Vacinação

220 mil doses extras para vacinar população em São Luís

Remessas de vacinas e testes distribuídas pela SES entre as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa

Kethlen Mata/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Motoristas que passaram pela Raposa eram parados e, entre outras ações, tinham a temperatura aferida
Motoristas que passaram pela Raposa eram parados e, entre outras ações, tinham a temperatura aferida (barreira sanitária / raposa / aferição temperatura)

São Luís – Nesta segunda-feira, 24, o Maranhão recebeu, o maior lote de doses da vacina contra a Covid-19, até o momento. Foram 300 mil unidades do imunizante AstraZeneca enviadas à Ilha de São Luís, com distribuição, além da capital, para São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Dessas, 220 mil serão destinadas à São Luís. Agora, a capital já contabiliza o recebimento de 579.183 doses de vacinas (AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), assim que as doses extras forem entregues ao município a aplicação começará imediatamente.

A meta da Prefeitura de São Luís é reduzir ao máximo a idade na vacinação, em nota, a Semus disse que, a redução da faixa etária para vacinação se dará de acordo com a quantidade de doses necessárias para a aplicação. Quanto aos outros municípios (São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), a distribuição das doses será feita pelo Governo do Estado.

O secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, definiu ainda na segunda, junto aos secretários municipais de Saúde de São Luís, Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar, em reunião na sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o público-alvo e as estratégias de imunização da população que faz parte da Grande Ilha, com as 300 mil doses recebidas pelo Governo Federal.

Ficou definido, que será seguida a recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), sendo assim, serão imunizados trabalhadores da indústria, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, além de pessoas com deficiência, a partir de 45 anos. Durante a reunião também ficou definido que os quatro municípios receberão parte dos testes de antígeno para ofertar o exame para diagnóstico da Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde. A SES distribuirá os testes tão logo sejam entregues pelo Ministério da Saúde.

Testes

O Governo Federal, além dos imunizantes, também ofertou para o Maranhão 600 mil testes para aplicação em massa. Dos municípios principais da Ilha, a capital – com 93,55% de cobertura – é o que registra o maior percentual do índice.

Nesta terça-feira, 25, foi realizada ação de testagem no acesso à cidade de Raposa. Motoristas que passaram pelo local eram parados e, entre outras ações, tinham a temperatura aferida. Caso fosse constatada alguma alteração, seriam encaminhados para posto de saúde para a devida checagem.

SAIBA MAIS

Quem se vacina nesta quarta, 26

Nesta quarta-feira, 26, seguem sendo vacinadas as pessoas com 58 anos, seguindo a divisão por mês de nascimento: pela manhã, os nascidos de julho a setembro; à tarde, os nascidos de outubro a dezembro. A vacinação está sendo realizada no Centro Municipal de Vacinação (Sebrae) e Centro de Convenções (UFMA), das 8h às 18h.

Cadastro Vacina São luís
Na segunda-feira, 24, também foi liberado o cadastro para pessoas a partir de 50 anos, ou seja, os ludovicenses que estiverem nessa faixa etária já podem se cadastrar na plataforma Vacina São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.