Campanha

Covid-19: Brasil já aplicou 50 milhões de doses de vacina

De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 47% dos grupos prioritários já foram imunizados; até essa sexta-feira, dia 14, quase 84 milhões de doses, de diferentes laboratórios, já haviam sido distribuídas aos 26 estados e ao DF

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Das quase 84 milhões de doses distribuídas em todo o Brasil, mais de 50 milhões já foram aplicadas
Das quase 84 milhões de doses distribuídas em todo o Brasil, mais de 50 milhões já foram aplicadas (doses aplicadas)

Brasil atingiu uma marca importante na luta contra a Covid-19: mais de 50 milhões de doses de imunizantes já foram aplicadas desde o início da campanha, vacinando cerca de 47% dos grupos prioritários estabelecidos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Ampliar o acesso da vacina aos brasileiros é prioridade do Governo Federal para o enfrentamento da pandemia. Até esta sexta-feira (14/05), mais de 83,9 milhões de doses já foram distribuídas para todos os estados e Distrito Federal.

Neste momento, três vacinas estão em uso na campanha e o Governo Federal trabalha, incansavelmente, nas tratativas com vários laboratórios, garantindo a diversidade de imunizantes para o País. Até agora, os brasileiros já foram imunizados com 46,7 milhões de doses da Coronavac/Instituto Butantan, 35,4 milhões da vacina AstraZeneca/Fiocruz e 1,6 milhão da Pfizer/BioNTech. Só nos últimos sete dias, foram 9,4 milhões de vacinas enviadas para todo o país.

O total de vacinas já enviadas pelo Ministério da Saúde a todos os estados, possibilita imunizar, com primeira e segunda dose, 100% dos trabalhadores de saúde, de idosos (com 60 anos ou mais) e deficientes (com mais de 18 anos) que vivem em instituições, indígenas que moram em aldeias, todos os idosos acima de 60 anos, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas. Neste momento, a distribuição de novos lotes de vacinas está destinada para a proteção de profissionais de forças de salvamento, segurança e Forças Armadas, além de pessoas com comorbidades, priorizando a faixa etária.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões entre Governo Federal e representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante.

O Ministério da Saúde reforça para que a população tome a segunda dose da vacina, mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, assegurando a proteção adequada contra a doença.

A evolução da campanha de vacinação contra a Covid-19 pode ser acompanhada pela plataforma LocalizaSUS.

Nova remessa

Mais 999,4 mil doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, estão sendo distribuídas pelo Ministério da Saúde. O lote foi recebido pela pasta nesta quarta-feira (12/5) e começa a ser enviado aos estados e Distrito Federal a partir dessa sexta.

A remessa faz parte da 19ª pauta de distribuição de vacinas Covid-19, coordenada pelo Ministério da Saúde nesta semana, que totaliza 6,5 milhões de doses, incluindo também 3,6 milhões da AstraZeneca/Oxford da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outros 1,9 milhões de doses da Coronavac – essas duas remessas começaram a ser enviadas para as capitais no dia 13.

O novo lote do Butantan é destinado para ajuste no esquema e/ou continuidade do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO): nesse caso, as Unidades Federativas poderão utilizar o quantitativo para segunda dose, para completar os esquemas vacinais, ou para seguir com a vacinação de grupos prioritários, desde que façam a reserva para a segunda dose.

As orientações sobre a vacinação foram atualizadas no 17º informe técnico. Acesse aqui a quantidade de doses para cada Unidade Federativa.

A estratégia de distribuição de vacinas Covid-19 é revisada semanalmente em reuniões tripartites (governos federal, estaduais e municipais), observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura do esquema vacinal no tempo recomendado de cada imunizante. No caso da vacina do Butantan, o intervalo é de quatro semanas.

O Ministério da Saúde reforça para que a população tome a segunda dose da vacina Covid-19 mesmo que a aplicação ocorra fora do prazo recomendado pelo laboratório, para assegurar a proteção adequada contra a doença. Em relação a gestantes e puérperas, a pasta ressalta que a vacinação deverá prosseguir, no momento, apenas em mulheres com comorbidades e com as vacinas Covid-19 do Butantan ou da Pfizer/BioNTech.

Mais de 80 milhões de doses distribuídas

Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, já foram destinadas a todas as Unidades Federativas mais de 83,9 milhões de doses de imunizantes – 9,4 milhões apenas nos últimos sete dias.

Até o dia 14 de maio, mais de 50 milhões de doses já foram aplicadas. O andamento da vacinação no país pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.