Pesquisa

6.106 moradores do Maranhão participam de estudo nacional sobre Covid-19

Moram em São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara; levantamento tem como objetivo apurar onde a infecção do novo coronavírus tem sido mais intensa

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Participantes do estudo serão testados para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a Covid-19
Participantes do estudo serão testados para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a Covid-19 (teste covid-19)

São Luís - Mais de seis mil moradores das cidades de São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar e Alcântara participam da Pesquisa de Prevalência de Infecção por SARS-CoV-2 no Brasil (PrevCOV), segundo o Ministério da Saúde. Esse estudo é feito em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e tem o objetivo de mapear a extensão da transmissão do vírus e o comportamento da Covid-19 no país.

De acordo com o Ministério da Saúde, ao todo, serão coletados dados em 274 cidades brasileiras, o equivalente a 211.129 pessoas e sendo em 62.057 domicílios. Somente no Maranhão, um total de 6.106 pessoas vão participar da pesquisa. Em Alcântara, 35 moradores estão sendo escolhidos. Nessa cidade já foram confirmados 263 casos do novo coronavírus e oito mortes.

Em Paço do Lumiar, serão 493 moradores que devem participar desse estudo e a cidade conta com o registro de 807 infectados e houve 147 óbitos. Enquanto na Raposa, 194 moradores vão participar da pesquisa e, na cidade de São José de Ribamar, 765.

A maior parte dos participantes da PrevCOV vai ser na capital maranhense. Um total de 4.619 moradores. São Luís, até o último dia 18, tinha registrado 39.167 casos confirmados do novo coronavírus e 1.014 pessoas tinham morrido em decorrência dessa enfermidade.

A pesquisa

O Ministério da Saúde começou a enviar desde segunda-feira, 17, as mensagens via WhatsApp e SMS aos selecionados para a Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil (PrevCov).

Segundo o Ministério da Saúde, os selecionados para a PrevCov participaram da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid-19) realizada no ano passado em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os escolhidos vão receber uma mensagem confirmando a seleção por SMS ou WhatsApp, mas, neste contato não vai ser solicitado nenhum dado da pessoa.

Após alguns dias, a central ligará para o selecionado e confirmará sua participação. Nesta ligação, a equipe fará uma breve entrevista com o escolhido. Uma vez que o selecionado aceite participar, a central faz o agendamento para a coleta. O coletador irá até a casa do participante com identificação, portanto, não será necessário ir ao laboratório.

Antes do procedimento, o selecionado deve assinar um termo de consentimento para a coleta de sangue. Os participantes do estudo serão testados para identificar a presença de anticorpos do tipo IgG para a Covid-19, apontando quem já foi contaminado ou desenvolveu imunidade após a vacinação.

A pesquisa de soroprevalência vai mostrar qual é o comportamento do vírus no Brasil. Os participantes terão acesso ao exame de forma individual. O Ministério da Saúde divulgará os resultados da pesquisa até o mês de setembro deste ano.

Saiba mais

A coleta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD COVID19) teve início em 4 de maio de 2020, com entrevistas realizadas por telefone em, aproximadamente, 48 mil domicílios por semana, totalizando cerca de 193 mil domicílios por mês, em todo o país. A amostra é fixa, ou seja, os domicílios entrevistados no primeiro mês de coleta de dados permaneceram na amostra nos meses subsequentes, até o fim da pesquisa.

Número

6.106 moradores do Maranhão vão participar do PrevCOV

Como acontece a pesquisa

1-Ministério entrará em contato com o cidadão por SMS/Whatsapp para informar que este foi selecionado para participar da pesquisa e fará uma ligação para: confirmar participação no estudo, realizar entrevista e agendar coleta de material biológico de todos os moradores da residência.

2 – profissionais de saúde do laboratório Pardini (empresa contratada): fará visita em domicílio, usuário receberá o termo de consentimento livre e esclarecido. menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais ou responsáveis, coleta da amostra, digita no sistema de informação e processa, identifica e transporta as amostras de soro

3 – Fiocruz: recebe as amostras, confirma recebimento, analisa (CLIA), emite resultado, resultado usuário e armazena (Biobanco).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.