Com público

Governo estuda realizar eventos-testes nas festas juninas

Flávio Dino descartou, em entrevista coletiva concedida na última sexta-feira, realizar a tradicional festa junina no São João 2021, mas abriu a possibilidade de eventos testes com público já vacinados

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(coletiva)

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou na última sexta-feira a possibilidade de realização de eventos-testes com público durante as festas juninas deste ano. A declaração ocorreu na ocasião do pronunciamento em que o chefe do Executivo apresentou dados atualizados sobre a situação do Maranhão no enfrentamento à pandemia da Covid-19 e as medidas restritivas em diversos setores.

Na oportunidade, Dino descartou realizar o São João do Maranhão no formato tradicional, com a extensa grade de programação bancada pelo Governo, mas abriu a possibilidade de incentivar pequenos testes para o período.

“Quanto ao São João, no decreto que editei hoje [sexta-feira], nós estamos regulando o chamado evento-teste […]. O conceito de evento-teste está mantido e consta no decreto. O que é o evento-teste? Vários países do mundo estão fazendo. Você seleciona o público dentre os vacinados, limita o acesso, faz protocolo sanitário, testa as pessoas antes e depois, para testar se a vacinação e os protocolos garantem que você possa retomar eventos maiores do que com 100 pessoas, com mil pessoas, com duas mil pessoas e assim sucessivamente”, destacou.

Dino afirmou que outros países como Inglaterra, Nova Zelândia, Austrália e Estados Unidos já adotaram a estratégia.

“E em algum momento nós faremos. Um cenário possível é fazer alguns eventos-testes durante as festas juninas. Mas não é uma decisão ainda, é um estudo. De todo modo, temos uma certeza, uma triste e lamentável certeza: que não teremos as festas juninas como nós gostamos de fazer, como eu particularmente, amo. Todas as pessoas que me conhecem sabem disso, desde jovem. Mas, nós não podemos fazer. Então nós estamos vendo na Secretaria de Cultura alguns cenários e vamos anunciar agora no mês de maio”, completou.

Cancelamento

Na entrevista, Dino lembrou que o Governo chegou a anunciar na quarta-feira, evento-teste para a final do Campeonato Maranhense de futebol entre Sampaio Corrêa e Moto Club.

Ao todo, 6 mil ingressos haviam sido liberados para cada uma das duas partidas de decisão. Para ter acesso ao estádio Castelão, os torcedores deveriam apresentar carteira de vacinação contra a Covid-19 ou testes negativos realizados em até 48 horas antes das partidas.

Na noite de quinta-feira, contudo, o Governo decidiu recuar da proposta e cancelou o evento-teste, que havia levantado polêmica e discussões a nível nacional.

Dino explicou que a decisão de não mais permitir a participação de público no estádio, ocorreu se chegar ao acordo para a transmissão das partidas pela TV Mirante. O primeiro jogo ocorrerá neste domingo, às 10h.

“[…] Inclusive chegamos a analisar a possibilidade de fazer isso (evento-teste) na final do Campeonato Maranhense de futebol. Depois surgiu uma possibilidade de transmissão ao vivo pela televisão e nós consideramos que com isto estava atendido o pleito justo dos times, das torcidas e dos que se interessam por futebol e nós resolvemos investir, inclusive apoiar, patrocinar a transmissão da final pela televisão”, pontuou.

Um cenário possível é fazer alguns eventos-testes durante as festas juninas. Mas não é uma decisão ainda, é um estudoFlávio Dino, governador do Maranhão

Dino expõe impasse para a vacinação de pessoas abaixo de 60 anos

O governador do Maranhão expôs durante entrevista coletiva, um impasse para a vacinação, em São Luís, de pessoas que estão abaixo de 60 anos de idade e não possuem comorbidades.

O imbróglio começou na quinta-feira, após a Prefeitura de São Luís anunciar o cadastro de vacinação para pessoas de 55 a 59 anos. “O cadastro está liberado. E assim que tivermos as doses da vacina para essa faixa etária, vamos informar o calendário de vacinação”, destaca publicação da Prefeitura no instagram.

Horas depois, o governador Flávio Dino anunciou novos públicos para a vacinação: caminhoneiros; pessoas em situação de rua e trabalhadores em transporte rodoviário, ferroviário, aéreo, aquaviário e portuário.

Na entrevista, Dino disse que segue a diretriz do Plano Nacional de Imunização – que estabelece grupos prioritários -, e garantiu ter solicitado ao Ministério da Saúde autorização para que pessoas abaixo de 60 anos de idade sejam vacinados contra a Covid-19.

“Quando eu anuncio grupo A ou grupo B da vacinação, eu não tiro isto da minha cabeça apenas. Nós temos uma regra geral […]. Me indagaram sobre idade. Nós fizemos ontem uma reunião com o Ministério da Saúde pedindo que nós já possamos avançar na vacinação para idades abaixo de 60 anos mesmo que sem comorbidades e sem que as pessoas integrem um desses grupos de trabalhadores classificados como essenciais. A resposta de ontem do Ministério da Saúde foi não. Nós estamos formalizando, hoje o secretário Carlos Lula está enviando um ofício ao MS pedindo que no Plano Nacional de Imunização seja inserida autorização para pessoas abaixo de 60 anos”, disse.

Grupo de risco vacinado poderá retornar ao trabalho presencial, diz Flávio Dino

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou na sexta-feira em entrevista coletiva realizada por meio do perfil oficial do Governo do Estado no youtube e no instagram, que as pessoas que integram o grupo de risco e já receberam pelo menos 1 dose de vacina contra a Covid-19 - num intervalo de 30 dias -, já podem retornar ao trabalho presencial.

As gestantes, contudo, devem continuar afastadas das atividades presenciais, amparadas por uma lei federal sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na última quinta-feira.

“Sobre as medidas sanitárias nós temos um regime que vai até o dia 24, nós vamos modificá-lo nesta semana, mas por enquanto fizemos uma mudança: grupo de risco vacinado pode voltar ao trabalho, desde que esteja imunizado há mais de 30 dias. Exceto gestante. Nós estamos cumprindo uma diretriz nacional, de um projeto de lei aprovado no Congresso e que diz que as gestantes devem ser afastadas, tanto do serviço público quanto nas empresas privadas”, destacou.

Dino afirmou que as demais medidas restritivas vão ser mantidas até a próxima semana, quando haverá uma nova avaliação técnica junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Estão em vigor até o dia 24 deste mês para São Luís, por exemplo, a limitação de horário para funcionamento do comércio entre 9h e 21h; o funcionamento de bares e restaurantes somente até as 23h; supermercados das 6h à 0h e funcionamento de supermercados, academias, salões, bares e restaurantes com apenas 50% de suas capacidades.

Para todo o estado, as medidas restritivas em vigor até o dia 24, são: liberação de eventos com até 50 pessoas; música ao vivo a partir deste sábado [dia 15]; eventos com até 100 pessoas a partir de segunda-feira, dia 17; administração pública estadual com 50% da capacidade nas atividades presenciais e igrejas com 50% da capacidade.

Vacinas

O governador do Estado também afirmou que a partir de segunda-feira será iniciada a distribuição de novas doses de vacinas contra a Covid-19 para municípios de todas as regiões do estado.

Ele disse que nos últimos três dias, novos lotes foram encaminhados pelo MInistério da Saúde.

Até o momento, segundo o governador, o Maranhão já recebeu do governo Jair Bolsonaro 2,36 milhões [até o dia 13 último]. Deste total, 1,85 milhão de doses já foram distribuídas aos municípios. Os municípios já aplicaram 1,48 milhão destas doses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.