Atualização

Navio com indiano chegou a São Luís antes de restrição

No último fim de semana, o Governo Federal acatou recomendação da Anvisa e restringiu entrada de estrangeiros no país com passagem pela Índia e África do Sul

Ronaldo Rocha / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Novo coronavírus infectou tripulante indiano a bordo de navio no MA
Novo coronavírus infectou tripulante indiano a bordo de navio no MA (pesquisa coronavírus Fapesp)

O navio “MV SHANDONG DA ZHI”, fundeado em São Luís e do qual se registrou um tripulante indiano diagnosticado com Covid-19 que está internado num hospital particular e outros dois tripulantes também transferidos para uma unidade hospitalar após apresentarem sintomas da doença, chegou a capital antes de o Governo Federal ter determinado a restrição de entrada no país de estrangeiros com passagem pela Índia e pela África do Sul.

Dados de um site oficial de rastreio de navios mostram que a embarcação de grande porte chegou à costa maranhense no dia 7 deste mês. O navio tem origem do Terminal Marítimo Teluk Rubiah (TRMT), situado na Malásia, [dia 27 de março]. Os tripulantes embarcaram na Cidade do Cabo, na África do Sul, país que integra a lista de restrições de estrangeiros no Brasil.

A restrição somente foi determinada, contudo, na última sexta-feira, 14, ocasião em que o Governo Federal publicou portaria no Diário Oficial da União (DOU) com determinação de proibição temporária de entrada no país de estrangeiros com passagem por esses países.

A medida, que atende a uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), diz respeito a viajantes no Brasil de voos internacionais, vias terrestres e por meio aquaviário.

O sinal de alerta no Brasil em relação ao caso do Maranhão, ocorre porque a Índia se tornou o novo epicentro da pandemia da Covid-19. Há uma média diária alarmante de casos graves com internações e mortes.

O indiano que testou positivo e os outros dois tripulantes com sintomas da doença estão sendo monitorados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que colheu amostras de sangue e as encaminhou para o Instituto Evandro Chagas, situado em Belém. No instituto, será possível verificar se a cepa detectada é a mesma que já circula na Índia, rara e mais letal.

Todos os demais tripulantes da embarcação foram testados e estão sob o monitoramento da saúde estadual. O navio continua fundeado na costa maranhense - numa espécie de quarentena -, e ainda não recebeu autorização para atracar.

Restrição

Além de o Governo Federal ter restringido entrada no país de estrangeiros com passagem pela Índia e pela África do Sul - de onde os tripulantes do navio “MV SHANDONG DA ZHI” embarcaram, há restrição também para viajantes vindos do Reino Unido e da Irlanda do Norte.

A portaria é assinada pelos ministros da Saúde, Marcelo Queiroga; da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; e da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos.

A restrição não se aplica a brasileiro nato ou naturalizado, imigrante com residência de caráter definitivo no país, profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, cônjuge, filho, pai ou curador de brasileiro, portador de registro nacional migratório e transporte de cargas, categoria última que enquadra os tripulantes do navio fundeado na costa maranhense.

Saiba mais

Além de proibir a entrada no país de estrangeiro com passagem pela Índia, África do Sul, Reino Unido e Irlanda do Norte, por meio de voos internacionais, a medida restringe a entrada no Brasil de viajantes, de qualquer nacionalidade, por fronteiras terrestres ou aquaviárias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.