Tecnologia

Base Institucional e Fábrica de inovação inauguradas em Alcântara

Entrega dos espaços no município contou com presença dos ministros da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e da Educação, Milton Ribeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Ministros Marcos Pontes e Milton Ribeiro, reitor Natalino Salgado e demais autoridades na inauguração
Ministros Marcos Pontes e Milton Ribeiro, reitor Natalino Salgado e demais autoridades na inauguração

Brasília - Formar e capacitar recursos humanos em Alcântara, no Maranhão. Este é o principal objetivo da Base Institucional de Alcântara (BIA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O centro de capacitação foi inaugurado nesta quarta-feira, 26, pelos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, e da Educação, Milton Ribeiro.

A BIA é fruto da parceria firmada entre a UFMA, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). As ações são coordenadas pelo Ministério da Educação (MEC). As ações propostas para a base preveem a elaboração de cursos de graduação à distância, especialização e aperfeiçoamento. A meta é atender ao desenvolvimento da região e a capacitação de mão de obra para as demandadas do Centro Espacial de Alcântara.

Para o ministro Marcos Pontes o caminho da educação é fundamental para o desenvolvimento. “Eu trabalho com ciência, com tecnologia e inovação para transformar ideias. Isso só pode ser feito através de um caminho que é a educação. Vamos tornar isso possível formando jovens, desenvolvendo projetos, formando novos cientistas, novos empresários para trabalhar no progresso dessa cidade, no progresso do Brasil”.

Entre os cursos de graduação que podem se instalar no polo de Alcântara, destacam-se: engenharia aeroespacial, projeto de nano satélites, projeto de micro redes, tecnólogo em gestão ambiental, tecnólogo em segurança do trabalho, sistemas de informação, engenharia mecatrônica, dentre outros. Também estão previstas a criação de cursos de aperfeiçoamento nas áreas de energia, cidades inteligentes, logística portuária, meio ambiente, manufatura 4.0, empreendedorismo, cooperativismo, ecoturismo, agroecologia, sistemas embarcados.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, destacou que o esforço pela criação da Base Institucional é coletivo. “Poderemos, com conhecimento, melhorar as condições e a história de Alcântara para gerar riqueza para essa população. Essa é a função da universidade”.

Já o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que Alcântara será uma inspiração. “Vivemos tempos diferentes. O dinheiro do povo brasileiro agora vem para a pesquisa e para a universidade. Esperamos que a educação venha para transformar a sociedade e as vidas desse local”, finalizou.

Fábrica de Inovação

O ministro Marcos Pontes também participou da inauguração da Fábrica de Inovação do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no campus Alcântara do instituto. “Eu vejo essa fábrica de inovação cheia de alunos, daqui e de outras comunidades, que virão para cá construir seus sonhos e transformá-los em realidade. A ciência e a tecnologia, junto com a educação, trabalham para transformar essas ideias em novos empreendimentos”, destacou.

A Fábrica de Inovação, coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), tem como principal objetivo prestar serviços inovadores para a comunidade da região do Centro Espacial de Alcântara e vai oferecer capacitação a estudantes. A proposta é integrar ensino, pesquisa e extensão no dia a dia dos estudantes, fazendo com que eles se esforcem para desenvolver a vertente empreendedora e de inovação.

Para o ministro, a fábrica será essencial na formação e também vai possibilitar a criação de novos empreendimentos por moradores da região em diversos setores como startups, hotéis e restaurantes. “A educação é primordial porque não queremos importar mão de obra. Queremos que as pessoas que moram na região não só trabalhem nas empresas que vão ser construídas dentro e no entorno do centro espacial, mas também que eles criem suas próprias empresas.”

Marcos Pontes ressaltou a importância da atuação conjunta entre os diversos ministérios e instituições em projetos que buscam o desenvolvimento da região de Alcântara. “Durante muito tempo eu sonhei em ver todas essas entidades juntas trabalhando para que esse centro tenha sucesso. Tenho certeza de que a gente vai fazer isso acontecer e esses jovens vão ter seus sonhos realizados.”

Na solenidade o ministro da Educação, Milton Ribeiro, reforçou que a Fábrica de Inovação é um grande incentivo e criará grandes oportunidades para os moradores da região. “O talento brasileiro é uma coisa admirável”. Ribeiro apontou que o setor educacional vem enfrentando restrições de orçamento, mas isso é momentâneo em virtude da crise gerada pela pandemia da Covid-19 e a necessidade de destinar recursos ao auxílio emergencial a uma parcela da população brasileira.

