Artigo

Estados no Nordeste do Brasil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

Ser brasileiro ou brasileira é motivo para a pessoa sentir-se sempre muito feliz, pois nasceu num imenso e belíssimo território e diante de muitas riquezas da natureza e vendo sempre lindas paisagens.

O Brasil é um país muito importante e dispõe de habitantes merecedores da aprovação e dos aplausos de todos os povos no mundo.

No Brasil ser nordestino ou nordestina é porque nasceu na sua Região Nordeste, que é belíssima e imensa e assim acolhedora.

A região Nordeste, no Brasil, dispõe de uma imensa área de 1.554,257 km² e nela estão os Estados Alagoas (capital Maceió), Bahia (capital Salvador), Ceará (capital Fortaleza), Maranhão (capital São Luís), Paraíba (capital João Pessoa), Pernambuco (capital Recife), Piauí (capital Teresina), Rio Grande do Norte (capital Natal), e Sergipe (capital Aracaju).

São, portanto, na região Nordeste, no território brasileiro, 9 Estados e que compõem a República Federativa do Brasil e que sempre foram e permanecem sendo importantes e indispensáveis para todos os brasileiros e para todas as brasileiras.

Os nordestinos e as nordestinas, no Brasil, sempre muito cresceram e se destacaram em suas atuações nas ciências, nas artes em geral, inclusive na literatura e na política.

Todos os Estados, acima mencionados, são, sem dúvida, importantíssimos para o povo brasileiro, pois neles nasceram e cresceram pessoas com muita inteligência e assim sempre ampliaram as suas culturas em suas atuações com resultados benéficos para o Brasil inteiro.

Os Estados, na região Nordeste do Brasil, são integrantes realmente essenciais da República Federativa do Brasil, que é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal e em defesa permanente do Estado Democrático de Direito e assim garantindo o desenvolvimento nacional.

Os cientistas e os tecnólogos devem, urgentemente, conhecer a região Nordeste, no território do Brasil, e, logo, fazerem do melhor possível pela concretização, instalação de completas e essenciais indústrias como fontes de riquezas sempre.

Desse modo, a região Nordeste do Brasil ficará riquíssima e permanecerá belíssima e assim recebendo e protegendo todos os brasileiros e todas as brasileiras.

Os nordestinos e as nordestinas, no Brasil, são evidentemente brasileiros e brasileiras e assim merecem e devem ser conjuntamente tratados e respeitados, diante do exercício dos seus direitos e no cumprimento dos seus deveres.

O Brasil não é exclusivamente dos seus governantes é, sim, do seu povo e por este deve ser dirigido, governado de forma eficiente, justa, legal, honesta e sem interferência de nenhum tipo de preconceito.

É um dos objetivos da República Federativa do Brasil garantir o desenvolvimento nacional e, assim, deve ser incluída também a sua região Nordeste, que é do povo brasileiro.

A República Federativa do Brasil deve ser também sempre dirigida, governada, objetivando erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais.

Os nordestinos e as nordestinas, brasileiros e brasileiras, respectivamente, não merecem ser vítimas de nenhum tratamento discriminatório.

José Carlos Sousa Silva

Advogado, jornalista e professor universitário, membro da Academia Maranhense de Letra

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.