Vacina russa

Deputados federais discutem decisão da Anvisa sobre Sputnik V

Parlamentares da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados querem detalhes de decisão da agência sobre vacina russa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Anvisa não liberou importação da Sputnik V e deputados querem detalhes da decisão
Anvisa não liberou importação da Sputnik V e deputados querem detalhes da decisão (Sputnik-V)

A decisão polêmica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de não autorizar o uso emergencial da vacina Sputnik V no Brasil será debatida na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 25.

O debate se dará por meio de audiência pública. Foram convidados o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, e representantes do Ministério da Saúde e do Instituto Gamaleya, fabricante da vacina.

O debate foi proposto pelo deputado José Nelto (Podemos-GO). Ele afirma que de um lado existem informações de que a decisão da Anvisa teria sido tomada com base em dados que apontaram possíveis falhas no desenvolvimento do produto, mas de outro lado persistem dúvidas sobre motivações políticas, uma vez que 62 países já teriam autorizado o uso da Sputnik V.

"Em razão desse cenário e, especialmente, considerando a necessidade de se adquirir e vacinar o maior número de brasileiros, no menor espaço de tempo, esta comissão precisa se debruçar sobre o tema, ouvindo os envolvidos e obtendo acesso aos dados levantados sobre a vacina Sputnik V, para aferir se, de fato, a negativa decorre de fatores técnicos ou políticos", justifica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.