Suspeita de variante

Caso de quarentena em navio no MA repercute em veículos nacionais

Navio com indianos está ancorado na costa maranhense; dos 15 que testaram positivo, um segue internado em hospital da rede particular de São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Navio “MV Shandong da ZHI”: dois tripulantes tiveram alta e um segue internado em hospital particular de SL
Navio “MV Shandong da ZHI”: dois tripulantes tiveram alta e um segue internado em hospital particular de SL

São Luís - O caso do navio “MV Shandong da ZHI”, que começou a ser divulgado na noite de sábado, 15, quando a Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão informou que um homem de nacionalidade indiana, de 54 anos, havia sido internado em um hospital da rede privada de São Luís com sintomas do novo coronavírus (Covid-19), está repercutindo em vários veículos de comunicação nacionais.

A suspeita é que possa ser um caso da variante descoberta na Índia, denominada B.1.617, ainda sem registro no Brasil e apontada como de maior taxa de transmissibilidade. A notícia foi veiculada, por exemplo, pelo jornal O Globo e pela CNN Brasil. O site da revista Exame também noticiou o caso e ainda informou que, na Índia, já são mais de 24,68 milhões de casos e mais de 270 mil mortes por Covid-19, o que coloca o país atrás apenas dos Estados Unidos nas duas métricas. O assunto também foi manchete em diversos sites e portais de notícias, a exemplo do piauiense Cidade Verde.

Todos os veículos relatam que o paciente era um dos tripulantes do navio procedente da Cidade do Cabo, na África do Sul, com destino a São Luís. O tripulante começou a sentir os sintomas da doença em 4 de maio e teve febre. Por conta do quadro, foi encaminhado em um helicóptero para um hospital da rede privada na sexta-feira, 13, por determinação da equipe médica. Na segunda-feira, 17, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou que 15 tripulantes do navio teriam testado positivo para a Covid-19 e mais dois estavam internados.

Página da Exame destaca o caso do navio em quarentena no MA
Página da Exame destaca o caso do navio em quarentena no MA

Estável

Em nota enviada ontem a O Estado, o órgão afirmou que dois tripulantes tiveram alta e retornaram ao navio. Um segue internado, com quadro estável. No navio, todos os tripulantes estão em quarentena e isolados em cabines individuais, seguindo o protocolo de segurança sanitária, conforme a SES.

A SES esclareceu, também, que não existe recomendação do Ministério da Saúde para efetuar vacinação em estrangeiros em trânsito no Brasil. Enfatizou que, dentre os requisitos para ser vacinados em território brasileiro, estão ter cadastro de pessoas física (CPF) e Cartão o Nacional de Saúde (cartão do SUS).

O órgão ressaltou, ainda, que ao final do dia, sempre reúne as informações enviadas pela Anvisa, que tem comunicação direta com o comando do navio, a respeito dos tripulantes a bordo, assim como o boletim do hospital privado para emitir nota atualizada.

Site da CCN estampa noticia sobre o caso
Site da CCN estampa noticia sobre o caso

Saiba Mais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras instituições da área estão estudando a variante coronavírus Sars-CoV-2 descoberta na Índia, denominada B.1.617, e, embora ainda não esteja totalmente comprovado que ela seja mais transmissível ou mortal, há muitos indícios de que ela seja um dos motivos por trás do aumento exponencial de casos de Covid-19 na Índia nas últimas semanas.

Mutações em vírus são comuns, mas a maioria delas não afeta a capacidade de transmissão ou de causar formas graves de doenças. No entanto, algumas mutações, como as presentes nas variantes do coronavírus do Reino Unido, da África do Sul e do Brasil, podem torná-lo mais contagioso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.