlos Brandão (PSDB), acompanhou a imunização em um centro comercial de Paço do Lumiar. No local, foram vacinadas pessoas com 50 anos de idade e das cidades vizinhas, incluindo São José de Ribamar.

De acordo com o Ministério da Saúde, estados e municípios seguem na distribuição e aplicação das doses.

O Maranhão, de acordo com dados da SES, recebeu 3.059.310 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 1.181.740 doses da CoronaVac, 1.800.350 da AstraZeneca e 77.220 da Pfizer. O número de vacinas recebidas pelo estado é inferior às 4,5 milhões de doses de imunizantes Sputnik V compradas via Consórcio Nordeste e alinhadas com o governo russo.

No dia 29 do mês passado expirou o prazo para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se manifeste acerca do pedido de autorização mais recente, formalizado no dia 29 de abril deste ano, pelos estados do Maranhão e da Bahia para o uso do imunizante. Consultada, a Anvisa informou na semana passada que o assunto estava “sob análise”.

Por ora, o governo local não cogita a possibilidade de uso dos valores inicialmente endereçados à Rússia para outra finalidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.