Variante da Índia

SES busca evitar proliferação da cepa indiana, identificada no Maranhão

Para isso, órgão está tomando medidas; foi iniciada a testagem e feito o monitoramento de 100 pessoas que tiveram contato com os infectados pela cepa indiana; também segue monitorando tripulantes infectados

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Edmilson Diniz, da Vigilância Sanitária, enfatizou medidas como o uso de máscaras para prevenção
Edmilson Diniz, da Vigilância Sanitária, enfatizou medidas como o uso de máscaras para prevenção (Lidio Gonçalves - superintendente da Vigilância Sanitária da SES )

São Luís - Após confirmação de que tripulantes do navio "MV Shandong da Zhi" estão contaminados pela variante indiana (B.1.617.2), a preocupação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é buscar evitar a proliferação da cepa, já que essa, segundo estudiosos, é altamente transmissível. Para isso, o órgão está tomando medidas de contenção. Foi iniciada a testagem e feito o monitoramento de pelo menos 100 pessoas que tiveram contato com os infectados pela cepa indiana, durante o transporte e a internação.

“Estamos fazendo o rastreio para evitar a proliferação dessa cepa indiana, que é altamente transmissível”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, em coletiva, na manhã desta quinta-feira, 20, na qual confirmou a primeira incidência da cepa no Brasil.

Em nota, a SES informou que a Vigilância Sanitária Estadual também notificou a empresa responsável quanto à proibição do navio atracar na área portuária, em São Luís. O Ministério da Saúde também foi comunicado para adoção das medidas cabíveis. Uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde, do MS, está sendo deslocada para São Luís.

Ainda segundo o secretário Carlos Lula, os tripulantes infectados seguem sendo monitorados pela equipe da SES. Um deles está internado, em estado estável, em hospital particular de São Luís. “Até o momento, não foi confirmado caso de transmissão local da variante indiana no Maranhão”, frisou o secretário estadual de Saúde.

Na coletiva, o superintendente da Vigilância Sanitária da SES, Edmilson Diniz, enfatizou que as medidas de prevenção contra a cepa indiana continuam sendo o uso de máscara, distanciamento social e a higienização do ambiente e das mãos, como também a vacina.

“A variante indiana é altamente transmissível, mas, pode ser combatida com o uso da máscara, distanciamento e a higienização”, afirmou Edmilson Diniz.

Testagem

Na coletiva, o diretor do Laboratório Central do Maranhão (Lacen-MA), Lídio Gonçalves, declarou que, dos 24 tripulantes do navio “MV Shandong da Zhi”, 15 testaram positivo para o coronavírus. Entre estes infectados, seis tiveram comprovação para a variante indiana. “Seis amostras confirmaram carga viral da cepa indiana”, frisou Lídio Gonçalves.

Ele informou que a cepa indiana possui três versões, com pequenas diferenças, B.1.617.1, B.1.617.2 e B.1.617.3, todas foram descobertas na Índia. A análise genética revelou que o trio apresenta mutações importantes nos genes que codificam a espícula, a proteína que fica na superfície do vírus, e é responsável por se conectar aos receptores das células humanas e dar início à infecção.

Acompanhamento

Médico da equipe da SES, Rodrigo Lopes, disse que os tripulantes do “MV Shandong da Zhi” estão sendo acompanhados de forma diária pelos profissionais da área de saúde. Um deles continua internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital particular da capital. “Esse paciente não está entubado e está sendo monitorado de forma contínua por uma equipe médica”, contou Rodrigo Lopes.

Ele declarou que os outros 23 tripulantes continuam em quarentena na embarcação, isolados em cabines individuais. Destes, dois apresentam sintomas leves do coronavírus, 12 continuam assintomáticos e nove testaram negativo para essa enfermidade. “Eles estão sendo submetidos a exames diários pela equipe da SES”, frisou o médico.

Redes sociais

O governador Flávio Dino deve anunciar novas medidas de combate ao novo coronavírus na coletiva virtual desta sexta-feira, 21, principalmente, no tocante a variante indiana. Ainda ontem, ele utilizou as redes sociais e declarou que o navio “MV Shandong da Zhi” não atracou na área portuária de São Luís e garantiu que os trabalhadores portuários já estão sendo vacinados.

“Quando notificados, tomamos as providências que nos cabem. E proibimos a atracação do navio”, afirmou Dino.

A cepa indiana

Até o momento, essa nova cepa está presente em mais de 50 países. Na América do Sul, além da capital maranhense, já tiveram dois casos confirmados da cepa indiana na Argentina. Os infectados foram duas crianças que tinham viajado recentemente a Paris, Franca.

O “MV Shandong da Zhi” é da China, partiu da Malásia e a tripulação embarcou na África do Sul. No dia 7 de maio, chegou ao litoral maranhense. Um dos tripulantes, de 54 anos, começou a sentir sintomas da Covid-19 no dia 4 de maio e se internou no dia 13, em um hospital particular, em São Luís.

Saiba Mais

Cronologia dos fatos

Dia 4 de maio: tripulante do Mv Shandong Da Zhi, de 54 anos, começou a sentir dos sintomas da Covid-19

Dia 7 de maio: o navio Mv Shandong Da Zhi chega a costa maranhense

Dia 13 de maio: tripulante é internado em um hospital da capital

Dia 16 de maio: mais dos tripulantes internados no hospital, em São Luís

Dia 20 de maio: navio Mv Shandong Da Zhi é proibido de atracar na área portuária da capital e a SES confirma seis casos da variante indiana

Números

15 tripulantes do Mv Shandong Da Zhi estão com Covid-19

9 tripulantes testaram negativo para o novo coronavírus

6 tripulantes testaram positivo para a variante indiana

Fique por Dentro

Nota da SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que o Instituto Evandro Chagas (IEC) identificou a variante B.1.617.2, mutação do vírus da Covid-19 na Índia, na amostra da tripulação do navio “Mv Shandong Da Zhi", ancorado na área de fundeio, em alto mar, na costa de São Luís.

No total, 15 tripulantes testaram positivo para Covid-19 e nove tiveram o diagnóstico negativo. Das seis amostras com maior carga viral para sequenciamento genômico enviadas ao IEC, todas apresentaram resultado positivo para B.1.617.2.

A Secretaria relembra que 23 tripulantes continuam em quarentena, isolados em cabines individuais, dentro da embarcação. Destes, dois apresentam sintomas leves e 12 continuam assintomáticos. Apenas um tripulante está fora do navio e segue internado em Unidade de Terapia Intensiva de hospital da rede privada na capital maranhense.

Quanto às medidas de vigilância dos contactantes do hospital privado, a SES informa que iniciou a testagem e mantém o monitoramento de todos os profissionais que tiveram contato direto e/ou indireto. A Vigilância Sanitária Estadual também notificou a empresa responsável quanto a proibição do navio atracar na área portuária, em São Luís.

Por fim, a SES informou que o Ministério da Saúde (MS) já foi comunicado para adoção das medidas cabíveis e uma equipe da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS/MS) está sendo deslocada para São Luís. Até o momento, não há identificação de transmissão local da variante indiana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.