Variante da Índia

Resultado de exames de contactantes de indianos deve sair até amanhã

Flávio Dino afirmou que até o momento apenas o resultado de 40 exames estão prontos e os exames dos indianos hospedados no hotel da capital devem ser divulgados na próxima semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(teste covid-19)

São Luís - O clima de alerta quanto à cepa indiana do novo coronavírus no Maranhão continua. Está previsto para sair na sexta-feira, 28, o resultado de exames das pessoas que tiveram contato com os três indianos que foram internados em São Luís - um segue em UTI de hospital particular -, e para a próxima semana, os testes dos 38 indianos que estão hospedados em um hotel da capital. A informação foi repassada pelo governador Flávio Dino durante coletiva, nesta quarta-feira, 26.

A presença da variante indiana da Covid-19 (B.1.617) no Maranhão foi confirmada pelo governo estadual no último dia 20. Os primeiros seis casos da cepa da Índia foram detectados em tripulantes do navio “MV Shandong da Zhi”, que saiu da Malásia e chegou ao litoral maranhense no dia 14 de maio.

Ainda segundo Flávio Dino, após a confirmação de que tripulantes da embarcação "MV Shandong da Zhi" estavam contaminados pela cepa indiana, a preocupação foi buscar evitar a proliferação dessa variante da Covid-19, já que essa, segundo estudiosos, é altamente transmissível. Assim, foi iniciada a testagem e feito o monitoramento das pessoas que tiveram contato com os infectados durante o transporte e a internação.

O governador também relatou que, até o momento, o resultado de apenas 40 testes foram divulgados, mas, todos os exames devem estar prontos na próxima sexta-feira, 28. "Nós fizemos os exames nos contactantes diretos e também nos indiretos. Até sexta, teremos 100% dos resultados dessa equipe do hospital particular onde o paciente indiano está sendo atendido”, disse o governador.

Já no caso dos 38 indianos que estão hospedados em um hotel da capital, Flávio Dino declarou que o resultado dos testes deve sair somente na semana que vem. Todos vão continuar isolados. Eles entraram no Brasil por um aeroporto que não foi o de São Luís, mas com a autorização da Anvisa.

“Esses estrangeiros têm a autorização sanitária do Governo Federal. Ainda assim, como existe uma preocupação adicional, nós enviamos uma equipe ao hotel e fizemos uma testagem de todos os hóspedes e da equipe do hotel", detalhou o governador.

Cepa indiana

Os seis infectados com a cepa indiana estão no grupo dos 24 tripulantes da embarcação “MV Shandong da Zhi”. No total, 15 tripulantes testaram positivo para a Covid-19. Oito seguem sem sintomas da doença e um deles continua internado em um hospital da rede privada na capital.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante indiana está sendo classificada como um tipo "digno de preocupação global". A análise genética revelou que essa variação apresenta mutações importantes nos genes que codificam a espícula, a proteína que fica na superfície do vírus e é responsável por se conectar aos receptores das células humanas e dar início à infecção.

Saiba Mais

Decreto estadual com novas medidas

O governador Flávio Dino também anunciou, na quarta-feira, 26, o Decreto nº 36.758 que traz novas medidas de prevenção e contenção do coronavírus no estado. Entre os pontos, está a complementação da fiscalização sanitária no desembarque de navios, que é competência legal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os desembarques de passageiros e tripulantes de embarcações devem ser comunicados previamente não somente à Anvisa, mas também à Secretaria de Estado da Saúde (SES), a fim de que sejam tomadas as medidas sanitárias necessárias à prevenção e ao combate à Covid-19.

As embarcações devem concentrar os desembarques de casos suspeitos nos locais com melhor suporte de atendimento, a partir de orientação da Secretaria de Estado da Saúde. O tripulante com sintomas deve ser notificado sobre a necessidade de isolamento por, no mínimo, 14 dias.

Além disso, a avaliação de saúde de tripulante apto a embarcar, realizada no dia do embarque, deve ser enviada à SES, para conhecimento, podendo ser realizado novo teste, conforme orientação a ser expedida.

O decreto estadual também determina que hotéis, apart-hotéis, hostels, albergues e demais estabelecimentos de hospedagem no Maranhão ficam obrigados a informar o ingresso (check-in) e a saída (check-out) de estrangeiros ou de brasileiros vindos do exterior. Também deve ser informado se há a presença de sintomas e de que país as pessoas vieram.

Saiba mais

Um ônibus, que passou por cinco cidades do interior do Maranhão, chegou na tarde de ontem ao estado de São Paulo e todos os passageiros foram submetidos a uma entrevista pela equipe da Vigilância Sanitária de Saúde e a testes de Covid-19. Há informações que no Maranhão apenas cinco entraram nesse veículo e desembarcaram em Tocantins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.