Variante

Descartada transmissão da cepa indiana no Maranhão, afirma secretário de Saúde

Foram rastreadas e testadas 147 pessoas; nenhuma testou positivo para a B.1.617; seis foram detectados com a P.1

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(TESTAGEM COVID)

São Luís - O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, em rede social, descartou “a suspeita de transmissão local da variante indiana no Maranhão”.

No post, Carlos Lula detalhou o monitoramento da cepa indiana (B.1.617) realizado no estado. “Foram rastreadas e testadas 147 pessoas, das quais 6 testaram positivo para Covid-19 e tiveram amostras enviadas ao Instituto Evandro Chagas (IEC), em Belém. Após análise genômica, o Instituto detectou a P.1 - originária de Manaus - como variante das amostras”, relatou o secretário.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que 23 tripulantes do navio MV Shandong da ZHI continuam em quarentena na embarcação e não apresentam sintomas da doença. Um tripulante de 54 anos segue internado em UTI, com quadro grave, porém, estável.

Já os seis detectados com a variante P.1, originária de Manaus, são profissionais de saúde do hospital particular e foram imediatamente colocados em quarentena, antes mesmo do resultado do exame. Cinco estão em isolamento domiciliar e um está internado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.