Contaminação

SES informa que 15 tripulantes de navio estão com Covid-19

Secretaria Estadual de Saúde confirmou ainda que os outros tripulantes testaram negativo para o vírus; dos contaminados, amostras de sangue foram enviadas para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, para verificação de nova cepa

Carla Lima/Editora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
SES confirmou que 15 tripulantes de navio estão com Covid-19
SES confirmou que 15 tripulantes de navio estão com Covid-19 (navio covid-19)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou que 15 tripulantes do navio “MV SHANDONG DA ZHI”, que se encontra na costa do Maranhão, testaram positivo para a Covid-19. Destes, três seguem internados em hospital particular de São Luís e têm quadro estável.

Outros nove tripulantes testaram negativo para a novo coronavírus. Eles permanecem no navio, que está de quarentena e, por isso, sem permissão para atracar.

Segundo a SES, amostras de sangue dos contaminados foram encaminhadas para o Instituto Evandro Chagas, situado em Belém. No instituto, será possível verificar se a cepa detectada é a mesma que já circula na Índia, rara e mais letal.

Portaria veio depois

O navio

chegou na capital antes de o Governo Federal ter determinado a restrição de entrada no país de estrangeiros com passagem pela Índia e pela África do Sul.

Dados de um site oficial de rastreio de navios mostram que a embarcação de grande porte chegou na costa maranhense no dia 7 deste mês. O navio tem origem do Terminal Marítimo Teluk Rubiah (TRMT), situado na Malásia, [dia 27 de março]. Os tripulantes embarcaram na Cidade do Cabo, na África do Sul, país que integra a lista de restrições de estrangeiros no Brasil.

A restrição somente foi determinada, contudo, na última sexta-feira (dia 14), ocasião em que o Governo Federal publicou portaria no Diário Oficial da União (DOU) com determinação de proibição temporária de entrada no país de estrangeiros com passagem por esses países.

A medida, que atende a uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), diz respeito a viajantes no Brasil de voos internacionais, vias terrestres e por meio aquaviário.

O sinal de alerta no Brasil em relação ao caso do Maranhão, ocorre porque a Índia se tornou o novo epicentro da pandemia da Covid-19. Há uma média diária alarmante de casos graves com internações e mortes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.