COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
O DEPUTADO José Adriano Sarney já está de volta a São Luís, após algumas semanas em São Paulo, com a esposa Fernanda (foto), tratando-se do vírus de Covid-19. Na próxima semana ele deve voltar à ativa na Assembleia Legislativa do Estado.
O DEPUTADO José Adriano Sarney já está de volta a São Luís, após algumas semanas em São Paulo, com a esposa Fernanda (foto), tratando-se do vírus de Covid-19. Na próxima semana ele deve voltar à ativa na Assembleia Legislativa do Estado.

Prioridade de vacinas
O presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, juiz Holídice Barros, e o presidente do Sindicato dos Servidores da Justiça do Maranhão, George Ferreira, protocolaram, na Secretaria de Saúde do Estado, um requerimento solicitando a inclusão de juízes e servidores da Justiça Estadual na lista de prioridades da vacinação contra a Covid-19.
Segundo eles, o pedido deve-se à alta taxa de contaminação nas unidades judiciais e ao aumento de mortes entre servidores.
Nos últimos cinco dias, três servidores do Judiciário morreram por complicações da doença.

Barreira sanitária
Quem reside no Maranhão e viajar para São Paulo vai passar por uma triagem a partir de agora. O motivo é a variante indiana da Covid-19, que desembarcou por aqui por via marítima.
Os paulistas fizeram uma barreira sanitária que inclui verificação de temperatura, busca por sintomas respiratórios, cadastro dos viajantes e monitoramento por até 14 dias.
A medida foi definida após reunião entre o município, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, governo estadual e as concessionárias que administram rodovias com acesso à capital paulista. A prefeitura de Guarulhos, onde fica o aeroporto internacional, também participou.
O governo municipal apontou ainda que seguirá informe técnico orientando as estratégias, a ser divulgado pela Anvisa. A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo destacou ainda que, nos aeroportos, “as diretrizes e coordenação das ações serão definidas pela Anvisa”.

Arboviroses
A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania a um projeto de lei da deputada Daniella Tema que institui, no âmbito do Maranhão, a Política Estadual de Prevenção às Arboviroses no período gestacional.
Quando da apreciação do projeto na Comissão de Saúde, a relatora, deputada Helena Duailibe, explicou que arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela, provocando sequelas, principalmente quando contraídas nos três primeiros meses de gestação.
O projeto prevê adoção, no âmbito do Maranhão, de uma política estadual de prevenção às arboviroses no período gestacional justamente para salvar vidas de grávidas, por meio de campanhas com esclarecimentos sobre os riscos e vantagens do uso de repelentes ou de roupas adequadas para evitar picadas de insetos.

Decreto preventivo
Um decreto editado ontem pelo Governo do Maranhão traz novas medidas de prevenção e contenção do coronavírus no estado.
Entre os pontos está a complementação da fiscalização sanitária no desembarque de navios, que é competência legal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Governo Federal.
Agora, os desembarques de passageiros e tripulantes de embarcações devem ser comunicados previamente não somente à Anvisa, mas também à Secretaria de Estado da Saúde, a fim de que sejam tomadas as medidas sanitárias necessárias à prevenção e ao combate à Covid-19.

Parceria ACM e Cooper card
A Associação Comercial do Maranhão e a Cooper Card, administradora de cartões de benefícios e de crédito, fecharam uma importante parceria com o intuito de oferecer às empresas associadas a possibilidade da implantação de benefícios empresariais, tais como os cartões Alimentação, Refeição, Adiantamento Salarial, Combustível, Corporativo, Ajuda de Custo e Gifts, entre outros. Empresas associadas à ACM interessadas em conhecer melhor a oportunidade, devem entrar em contato com a entidade.

TRIVIAL VARIADO
Mais de ano sem sair de São Luís, a ex-governadora Roseana Sarney vai neste fim de semana visitar os pais, Dona Marly e o ex-presidente José Sarney, em Brasília. Ela muda de idade no dia 1º de junho e aproveita para celebrar a data ao lado deles.

Parece que o processo de vacinação está avançando. O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, anunciou ontem que os próximos quatro dias serão dedicados à vacinação de pessoas de 55 a 57 anos, estendendo-se até domingo. Para ser imunizado, basta estar cadastrado no site www.saoluis.ma.gov.br/vacinasaoluis.

Nesta sexta-feira, o grupo Maneva atenderá a imprensa para falar sobre o lançamento de “Caleidoscópico” (Universal Music), álbum que celebra os 15 anos de carreira da banda paulistana, produzido por Daniel Ganjaman.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a possibilidade de uma terceira onda da pandemia de Covid-19 é uma preocupação. Ele frisou que o Ministério da Saúde está atento aos sinais sobre a evolução dos casos de Covid-19 no Brasil.

