Bicampeão pela 7ª vez

Filme repetido! Sampaio vence o Moto e levanta sua 35ª taça do Maranhense

Assim como em 2020, a Bolívia Querida bateu o arquirrival, desta vez por 4 x 1 (placar agregado dos dois jogos), e ficou com o bicampeonato do Estadual

Eduardo Lindoso/ Editor de Esportes

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Festa tricolor no estádio Castelão com a taça de campeão
Festa tricolor no estádio Castelão com a taça de campeão

SÃO LUÍS – O filme de 2020 se repetiu. O Moto Club faz a melhor campanha na fase classificatória, mas na final o título fica com o Sampaio Corrêa. Neste domingo, 23, a Bolívia Querida ganhou o Papão, por 3 x 1, no estádio Castelão e levantou sua 35ª taça do Campeonato Maranhense, em mais uma edição que o rival teve melhor desempenho na 1ª fase. Ferreira, Ciel (de pênalti) e Pimentinha fizeram os gols do Tricolor. Wanderson fez o “gol de honra” do Rubro-Negro.

Futuro das equipes

Com mais um título estadual na conta, o Sampaio Corrêa agora volta todas as suas atenções para a Série B do Campeonato Brasileiro. O time do técnico Daniel Neri estreia na segunda-feira (31), às 20h, no estádio Castelão, contra o Goiás.

Já o Moto Club ainda aguarda seu adversário da primeira rodada da Série D, que saíra da fase preliminar da competição. O Papão se encontra no Grupo A2. Essa primeira rodada será realizada entre os dias 5 e 6 de junho.

E a Copa do Nordeste?

Com esse título, o Sampaio Corrêa se garantiu em mais uma edição da Copa do Nordeste. O Moto, mesmo com o vice-campeonato, não garantiu nem vaga na fase preliminar do Nordestão, pois a segunda vaga do Maranhão será destinada ao segundo melhor colocado no ranking de clube da CBF, que, neste caso, é o Imperatriz;

2 x 0 Sampaio e o Moto “saiu no lucro”

Em desvantagem no placar, após o revés no primeiro embate, com dois minutos de jogo, Negueba acertou uma boa cabeçada, após cruzamento de Vinicius Paiva, já em uma iniciativa do Moto tentar se impor no início da partida. O Sampaio tentava, principalmente com Jajá, imprimir velocidade pelo lado esquerdo do seu ataque, mas a zaga do Papão se portava bem. Jogo começou bastante animado, com os times mostrando disposição.

Aos nove minutos veio a primeira boa chance do Sampaio. Após uma roubada de bola no meio de campo, o atacante Ciel, autor do gol no primeiro jogo, recebeu bom passe e entrou de frente para a meta, mas o chute saiu por cima do gol de Mota.

Aos 14 minutos o volante Ferreira experimentou de fora da área, de forma despretensiosa, e o goleiro Joanderson acabou aceitando: 1 x 0 para o Sampaio Corrêa, que abriu 2 x 0 na decisão. Defesa motense deixou muito espaço para o chute do camisa oito, que estava completamente sem marcação.

Correndo atrás do prejuízo, o Moto tentava dominar as ações ofensivas, mas esbarrava na postura defensiva do adversário. Tentando melhorar esse desempenho, o técnico Júnior Amorim sacou o volante Mauro e botou o experiente meia Lenilson.

E, quando o tentava encostar no placar, o Moto levou mais um duro golpe. Aos 28 minutos, Jajá recebeu um ótimo passe e entrou sozinho na área. Desesperado, o goleiro Joanderson trombou com o atacante e cometeu pênalti. Ciel foi para a cobrança e, com um forte chute no alto, ampliou ainda mais a vantagem na decisão: 2 x 0, e no placar agregado 3 x 0.

Apesar de mostrar muita vontade, o time do técnico Júnior Amorim esbarrava nas suas próprias limitações e ficava cada vez mais distante do seu primeiro gol. Já o Sampaio, com o “freio de mão puxado” se portava bem no seu campo de defesa e no fim do primeiro tempo não ampliou por pouco, com Ciel, que errou o passe para Jajá, e com Pimentinha, que acertou um belo chute, defendido por Mota. Fim do primeiro tempo, para aliviou do Moto Club, que poderia ter saído com uma goleada nesta primeira etapa.

Pimentinha sacramenta o título

Assim como no primeiro tempo, o Moto Club começou a primeira etapa se lançando no ataque. João Victor e Lenilson experimentaram bons chutes na direção do gol do Sampaio. Aos seis minutos Lenilson fez uma boa jogada, bateu cruzado, mas Mota evitou que a bola passasse para Negueba, que entrava sozinho para fazer o primeiro gol Rubro-Negro. O Sampaio seguia apostando nos contra-ataques, mas sem causar tantos perigos.

Aos nove minutos, o Sampaio criou uma sequência de lances, que terminou com uma boa defesa de Joandesron, após chute de Ciel. O Rubro-Negro respondeu com Negueba, que bateu rasteiro, com perigo. Aos 11, Ciel entrou sozinho na cara do gol, driblou o goleiro, mas se atrapalhou e perdeu um gol incrível. E era lá e cá. Aos 13, Lenilson mandou outro bom chute, mas o goleiro defendeu com tranquilidade.

Aos 15 minutos saiu o terceiro gol do Sampaio. A zaga do Moto se atrapalhou, em uma jogada sem tanto perigo, e a bola sobrou para Pimentinha. O camisa 11 recebeu sozinho, limpou o zagueiro, e bateu de chapa para fazer 3 x 0. Sampaio com a “taça nas mãos” no Castelão.

Aos 17 o Moto quase faz seu “gol de honra”, com Wanderson, que cabeceou sozinho na área, mas errou o alvo. Aos 22, Ronald recebeu bom passe e chutou nas redes, mas pelo lado de fora. Com Anderson, de cabeça, depois de um bom cruzamento de Victor Manoel, fez o primeiro gol rubro-negro na decisão, aos 29 minutos: 3 x 1 no Gigante do Outeiro da Cruz.

Daí em diante, o Sampaio ficou bastante acomodado, apenas se defendendo das investidas do adversário, que não conseguiu balançar novamente as redes. Sampaio é bicampeão maranhense pela sétima vez na sua história.

MOTO 1 x 3 SAMPAIO

Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA)

Data: Domingo, 23 de maio de 2021

Horário: 10h (de Brasília)

Árbitro: Mayron Frederico dos Reis Novaes

Assistentes: Raphael Max Borges Pereira e Elson Araújo da Silva

MOTO CLUB

Joanderson; Everton Silva (Wanderson), Antônio Lara, Marquinhos e Vinícius Paiva (Camarão); Mauro (Lenílson), Victor Manoel, João Victor (Ronald) e Flamel (Guilherme); Negueba e Felipe

Técnico: Júnior Amorim

SAMPAIO CORRÊA

Mota; Sávio, Joécio, Victor Oliveira e Erick Daltro; André Luís (Wesley), Ferreira e Guilherme Teixeira (Eloir); Pimentinha, Ciel (Jefinho) e Jajá

Técnico: Daniel Neri

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.