Futsal

Na raça, Balsas mostra força, despacha o JES e avança na Copa do Brasil de Futsal

Com a classificação, o Balsas terá agora pela frente o Ceará (CE) na próxima fase da competição nacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Balsas celebra classificação na Copa do Brasil
Balsas celebra classificação na Copa do Brasil (BRASIL FUTSAL)

SÃO LUÍS - Na raça, no talento e com doses extras de emoção. Foi dessa forma que o Balsas Futsal avançou, neste domingo (16), para a segunda fase da Copa do Brasil de Futsal Adulto Masculino. A equipe maranhense, que é patrocinada pela Equatorial Energia e pelo governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e pela Prefeitura de Balsas, despachou o JES Futsal (PI) do torneio nacional ao vencer o time piauiense por 4 a 1 na prorrogação, após sofrer 5 a 4 no tempo no normal.

Com grande atuação do ala Ítalo, autor de três gols, e de Beto Potiguar, que anotou outros dois, o Balsas Futsal mostrou força nos momentos decisivos da partida e provou o porquê é o maior vencedor do futsal maranhense na atualidade e um dos principais time do Nordeste. Os outros tentos do time balsense foram marcados por Alan, Preá e Anthunys.

“Sabíamos que seria um jogo difícil porque o adversário é bastante qualificado, mas a gente se superou, mostramos a força de todo o nosso elenco. Fico feliz em ter ajudado o Balsas com três gols. Agora é comemorar e se preparar para a próxima fase da Copa do Brasil”, afirmou Ítalo após a partida.

Com a classificação, o Balsas terá agora pela frente o Ceará (CE) na próxima fase. A equipe cearense eliminou o Sampaio Araioses (MA) ao vencer os dois jogos: 5 a 2 na ida e 3 a 1 na volta. As datas das partidas entre Balsas e Ceará ainda serão definidas pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS).

Vale destacar que, na temporada passada, o Balsas Futsal chegou até às semifinais da Copa do Brasil. A terceira colocação na competição nacional em 2020 foi o melhor resultado de um time do Maranhão no torneio.

O jogo

Após ter vencido o jogo de ida contra o JES por 4 a 2, em Teresina, o Balsas precisava de um empate para avançar. Mas para conseguir esse empate, o time maranhense precisou suar muito a camisa. Precisando de uma vitória simples para levar o duelo para a prorrogação, o JES começou a todo vapor e, ainda no primeiro minuto de jogo, abriu o placar com Alexandre. Na sequência, Vassoura fez o segundo: 2 a 0.

Aos poucos, o Balsas começou a se encontrar na partida. As jogadas passaram a fluir mais naturalmente. E a 10min51 do fim da etapa inicial, um contra-ataque perfeito do time maranhense chegou nos pés de Alan, que não perdoou: 2 a 1. O gol animou a equipe balsense, que perdeu chances claras de chegar à igualdade.

O placar voltou a ser alterado somente no segundo tempo com Vassoura: 3 a 1 para o JES. Apesar da desvantagem, o Balsas não se entregou em quadra. Ítalo com um chute forte cruzado e Beto Potiguar, em uma linda jogada individual, deixaram tudo igual no marcador: 3 a 3.

O empate já dava a classificação ao Balsas e, por isso, o JES adotou o goleiro-linha. A tática deu resultado e a 1min43 para o fim, Alexandre recolocou os piauienses em vantagem e, Edinei, após erro na troca de passes do time maranhense, fez 5 a 3. Nos segundos finais, Beto Potiguar ainda descontou, mas a prorrogação era inevitável.

Balsas na 2ª fase

No tempo extra, o Balsas foi praticamente impecável. Os jogadores pareciam saber exatamente o que fazer para conseguir o resultado positivo. Com uma marcação forte e contra-ataques velozes, o time do Maranhão carregou os adversários com faltas coletivas. Ao fazer a sexta falta, o JES deu a oportunidade para Ítalo marcar em um tiro livre: cobrança perfeita.

Na sequência, Vassoura empatou em cobrança de falta. Mas o dia era de Ítalo que, em novo tiro livre, recolocou o Balsas em vantagem.

No fim, em dois contra-ataques, Preá e Anthunys deram números finais na prorrogação (4 a 1) e confirmaram a classificação para o time maranhense, que agora vai enfrentar o Ceará (CE) na próxima fase da Copa do Brasil de Futsal Adulto Masculino.

Copa do Brasil

Em 2021, a Copa do Brasil de Futsal Masculino chega à sua 5ª edição. Além do Balsas Futsal, o torneio contará com outros 29 clubes de 16 Estados. Esta será a primeira vez que a competição atinge este número de clubes numa única participação.

A fórmula de disputa é bem simples: o evento será disputado em cinco fases, sendo a primeira fase com até 16 grupos, definidos pela logística dos clubes envolvidos, reduzindo custos de logística. Em todas as fases são jogos de ida e volta na fase, classificando a equipe que obtiver duas vitórias ou uma vitória e um empate. A ordem dos jogos da 1ª fase foi definida por sorteio, porém, nas demais fases, fará o segundo jogo em casa a equipe com melhor índice técnico geral.

Balsas Futsal

Com apenas dez anos de existência, o Balsas Futsal tornou-se o clube mais vitorioso do futsal maranhense. A equipe balsense contabiliza oito títulos estaduais e diversos resultados expressivos em sua história: 3º lugar na Copa do Brasil de Futsal 2020, 5º lugar na Taça Brasil de Clubes de Futsal Divisão Especial, vice-campeão na Liga Nordeste de Futsal, vice-campeão Brasileiro Primeira Divisão dentre outras conquistas e participações em relevantes competições estaduais e nacionais, também tendo destaque nas categorias de base.

Vale destacar que o Balsas Futsal conta com os patrocínios da Equatorial Energia e do governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e da Prefeitura de Balsas, além dos apoios da Federação de Futsal do Maranhão (Fefusma) e da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef-MA).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.