O retorno dos testes realizados nas pessoas que tiveram contato com o paciente indiano, de 54 anos, é previsto para amanhã. Até agora, o resultado de apenas 40 testes, foram divulgados.

O governo estadual confirmou, em nota, que há 38 tripulantes indianos de um navio atualmente hospedados em um hotel de São Luís. Mais precisamente o Hotel Luzeiros, na Ponta do Farol.

Jacira e Joaquim Haickel iniciaram a semana atingidos pela Covid-19, que levou a mãe dela, Dona Jacira Oliveira Barbosa. Por esse motivo, a Associação Comercial do Maranhão suspendeu a Coletiva de Imprensa e a reunião do Conexão ACM, programados para hoje, quando seria feito o lançamento da Campanha Maranhão Tem Pressa: A Fome Também.

Foi rezada ontem a Missa de Sétimo Dia do falecimento de Cintia Itapary Albuquerque, ex-miss Maranhão e uma das advogadas mais atuantes de sua geração. Ela era casada com o líder empresarial Alberto Nogueira da Cruz que, diferente dela, conseguiu sobreviver da Covid-19.

DE RELANCE

Cartilha de Estágio
O Tribunal de Justiça do Maranhão lançou a “Cartilha de Estágio – 2021”, projeto que visa o processo seletivo de estágio realizado pela Escola Superior da Magistratura em fevereiro deste ano para o preenchimento de 220 vagas, com objetivo de orientar os estagiários e as estagiárias. A cartilha tem 48 páginas. O projeto traz esclarecimentos quanto à regulamentação do estágio, deveres e direitos das partes envolvidas, ou seja, entre os estagiários, o Tribunal de Justiça e o supervisor destinado a cada estudante.

Reunião com poderes
O governador Flávio Dino se reúne, nesta quinta-feira, com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O objetivo é estabelecer novas ações para conter a disseminação da Covid-19 no Maranhão. Após a reunião, Dino atualizará as informações sobre a cepa indiana (variante da Covid-19) e esclarecerá as medidas conjuntas de enfrentamento.

Jovens no mercado
O Senado aprovou projeto de lei que incentiva as empresas na contratação de jovens de 16 a 29 anos sem experiência no mercado de trabalho. O projeto prevê, a título de incentivo às empresas, a redução do INSS patronal de 20% para até 1%, e da alíquota do FGTS de 8% para 1% no primeiro ano de contratação. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

Encontro em Brasília
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto, participou de uma reunião em Brasília, no gabinete do senador Weverton Rocha, juntamente com outros políticos maranhenses, onde foram discutidas estratégias de combate à pandemia da Covid-19 no estado. Durante a reunião, Othelino afirmou que toda a classe política deve permanecer unida, defendendo a colaboração mútua para o enfrentamento da doença, que vem deixando um rastro de medo, morte e desespero.

Sem impostos
Mais de mil lojistas participam, hoje, da décima quinta edição do Dia Livre de Impostos, de forma online. Os lojistas participantes vão comercializar produtos sem as taxas de tributação cobradas pelos governos. O evento abrange todos os estados e o Distrito Federal. A ação visa alertar a população sobre o valor de impostos pagos em cada produto e sensibilizar as autoridades sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor.

Patrimônio de crimes
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, está leiloando um patrimônio apreendido de crimes que envolvem corrupção e lavagem de dinheiro. O leilão oferta quatro obras de arte, 22 garrafas de vinho e 15 relógios. Os lances, abertos até o dia 31 de maio, variam entre R$ 500 e R$ 280 mil.

Doação de vacinas
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comentou a manifestação do presidente norte-americano, Joe Biden, sobre a intenção de doar vacinas contra Covid-19 a outros países. Queiroga avaliou positivamente a promessa, mas afirmou que, no caso do Brasil, sendo pragmático, os Estados Unidos não doarão, pois o Brasil comprou essas doses das indústrias americanas.

Reforma administrativa
Após dois dias de debates, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da proposta de Emendas à Constituição que trata da reforma administrativa. Foram 39 favoráveis e 26 contrários à admissibilidade do texto. Pelo Regimento Interno da Câmara, cabe à CCJ avaliar a constitucionalidade das propostas, não emitindo parecer sobre o mérito. Com a aprovação, a reforma será analisada agora por uma comissão especial e, depois, em dois turnos, pelo plenário da Casa.

Para escrever na pedra:
“Não se apresse em perdoar. A misericórdia também corrompe”. De Nelson Rodrigues.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.