O reitor do IFMA, Carlos Ferreira, destacou que a fábrica reforça a missão da instituição de contribuir para o desenvolvimento de todo o Maranhão, por meio das 29 unidades distribuídas pelo Estado. “Colocamos à disposição todo o nosso aparato técnico, científico e tecnológico para ajudar.” Para o diretor do campus Alcântara do IFMA, Jorge Renato Silva, a inauguração é um momento singular. “O espaço será dedicado ao ensino, à pesquisa e à extensão dos estudantes de Alcântara e de outros municípios da região”, reforçou.

A Fábrica de Inovação apoia a realização de projetos científicos, tecnológicos e de inovação que são desenvolvidos em unidades do IFMA, preferencialmente em parcerias interinstitucionais com empresas, órgãos públicos, associações ligadas aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), dentre outras.

Visita interministerial

A inauguração da Fábrica de Inovações do Instituto Federal do Maranhão (MA) é parte das atividades da visita interministerial na cidade de Alcântara (MA). Os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes e da Educação, Milton Ribeiro, estão entregando para a população projetos desenvolvidos pelo governo federal, na cidade que receberá o desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro.

Ministros na entrega da conexão de internet em agrovila
Ministros na entrega da conexão de internet em agrovila

Conexão de internet gratuita em sete agrovilas quilombolas

Durante a entrega da conexão de internet na Agrovila Cajueiro, em Alcântara, nesta quarta-feira, 26, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, destacou a importância da união do governo federal para levar desenvolvimento à região. A comunidade representou as sete agrovilas quilombolas que receberam antenas do programa GESAC, que oferece conexão gratuita à internet por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC).

“Foram mais de três décadas de espera, mas no governo do presidente Jair Bolsonaro nós estamos vendo a decolagem do Centro Espacial de Alcântara. Em pouco tempo, a gente vai começar a ver os foguetes sendo lançados daqui; as agrovilas produzindo talentos para o Programa Espacial Brasileiro e as crianças com chance de ter um futuro. É essa união entre ministérios que fará o programa decolar”, afirmou Pontes. A conexão do GESAC é uma iniciativa da Telebras, empresa do Ministério das Comunicações, e contou com financiamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Em Alcântara, os pontos que receberam as antenas de conexão são: Associação da Agrovila de Só Assim; Escola Municipal Antonio Lobo; Associação da Agrovila Espera; Associação da Agrovila Ponta Seca; Posto de Saúde da Agrovila Cajueiro; Escola Municipal Deputado Saboia; Posto de Saúde da Agrovila de Pepital.

Em participação online, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, destacou o diálogo entre os órgãos de governo que permitiu a entrega da internet à região e outras inaugurações realizadas durante o dia. “Tenho muita felicidade em o Ministério da Agricultura estar contribuindo com a iniciativa. Precisamos investir nas pessoas do Maranhão, que a comunidade comece a produzir e gerar renda. Tenho felicidade de ver o MAPA contribuindo. O governo possui uma equipe que trabalha unida”, disse.

Ao longo dessa quarta-feira uma comitiva de ministros, parlamentares e representantes da cidade participaram de entregas voltadas à área da educação e desenvolvimento social na região de Alcântara, como a inauguração da Fábrica de Inovação, do Instituto Federal do Maranhão, e a Base Institucional de Alcântara, pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A Agrovila Cajueiro também recebeu ações sociais, de saúde e popularização da ciência promovidas pelo SENAI e o SESI Itinerante.

Em discurso, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, apontou as novas possiblidades que a região passa a ter acesso com os investimentos do governo federal. “Acabou o tempo em que o Brasil mandava dinheiro pra fora pra ajudar os outros. Vamos investir no próprio Brasil. Teremos uma nação diferente para o futuro. O Brasil e o povo vão ganhar muito com isso”.

Participaram da entrega do ponto GESAC os deputados federais Aluisio Mendes (PSC/MA), Pastor Gil (PL/MA), Dr. Gonçalo (REP/MA) e Luis Miranda (DEM/DF); o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), Carlos Moura; o prefeito de Alcântara, Padre William Guimarães; além de representantes dos ministérios da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; das Comunicações; e do Turismo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.