Imposto de Renda

9 milhões ainda não declararam IR a uma semana do fim do prazo

Segundo o balanço mais recente, 72,1% dos contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física para este ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(imposto de renda)

A uma semana do fim do prazo, cerca de 9 milhões de pessoas ainda não declararam o imposto de renda. Segundo o balanço mais recente da Receita Federal, 72,1% dos contribuintes enviaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física para este ano.

Ao todo, são 23,5 milhões de contribuintes que já acertaram as contas com o Leão. O prazo para entrega da declaração começou em 1º de março e vai até 31 de maio, prazo já estendido em um mês para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19.

Há um projeto de lei já aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que adiaria novamente o prazo, deixando para 31 de julho, mas o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou a proposta, após recomendação da Receita Federal.

Quem perder o prazo de envio da declaração terá de pagar multa de R$ 165,74 ou 1% do imposto devido, prevalecendo o maior valor. Nas estimativas da Receita Federal, 60% das declarações terão restituição de imposto, 21% não terão imposto a pagar nem a restituir e 19% terão imposto a pagar. As informações são do Brasil 61.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.