Alternativo | Quadrinhos

Da Balaiada ao Mulato: o Maranhão na inspiração de Iramir Araújo

Quadrinista foi um dos expositores da primeira Semana de Quadrinhos AQMA
Com informações de assessoria31/05/2021 às 11h41
Da Balaiada ao Mulato: o Maranhão na inspiração de Iramir AraújoIramir Araújo (Divulgação/Volts)

São Luís - A História e lendas da nossa terra servem como pano de fundo para grande parte do trabalho do quadrinista maranhense Iramir Araújo, um dos artistas que estiveram presentes na Semana de Quadrinhos AQMA, realizada pela Associação de Quadrinistas Maranhenses e o Grupo Volts.

Com uma carreira que teve os primeiros passos dados ainda nos anos 1970, Iramir conta que seu trabalho mais profissional em quadrinhos ganhou vida em 2008, quando ele lançou Balaiada - a guerra do Maranhão, trabalho que explora em quadros a mais famosa revolta popular da história maranhense.

"Comecei fazendo fanzines, depois, aos poucos, senti a necessidade de produzir materiais com aspectos mais profissionais. Nesse meio tempo, juntei-me a vários artistas do Maranhão e criamos coletivos, o que proporcionou essa produção", relembra Iramir sobre o começo da carreira.

O artista conta que tira inspiração de tudo ao seu redor: "tudo o que lemos, vemos, experimentamos, nos influencia. Isso acontece em tempos diferentes". Mas ele aponta nomes famosos como "Will Eisner, Shimamoto, Berardi e Milazzo, e Neil Gaiman, Jonh Buscema e Mozart Couto, Doug Moench e Rubens Luchetti" no hall de artistas que influenciaram sua jornada.

Porém, é mesmo no Maranhão que ele encontra sua fonte de inspiração constante. "Busco o surpreendente, por um lado ou por outro, tenho um olhar para o Maranhão, para nossas coisas, nossa cultura", destaca.

O estado aparece em outros trabalhos de Iramir como Ajurujuba- a fundação da cidade de São Luís, O Mulato em quadrinhos e Jurados de morte.

E essa aproximação com a terra natal faz com que o artista se preocupe com a exposição dos colegas para o público. "Penso que se os leitores buscarem conhecer os quadrinhos brasileiros e maranhenses, terão a oportunidade de se surpreender com a qualidade e criatividade do que nós produzimos", ressalta Araújo.

A Semana de Quadrinhos AQMA, uma parceria do Grupo Volts com a Associação de Quadrinistas Maranhenses, ocorreu de 24 a 29 de maio, no piso 2 do São Luís Shopping.


Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte