Coronavírus

Presídios do Maranhão já registram 382 infectados pela Covid-19

Dados são do Monitor da Violência, levantados pelo G1 via assessoria de imprensa das secretarias penitenciárias e por meio da Lei de Acesso à Informação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(PRESO )

Desde o começo do período pandêmico, 382 detentos já foram infectados pela Covid-19 nas unidades prisionais do Maranhão e um total de dois óbitos, segundo o Monitor da Violência. Esses dados foram divulgados ontem e levantados pelo G1 via assessorias de imprensa das secretarias de Administração Penitenciária e por meio da Lei de Acesso à Informação.

Os dados do Monitor da Violência também revelam que há uma superlotação de 11,3% nos presídios do Maranhão. No estado há um total de 10.601 presidiários, incluindo, os custodiados do regime fechado, semiaberto e os provisórios, enquanto, o governo oferece apenas 9.523 vagas nas unidades prisionais.

Em relação ao Brasil, de acordo com o Monitor da Violência, 57.257 presidiários tiveram contato com o novo coronavírus e um total de 200 óbitos. Também foi registrado uma superlotação de 54,9% nas unidades prisionais. A população carcerária do Brasil é de 682.182 custodiados, enquanto, há apenas 440.530 vagas disponíveis nos presídios.

Levantamento

Os dados sobre o sistema prisional de todo o país foram levantados pelo G1 e foram pedidos em fevereiro deste ano. Uma parte dos estados respondeu ainda naquele mês e outros passaram os dados apenas em março ou abril. Na segunda, 10, foi pedida a todos os estados uma atualização dos dados referentes à Covid-19, para que o número pudesse retratar mais fielmente a realidade atual.

O Monitor da Violência, criado em 2017, é resultado de uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da Universidade de São Paulo e com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O G1 faz levantamentos sobre a situação do sistema penitenciário brasileiro desde o ano de 2014.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.