Proteção contra gripe

Vacina contra H1N1 será ofertada nesta segunda no terminal de integração Cohab/Cohatrac

Nesta segunda etapa da campanha estão sendo vacinados idosos a partir dos 60 anos e professores das redes pública e privada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Usuária de transporte coletivo é imunizada contra o vírus H1N1 em terminal de integração
Usuária de transporte coletivo é imunizada contra o vírus H1N1 em terminal de integração (Vacinação influenza)

São Luís - O usuário de transporte coletivo que passar pelo Terminal de Integração da Cohab/Cohatrac desta segunda (17) até quarta(19), terá a oportunidade de se vacinar contra H1N1. O serviço ofertado pela Prefeitura de São Luís visa ampliar o atendimento ao público-alvo da campanha, facilitando o acesso da população à vacina. As doses estarão disponíveis das 9h às 17h.

Essa ação foi iniciada no Terminal de Integração Praia Grande na quinta-feira (13) e na sexta-feira (14). Nesta segunda etapa da campanha estão sendo vacinados idosos a partir dos 60 anos e professores das redes pública e privada. A recomendação do Ministério da Saúde é que para tomar a vacina contra H1N1 e contra a Covid-19 seja respeitado o intervalo de 14 dias. E se a pessoa estiver com sintomas de resfriado, deverá esperar a melhora do quadro clínico.

“Temos mais de 60 postos de vacinação funcionando nas nossas unidades básicas de saúde. Para facilitar o acesso também estamos disponibilizando a vacina nos terminais de integração, que são locais de grande fluxo de pessoas diariamente. Começamos pela Praia Grande e vamos seguir para todos os terminais, conforme cronograma da campanha”, assegurou o prefeito Eduardo Braide.

Pelo cronograma da campanha contra H1N1/Influenza, a segunda fase se estenderá até o dia 8 de junho. Ao todo, estão disponíveis para imunização 62 pontos de vacinação nas unidades básicas de saúde municipais, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. “O nosso objetivo é ampliar a possibilidade de proteção contra a influenza”, complementou o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Facilidade

O serviço de vacinação contra H1N1 nos terminais de integração agradou a aposentada Maria das Neves Moreira Cruz, 62 anos. “Vim ao Centro resolver uns assuntos de casa e já aproveitei para me vacinar. Nesse período de coronavírus toda proteção para nossa saúde é muito importante”, destacou.

A professora Rejane Rabelo Moreira, que trabalha na Escola Comunitária Maria Madalena, no bairro Santa Clara, também aproveitou a passagem pelo terminal para se imunizar. “Para a gente que trabalha com criança é muito importante estar protegida contra todo tipo de gripe. Por isso, quando cheguei aqui e vi o ponto de vacinação, já aproveitei”, comentou.

A vacinação nos terminais de integração conta com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) com orientadores e bombeiros civis para ordenar as filas, tirar dúvidas da população e prestar outras informações. Durante todo o período de atendimento, serão tomadas as medidas sanitárias necessárias como o distanciamento social e uso do álcool em gel.

Campanha

Na primeira etapa, foram contempladas crianças entre seis meses e menores de seis anos, além de gestantes e puérperas (com 45 dias de parto) e trabalhadores de saúde. A Semus também está vacinando este público que perdeu os prazos de chamamento da primeira fase da campanha, nos postos de saúde da capital. A campanha começou no dia 12 de abril deste ano e já foram aplicadas mais de 50 mil doses na capital.

Calendário de atendimento nos terminais de integração:

Terminal da Praia Grande - dias 13 e 14, das 9h às 17h; dia 15, das 8h30 às 12h;
Terminal da Cohab/Cohatrac: dias 17 a 19, das 9h às 17h;
Terminal do São Cristóvão: dias 20 e 21, das 9h às 17h; dia 22, das 8h às 12h;
Terminal da Cohama/Vinhais: dias 24 e 26, das 9h às 17h;
Terminal do Distrito Industrial: dias 27 e 28, das 9h às 17h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.