Falta de leitos

MP e DPE vistoriam Hospital da Mulher e identificam 15 leitos inativos

Após vistoria dos órgãos, prefeito de São Luís Eduardo Braide anunciou que abrirá 10 novos leitos de UTI na capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
MP e DPE vistoriaram Hospital da Mulher e encontram 15 leitos inativos
MP e DPE vistoriaram Hospital da Mulher e encontram 15 leitos inativos (Leitos de UTI)

Durante vistoria, na tarde da quinta-feira, 27, no Hospital da Mulher, que presta atendimento exclusivo a casos de Covid-19, em São Luís, a promotora de Justiça Elisabeth Albuquerque, da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de São Luís, e o defensor público Cosmo Sobral, titular do Núcleo de Defesa da Saúde, constataram a existência de 15 leitos de enfermaria inativos, por falta de recursos humanos, de um total de 30. A unidade conta, ainda, com 10 leitos de UTI, todos ocupados, e 10 leitos de semi-UTI, sendo quatro vagos.

A informação consta no relatório elaborado pelos representantes das duas instituições para respaldar uma série de medidas que estão sendo deflagradas com o objetivo de conter um possível colapso na rede de saúde da Grande São Luís, ocasionado pelo aumento do número de internações relacionadas à Covid-19. O Hospital da Mulher fica localizado na avenida dos Portugueses, no bairro do Anjo da Guarda.

Até a noite de quarta-feira, 26, só havia oito leitos de UTI disponíveis para pacientes de Covid-19 na Grande São Luís. Conforme levantamento, o governo do Estado dispõe de 269 vagas exclusivas de UTI e outros 532 leitos clínicos para tratamento do coronavírus.

“Estivemos com a Defensoria Pública do Estado no Hospital da Mulher e no Hospital Universitário para verificar a disponibilidade de leitos de UTI e leitos clínicos e constatamos que ambos estão com a taxa de ocupação altíssima, beirando o colapso. A demanda é muito alta. Os dois atendem pacientes de toda a zona metropolitana. No Hospital da Mulher, encontramos 15 leitos inativos”.

Disponibilidade

Após a vistoria do MPMA e DPE, o prefeito Eduardo Braide (Podemos) anunciou, na manhã desta sexta-feira, 28, a disponibilização de 10 leitos de UTI no Hospital da Mulher para tratamento de Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.