Combate ao coronavírus

Mais uma cidade aperta medidas sanitárias contra a Covid-19

Secretaria de Saúde de Miranda determinou que só atividades essenciais podem funcionar durante a madrugada; em Arari, foi decretado lockdown

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Entrada de Miranda do Norte, a 136 km de São Luís e já registrou 30 óbitos por covid-19
Entrada de Miranda do Norte, a 136 km de São Luís e já registrou 30 óbitos por covid-19 (Miranda do Norte)

São Luís - Miranda do Norte é a segunda cidade do interior do Maranhão que, durante este mês, apertou as medidas sanitárias para conter a proliferação da Covid-19 (SARS-Cov-2). De acordo com a Secretaria de Saúde desse município, somente as atividades essenciais podem funcionar durante o período da madrugada nessa localidade e apenas na semana passada houve o registro de sete óbitos em decorrência do novo coronavírus.

A secretária de Saúde de Miranda do Norte, Alexandra Reis, informou que a Prefeitura foi necessário apertar o protocolo sanitário devido o aumento das pessoas infectadas de Covid-19 no município. Até o último dia 23 havia 164 casos ativos dessa doença e 30 óbitos. “Em apenas uma semana, pelo menos, sete pessoas morreram suspeitas de coronavírus em Miranda do Norte”, frisou Alexandra Reis.

Ela declarou que desde o último dia 13 está proibido o funcionamento de bares ou outros estabelecimentos comerciais das 2h às 5h, exceto, as atividades essenciais. Na quarta-feira, a Prefeitura vai determinar novas medidas sanitárias. “Estamos analisando a situação dessa doença na cidade e novas medidas sanitárias serão determinadas no decorrer desta semana”, afirmou a secretária de Saúde.

Divergências

Segundo a Secretaria Municipal de Miranda do Norte, até o último dia 23, 30 pessoas morreram vítimas de Covid-19 e havia 164 casos ativos. Por outro lado, a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES-MA), registra, até o mesmo período, apenas 23 casos de morte pela doença nessa cidade.

O site Miranda do Norte Notícias (MNN), no dia 17 deste mês, publicou um vídeo da ex-secretária de Saúde do município, Celina Linhares Amorim. Na publicação, ela apela para que a população da cidade fique em casa, pois muitas pessoas têm falecido pela doença na cidade. “Toda hora se perde uma pessoa querida em Miranda, toda hora se perde um amigo. E a gente não vê uma manifestação por parte das pessoas em querer parar, em querer dar um tempo para diminuir essa curva de comunicação”, declarou.

Somente no dia 16 de maio deste ano houve o registro de três mortes pelo novo coronavírus. Um dos mortos foi identificado como Ranyere Sales, de 31 anos, enquanto, as outras duas vítimas foram mãe e filho, os nomes não foram revelados.

Lockdown

A Prefeitura Municipal de Arari decretou bloqueio total em dias específicos da semana, como um das novas medidas de combate ao novo coronavírus. Das 6h de domingo até 4h do dia seguinte é decretado o lockdown.

Como ainda foi adotado o toque de recolher de segunda-feira a sábado, a partir das 21h até as 4h. No decorrer deste horário fica proibido o funcionamento de qualquer atividade comercial e de prestação de serviços, incluindo delivery e drive-thru, bem como a circulação de pessoas. Ficaram isentas dessas medidas, as atividades de estabelecimentos da área da saúde, como farmácias, clínicas médicas e afins.

Arari foi um dos municípios do Maranhão incluído pelo governo estadual no inquérito sorológico da Covid-19. Com essa medida as autoridades de saúde buscam especificamente estimar o percentual da população que apresenta anticorpos contra o SARS-CoV-2 como também identificar os sintomas mais comumente relatados pelos indivíduos com anticorpos, estabelecer a extensão de acometimento e estimar a adesão da população às medidas de distanciamento social, principalmente, no tocante ao uso de máscaras, distanciamento físico e higiene das mãos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.