Vacina

Chegada de insumos esvazia reunião de governadores com embaixador chinês

Gestores têm agenda com embaixador da China nesta quinta-feira, 20; pauta principal era compra de insumos para fabricação de vacinas

Gilberto Léda/Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Insumos para fabricação de vacinas tem previsão de chegada para o sábado, 22
Insumos para fabricação de vacinas tem previsão de chegada para o sábado, 22 (Vacinação Covid-19)

Ficou esvaziada a pauta da reunião marcada para esta quinta-feira, 20, entre governadores brasileiros e o embaixador da China Yang Wanming.

No encontro, os gestores solicitariam do representante chinês a liberação de insumos para a produção, pelo Butantan e pela Fiocruz, de vacinas no Brasil.

A falta do chamado Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) – que estava retido na China – chegou a atrasar a produção de doses da CoronaVac, por exemplo.

Ocorre que os chineses já anunciaram a liberação da matéria-prima aos dois laboratórios.

No domingo, 17, o Butantan informou que um carregamento para a produção da CoronaVac chegará ao Brasil no dia 26 de maio. Já a Fiocruz diz que o seu lote de insumos deve chegar no sábado, 22.

Restará aos governadores tratar de um pedido de 30 milhões de vacinas da também chinesa Sinopharm.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.