Infração

952 multas por dirigir sob efeito de álcool em 2020 no Maranhão, afirma Detran

Só nos quatro primeiros meses deste ano foram registradas 240 multas desse tipo em todo o estado, mais da metade em São Luís, somando 144 casos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
No ano passado, por mês, ao menos 80 condutores foram multados por dirigir após ingerir bebida alcoólica no MA
No ano passado, por mês, ao menos 80 condutores foram multados por dirigir após ingerir bebida alcoólica no MA (trânsito)

São Luís - Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), mesmo em pleno período pandêmico da Covid-19, a quantidade de infrações por dirigir sob a influência de álcool continua alta em todo o estado. Somente no ano passado, 952 motoristas foram multados por dirigir após ingestão de bebida alcoólica. Já no decorrer dos primeiros quatro meses deste ano, foram registradas 240 multas desse tipo, sendo que mais da metade das ocorrências foram na capital maranhense, com 144 casos.

Os números são considerados elevados. No ano passado, por mês, pelo menos, 80 condutores foram multados por dirigir após ingerir bebida alcoólica no Maranhão. Ainda de acordo com o Detran-MA, neste ano, um total de 240 motoristas já foram pegos nas blitzen e autuados por cometerem esse tipo de infração. Apenas, em São Luís, foram 144 casos. Entre eles, 64, em janeiro; 54, fevereiro; 13, março e 13 também no mês de abril. No decorrer do ano de 2020, 568 motoristas foram multados.

Segundo a polícia, o primeiro acidente de trânsito com morte na Grande Ilha ocorreu no dia 2 de janeiro, no bairro Cohab-Anil III, e teve como vítima o agente penitenciário temporário, Wenes Nogueira Rodrigues, de 35 anos. Um veículo conduzido por outro agente penitenciário, identificado como Vitor França Alves, de 26 anos, que estaria sob efeito de bebida alcoólica, colidiu na motocicleta da vítima.

Wenes Nogueira sofreu várias fraturas pelo corpo, inclusive, na cabeça e morreu no local. O condutor do carro foi preso em flagrante e apresentado no Plantão Central de Polícia Civil do Cohatrac, mas, o caso está sendo investigado pela equipe da Delegacia de Acidente de Trânsito (DAT).

No último dia 2, de acordo com a polícia, um motorista, que teria ingerido bebida alcoólica, capotou o veículo e resultou na morte de duas crianças de 9 e 11 anos, em Paço do Lumiar. No carro estava ocupado com nove pessoas.

A polícia informou que o carro capotou depois de passar em alta velocidade em uma pista molhada e bateu em um muro. As crianças sacaram do veículo e morreram no local. Enquanto, as outras pessoas ficaram feridas e levadas para o hospital. O motorista foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia.

Ações de combate

A operação Lei Seca é uma das ações para combater que condutores dirigem sob efeito de bebida alcoólica e sendo deflagrada pelo Detran-MA, com o apoio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPRv). Na semana passada, as ações desse trabalho foram retomadas na Grande Ilha e realizadas duas ações, com um total de 323 abordagens a veículos e realização de 296 testes com o etilômetro. Nove condutores foram autuados por dirigir sob o efeito de álcool.

Uma das ações aconteceu no último dia 15, na avenida Daniel de La Touche. Na ocasião, foram abordados 138 veículos, realizados 122 testes com o etilômetro e quatro condutores foram autuados por dirigir após ingestão de bebida alcoólica. A outra ação ocorreu no dia 16, na avenida dos Holandeses, com 185 abordagens, 174 testes, e cinco condutores flagrados dirigindo sob o efeito de álcool.

As ações da Lei Seca são realizadas pelo Detran-MA e o BPRv e seguindo todos os protocolos de segurança sanitária para evitar a proliferação do novo coronavírus. Os servidores do Detran-MA e os policiais, que participam das blitzen, utilizam máscara de proteção, têm acesso a álcool em gel e respeitam o distanciamento social.

No ano passado mesmo em pleno período pandêmico ocorreram 115 edições da Lei Seca na Ilha e foram realizadas 14.143 abordagens a veículos e 12.922 testes com o etilômetro. As ações ainda registraram 1.222 infrações por recusa ao teste e 418 condutores foram autuados por dirigir após ingestão de bebida alcoólica. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ao longo do ano passado, 797 pessoas perderam a vida durante casos de acidente de trânsito ocorridos em todo o estado.

Desde o começo deste mês, o Detran-MA está realizando as ações da campanha do Movimento Maio Amarelo 2021 e neste ano tem como tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”. A ação tem como objetivo de reduzir o número de acidentes de trânsito e, no Brasil, é coordenada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).

Lei rígida

Desde do dia 12 de abril deste ano, através das novas mudanças na lei do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estão em vigor medidas mais rígidas para condutores alcoolizados que causarem acidentes resultando em lesão corporal ou mortes.

Com a nova lei garante a pena de reclusão de 5 a 8 anos para o homicídio culposo e pena de reclusão de 2 a 5 anos no caso de lesão corporal grave ou gravíssima para os condutores alcoolizados ou sob efeito de drogas. Também ficou proibido ainda a substituição da pena de prisão por penas restritivas de direitos, como pagamento de multa ou prestação de serviços à comunidade, como muitas vezes era feito no passado.

Saiba Mais

Quantidade de infração de dirigir sob a influência de álcool no Maranhão

Ano 2019: 737 casos

Ano 2020: 952 casos

Janeiro a abril de 2021: 240 casos

Números

568 infrações de dirigir sob efeito de bebida alcoólica na capital no ano de 2020

144 motoristas foram multados por dirigir sob efeito de álcool durante os meses de janeiro deste ano a abril em São Luís

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.