Alimentação

Salmão: vantagens que vão além do sabor

O peixe é rico em ômega 3 e tem efeito anti inflamatório e neuroprotetor; especialista explica os benefícios do consumo da carne do peixe

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Salmão é rico em ômega 3
Salmão é rico em ômega 3 (salmão)

São Luís - O Salmão é um ingrediente marcante em muitos pratos da culinária , oferece uma série de benefícios para a saúde, o que torna este peixe um componente bastante expressivo nas nossas refeições.
Este peixe nasce em água doce, mas migra para o mar e volta ao rio em época de reprodução. Possui uma cor avermelhada e consistência firme, o salmão vive nos oceanos Pacífico e Atlântico. O salmão pode ser pescado, sendo chamado de selvagem, e ainda pode ser cultivado em cativeiro, como forma de se manter disponível para consumo em diferentes épocas do ano.

O salmão é destaque quando falamos de ômega 3, uma vez que contém ácidos graxos poli-insaturados dos tipos EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosa-hexaenoico). Essas gorduras essenciais são obtidas por meio da alimentação e atuam para garantir o bom funcionamento do cérebro, do coração e do sistema nervoso.

Marcos Macedo, nutricionista e professor da Estácio, explica a importância do ômega 3 para a nutrição.
“O ômega 3 tem funções primordiais na nossa alimentação, podendo destacar o efeito anti inflamatório e o efeito neuroprotetor. Quem se beneficiaria desse consumo são pessoas obesas, pessoas com doenças neurológicas, como parkinson e alzheimer, e pessoas com problemas com colesterol alto, nesses caso é importante mesclar o consumo de ômega 3 de origem animal, vegetal e a suplementação”.

Receitas
O Salmão peixe é considerado bastante versátil, pois pode ser consumido cru, grelhado ou cozido. Antes de escolher sua receita, procure um bom fornecedor de peixe, as lojas do Grupo Mateus oferecem uma grande variedade de peixes e o salmão é sempre um produto com grande saída, o filé de salmão pode ser comprado por uma média de R$63 o quilo.

Uma das formas mais saudáveis de preparar o salmão é grelhado, mas antes de grelhar o peixe, deixe-o em uma marinada por 15 minutos com a pele para baixo e dentro da geladeira. Essa marinada pode ser de suco de maracujá, laranja ou limão com temperos (sal e pimenta) e azeite. Aqueça a frigideira ou o grill e pincele azeite. Deixe o salmão por 4 minutos de cada lado, e pronto, só saborear, pode ser acompanhado de uma salada ou arroz com legumes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.