Júlio Cézar Muniz Silva - empresário

Turismo, criatividade e jogo de cintura

Empresário fala sobre os desafios de administrar empreendimento turístico instalado no município de Barreirinhas

Evandro Júnior/ Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Júlio Cézar Muniz Silva fala dos  desafios da pandemia
Júlio Cézar Muniz Silva fala dos desafios da pandemia (julio muniz)

São Luís- Administrar um grande empreendimento turístico em tempos de pandemia não é uma tarefa fácil. Além da queda no fluxo de hóspedes, o fantasma do “lockdown” está sempre rondando, o que exige dos administradores muito jogo de cintura e criatividade para tocar o negócio. No município de Barreirinhas, quem está conseguindo reverter esse cenário com habilidade é o empresário Júlio Cézar Muniz Silva, sócio-proprietário da empresa Ethos Consultoria, que administra o Gran Lençóis, hotel que atrai as atenções de quem visita aquela região do Maranhão.

Júlio Cézar foi gerente de implantação do Gran Lençóis e, depois, tornou-se gerente geral. Mais tarde, no entanto, com a criação de sua empresa, ele passaria a administrador do empreendimento, ao lado do sócio, Marcos Figueiroa. “O Gran Lençóis existe há 15 anos, sendo que o nosso forte é o lazer, bem como os eventos. Nós oferecemos, por exemplo, muitas atividades recreativas para o público adulto e infantil”, exemplifica Júlio Cézar, informando que o hotel está localizado no bairro Boa Vista e ocupa uma área de 8.252 m².

Segundo Júlio Cézar, houve uma queda significativa de turistas no início da pandemia, ou seja, entre março e junho de 2020. “A partir de julho daquele ano, tivemos um pequeno aumento na procura, aos fins de semana. Atualmente, percebe-se um acréscimo de turistas, mesmo de segunda a quinta-feira, embora ainda abaixo dos períodos anteriores ao início da pandemia”, revelou.

Administrar o Gran Lençóis neste período pandêmico, conforme o empresário, é um exercício de superação e inovação administrativa. Além de tratar das atividades diárias normais, é necessário dar atenção especial ao cumprimento dos protocolos sanitários preventivos e instituídos pelos órgãos governamentais, todos de grande necessidade neste momento. "Paralelamente, buscamos resultados satisfatórios para todos os envolvidos, ou seja, hóspedes, investidores e parceiros comerciais", frisa.
Segurança
Entre os desafios do empresário, está manter um nível máximo de segurança com relação aos protocolos de combate à Covid 19, fazendo com que as ações sejam nitidamente percebidas pelos clientes. Ele diz, também, que trabalha para aumentar os índices de ocupação do empreendimento, visando ao restabelecimento dos mesmos números de antes da chegada do coronavírus.

A expectativa do empresário é que, à medida que a vacinação avance, o segmento de eventos e outros do turismo registrem uma recuperação com mais intensidade. Para manter os estabelecimentos em funcionamento, a Associação Brasileira da Indústria de Hoteis está trabalhando para o cumprimento dos protocolos sanitários.

“O momento mais difícil deu-se quando, no período de março a junho de 2020, fomos obrigados a fechar as portas, mas, mesmo assim, conseguimos, com muita luta, manter o emprego dos nossos colaboradores, que somam 43, reduzindo a carga horária”, contou.

Júlio César, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, está sempre à procura de novidades, a exemplo das tarifas promocionais oferecidas de segunda a quinta-feira. “Por meio de uma agência de Marketing, nós fazemos contato direto com nossos clientes pelas redes sociais. Estamos sempre à procura de melhorias contínuas, tanto para os nossos hóspedes, quanto aos nossos condôminos. Oferecemos restaurante , pizzaria, salão de jogos, fitness, recreadores, entre outras coisas. Tudo em busca de oferecer a melhor estada a quem nos procura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.