Covid-19

Saiba onde tem vacina e em que lugar a fila está menor

#FilômetroSãoLuís é uma plataforma digital por meio da qual é possível saber onde tem primeira e segunda doses e qual público está sendo vacinado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Dose de vacina é aplicada em homem no Drive-thru inatalado na Uema
Dose de vacina é aplicada em homem no Drive-thru inatalado na Uema (vacina / covid-19 / coronavírus)

São Luís - Para facilitar a vida da população que precisa se imunizar, além de descentralizar os locais de vacinação, a Prefeitura lançou o #FilômetroSãoLuís. É uma plataforma digital por meio da qual é possível saber onde tem 1ª e 2ª doses, qual público está sendo vacinado e o andamento da fila da vacinação em todos os pontos.

“Agora, a população pode acompanhar em tempo real o melhor ponto de vacinação para receber o imunizante. Essa é uma estratégia que integra o Plano Municipal de Vacinação implantada pelo prefeito Eduardo Braide e que vai beneficiar o cidadão”, disse Diego Rodrigues, titular da Secretaria de Informação e Tecnologia (Semit).

Para acompanhar a atualização dos pontos de vacinação contra a Covid, basta acessar https://www.saoluis.ma.gov.br/filometro.

Calendário

E nesta sexta-feira, 28, segue a vacinação das pessoas com 56 anos. No sábado, 29, é a vez de quem tem 55 anos. No domingo, 30, acontece a segunda chamada para quem tem a partir de 55 anos e perdeu o dia marcado.

Para se vacinar é preciso estar cadastrado na plataforma #VacinaSãoLuís, que pode ser acessada pelo endereço: https://saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

Drive-thru da Uema

Na quinta-feira, o prefeito Eduardo Braide acompanhou o início do atendimento do novo ponto de vacinação contra Covid-19 em São Luís O drive-thru instalado no campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), na Cidade Operária, é o quinto a entrar em funcionamento, ampliando a capacidade diária de imunização e descentralizando o atendimento à população.

“A nossa meta é a aplicação de pelo menos 10 mil doses diárias de vacinas contra a Covid-19. Para isso é fundamental garantir novos pontos de atendimento. Estamos iniciando hoje a vacinação no campus da Uema, a princípio com drive-thru. Já na próxima semana vamos abrir um ponto de vacinação na Zona Rural. E assim vamos garantir uma vacinação rápida e organizada para todos”, assegurou o prefeito Eduardo Braide, agradecendo ao reitor da Uema, professor Gustavo Costa, pela disponibilidade do espaço para a vacinação na Universidade.

O vice-reitor da Uema, Walter Canales, reiterou a importância desta parceria entre a instituição e a Prefeitura. “Essa é uma parceria muito importante, pois facilita o acesso à vacina por todos que moram nas comunidades do entorno da universidade. A Uema está muito gratificada em poder trabalhar em conjunto com a Prefeitura pelo bem da população”, disse.

10 estações

O drive-thru instalado na UEMA conta com 10 estações de vacinação e capacidade de atender cerca de 2 mil pessoas diariamente. O espaço tem sinalização horizontal e equipes para orientar os condutores e área de pós-vacina para observar o surgimento de algum tipo de reação adversa. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está de prontidão para prestar assistência aos vacinados, caso seja necessário.

A organização e funcionamento do drive-thru é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Guarda Municipal e bombeiros civis.

O secretário municipal de Saúde, Joel Nunes, informou que a abertura do drive-thru da Uema integra as ações do Plano Municipal de Vacinação que prevê a implantação de postos de vacinação em pontos estratégicos da cidade. “Desde o início da campanha de vacinação contra Covid-19 em São Luís temos ampliado nossa capacidade de atendimento de forma gradativa e de acordo com a disponibilidade de vacinas. Já na semana que vem iniciaremos o atendimento em um ponto fixo na zona rural. Nossa meta, conforme orientação do prefeito Eduardo Braide, é vacinar o mais rápido possível a nossa população”, complementou o secretário.

Reconhecimento

Marcone Freitas Garcês, autônomo de 57 anos, aprovou a abertura do drive-thru na UEMA. “Facilita muito poder se vacinar em um local perto do nosso bairro. A gente ganha tempo e enfrenta menos fila porque cada pessoa vai para o local mais perto”, disse.

O funcionário público Antônio Machado dos Santos, 57 anos, também aprovou a organização. “Quanto mais pontos de vacinação forem abertos mais rápido a gente se vacina, pois as filas são menores. Aqui na Uema ficou muito bom e eu agora estou mais tranquilo porque me vacinei”, comentou.

Com este novo local já são cinco pontos de vacinação à disposição da população, funcionando de 8h às 18h. Os demais pontos são o Centro Municipal de Vacinação (CMV), no Pavilhão de Eventos no Multicenter Sebrae, no Cohafuma; o drive-thru no Espaço Reserva, ao lado do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo; e os dois espaços montados na Universidade Federal do Maranhão (UFMA): o drive-thru e o Centro de Convenções.

Alteração de trânsito

Por causa da instalação do drive-thru na Uema, a linha de ônibus Uema/Ipase sofreu desvio na rota. Antes, a linha trafegava pela Avenida Milton Santos. Agora ela passa a circular pela Estrada Charles Darwin. Enquanto durar o funcionamento do espaço serão disponibilizados agentes de trânsito no decorrer do percurso para orientar os motoristas e usuários da linha.

“Além disso, há a ampliação de coletivos para atender a demanda em busca da vacinação e para atender os moradores do entorno e para quem trabalha na Universidade, de modo que possamos minimizar as mudanças para que a população tenha acesso à vacina", assegurou o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Cláudio Ribeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.