Live

Dialogando com o mestre Rousseau

Grupo de estudo e pesquisa da Universidade Federal do Maranhão celebrará 15 anos com live a ser transmitida pelo YouTube, amanhã às 19h, com a participação de convidados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Maria Constança Pissarra é uma das palestrantes
Maria Constança Pissarra é uma das palestrantes (Maria Pissarra)

São Luís - Um encontro comemorativo virtual, a ser realizado amanhã, às 19h, marcará o aniversário de 15 anos de existência do Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar Jean-Jacques Rousseau, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento, a ser transmitido pelo canal GEPI Rousseau UFMA no YouTube, será mediado pelo professor Luciano da Silva Façanha, coordenador da iniciativa. A live contará com a participação de quatro professores convidados.

Segundo o professor Luciano Façanha, a mesa será composta pelos professores Maria Constança Peres Pissarra (PUC-SP), que falará sobre o tema “De uma ilha a outra”; Edmilson Menezes dos Santos (UFS), que discorrerá sobre a temática “Patologias da mente e sociedade: uma aproximação possível entre Kant e Rousseau?”; Custódia Alexandra Almeida Martins (Portugal), que debaterá “Jean Jacques Rousseau e os espelhos da natureza” e Maria Olília Serra (UFMA), que falará sobre o tema “Lembrai-vos do sentimento de piedade: um imperativo de Rousseau em tempos sombrios”.

“É um encontro para celebrarmos mais um ano do grupo, que conta com a participação de alunos e professores. Além das discussões gerais, vários eventos são realizados, sempre com muito sucesso. O grupo é presencial, mas durante a pandemia os encontros passaram a acontecer somente nas quartas-feiras, das 17h45 às 20h, de forma remota, pelo Google Meet.”, informou Luciano Façanha.

O grupo, mais conhecido como “GEPI Rousseau UFMA”, é registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, constituído por docentes pesquisadores, discentes de iniciação científica, de mestrados e doutorados.

“Nós temos conseguido, por meio dos encontros e pesquisas, abarcar a diversidade de trabalhos e reflexões desenvolvidas atualmente no Brasil sobre a filosofia de Rousseau e suas implicações com as ciências humanas e sociais e, dentro dessa perspectiva, contribuir para novas discussões acerca da obra do filósofo”, completou Luciano Façanha.

Discussões
Durante os encontros, o grupo possibilita aos graduandos e pós-graduandos ricas discussões, com a participação de estudiosos de diversas áreas. Um dos objetivos é aprofundar o estudo sobre o pensamento do filósofo Jean-Jacques Rousseau, inserindo a UFMA no debate nacional e internacional sobre os assuntos estudados. A ideia de criação foi de Façanha, interessado em criar um espaço comum para o incentivo à discussão, desenvolvimento e divulgação de pesquisas, sob a forma de encontros, cursos, eventos científicos e publicações acerca do cidadão de Genebra.

O GEPI tem contribuído para a formação acadêmica, numa abordagem essencialmente interdisciplinar. A metodologia de trabalho consiste em reuniões semanais para a discussão de textos do autor, previamente distribuídos entre os participantes. Esses textos constituem como referência comum e intersecção dos interesses e estudos dos pesquisadores, com outros textos e outros autores, possibilitando dar conta do caráter multifacetado do pensamento de Rousseau e seus ricos diálogos com outros autores, além de suas ricas articulações.

Serviço
O quê

Encontro virtual comemorativo do GEPI Rousseau UFMA

Quando

Amanhã, às 19h

Onde

Transmissão pelo canal GEPI Rousseau UFMA no YouTube

Inscrições

https://doity.com.br/gepirousseau15anos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.