Covid-19

Atuação do MS contra nova cepa da Covid no MA é destacada

Jair Bolsonaro mostrou em seu perfil, em rede social, a agenda do ministro da Saúde no Maranhão e deu ênfase à decisão de envio de 300 mil doses extras de vacinas e de 600 mil testes rápidos

Ronaldo Rocha/da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve dia 23 no Maranhão
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve dia 23 no Maranhão (Marcelo Queiroga)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), destacou a atuação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no combate à variante indiana da Covid-19 já confirmada em seis tripulantes do navio MV SHANDONG DA ZH fundeado em São Luís.

Bolsonaro deu ênfase ao envio de 300 mil doses extras de vacinas contra o vírus e a entrega de 600 mil testes rápidos. As vacinas começaram a ser aplicadas ontem nos municípios que integram a Ilha de São Luís: São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Queiroga visitou o Maranhão no último domingo e foi recebido pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e pelo prefeito da capital, Eduardo Braide (Podemos). Ele também visitou o Centro Municipal de Vacinação, instalado no Multicenter Sebrae, na avenida Jerônimo de Albuquerque.

“O ministro Marcelo Queiroga foi ao Maranhão para dar andamento às medidas de contenção da chamada nova variante da Covid-19. O Ministério da Saúde enviou 600 mil testes rápidos para a implementação de testagem em massa em pontos estratégicos. Os 600 mil testes foram enviados para testagem do Covid-19 em portos, aeroportos e terminais rodoviários de acesso à capital maranhense”, destacou o presidente em publicação institucional.

Distribuição

Bolsonaro também falou sobre a distribuição de um lote extra de vacinas para os municípios da Ilha.

“O ministério também reforça a vacinação em quatro municípios da grande ilha: São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. São mais 300 mil doses de vacinas Pfizer e AstraZeneca. Estudos apontam que essas vacinas são eficazes contra o que chamam de nova variante”, completou.

Do total de 300 mil doses extras de vacinas, São Luís ficou com 210 mil doses para ampliar a imunização da população. São José de Ribamar recebeu 36 mil doses de vacinas; Paço do Lumiar recebeu 30,5 mil doses e Raposa recebeu outras 6 mil doses. Há uma reserva técnica de 7,5 mil doses. No total, há distribuição imediata de 290 mil doses.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, no perfil oficial da pasta em rede social, as doses extras vão permitir que haja avanço na vacinação do público a partir de 45 anos de idade.

Além disso, trabalhadores da indústria, abrangendo a construção civil, trabalhadores do saneamento, limpeza e pessoas com deficiência - que integram o grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização (PNI), serão vacinados.

Ministro fala de agenda em SL

O ministro Marcelo Queiroga também destacou, em material institucional publicado em seu perfil no instagram, a extensa agenda de trabalho realizada em São Luís no último fim de semana.

Ele mostrou as reuniões com o prefeito Eduardo Braide, com o governador Flávio Dino e seus respectivos secretários de Saúde e falou sobre o envio de doses extras de vacina e de 600 mil testes rápidos.

“Além da ação da vacinação, aqui em São Luís inauguramos os testes rápidos com antígenos, que permite não somente o diagnóstico de pacientes sintomáticos, mas também o diagnóstico de assintomáticos. Aí faremos, depois do diagnóstico, isolamento das pessoas que testarem positivo e seus contactantes e esses farão o PCR, que é o padrão ouro, para fazer a vigilância genômica”, disse.

Em São Luís, 15 tripulantes do navio MV SHANDONG DA ZH, que havia saído da África do Sul antes de chegar no Brasil, testaram positivo para a Covid-19.

Destes, seis foram diagnosticados com a variante indiana. Um desses tripulantes, indiano, está internado na UTI de um hospital particular da capital. Os demais estão sendo monitorados por equipes de saúde da SES.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.