Estado Maior

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
BENJAMIN Franklin Alves, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes com seu filho Cristiano Barroso Fernandes (Pres. da Associação Comercial do Maranhão) e Amaro Santana Leite
BENJAMIN Franklin Alves, Luiz Carlos Cantanhede Fernandes com seu filho Cristiano Barroso Fernandes (Pres. da Associação Comercial do Maranhão) e Amaro Santana Leite
JOSÉ Walter Maciel e seu cunhado Evaldo Albuquerque
JOSÉ Walter Maciel e seu cunhado Evaldo Albuquerque
Armando Ferreira e William Ribeiro
Armando Ferreira e William Ribeiro
O REPÓRTER PH com José Jorge Leite Soares, desembargador José Bernardo Rodrigues e Roberto Albuquerque
O REPÓRTER PH com José Jorge Leite Soares, desembargador José Bernardo Rodrigues e Roberto Albuquerque

Confraria da Amizade
De volta aos bons velhos tempos, a Confraria da Amizade, coordenada pelo empresário José Walter Maciel e que, mesmo com a pandemia, nunca deixou de se reunir às quintas-feiras, reuniu ontem antigos e novos companheiros para um almoço agradável, de boas comidas, boas conversas e uma atmosfera de muita simpatia e alegria.
Luiz Carlos Cantanhede Fernandes levou o filho Cristiano. José Jorge Soares fez sua volta triunfal após algumas semanas ausente, e Roberto Albuquerque fez sua estreia no grupo e disse que vai ser assíduo desses encontros semanais.
Ou seja, são reuniões como essas que aproximam as pessoas, estreitam os laços de amizade e tornam mais fraterna a vida social desta cidade.

Criptomoedas
O professor mestre Carlos Anderson dos Santos Ferreira, analista judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão e diretor da Corregedoria Geral de Justiça, lança, hoje, presencialmente, no Golden Shopping Calhau, a obra “Criptomoedas e Direito Antitruste – um estudo de caso sobre a jurisdição concorrencial no Brasil”.

No livro, fruto da tese de mestrado “Sociedade informacional e criptomoedas: análise comparativa da atuação do Superior Tribunal de Justiça e do Conselho Administrativo”, o mestre em Direito e Instituições do Sistema de Justiça, argumenta que, embora as criptomoedas não possuam regulamentação oficial no Brasil, dados oficiais revelam que o volume de negócios com sua utilização no último ano superou o montante de transações realizadas na Bolsa de Valores.

O autor aponta para as controvérsias contratuais oriundas da relação comercial existente entre esses agentes econômicos, dando ao Direito Antitruste a oportunidade de oferecer respostas adequadas para a efetivação do ambiente concorrencial no país.

Carreira solo
Com uma carreira de quase 30 anos, o cantor e compositor Joellson Braga, conhecido por cantar no grupo folclórico Boi de Nina Rodrigues, vai partir para carreira solo.

Ele escolheu para essa nova fase o forró e o arrocha. E vai lançar o EP “Do jeitinho que você gosta”, de músicas autorais e com alguns parceiros.

Para a estreia na carreira solo, Joellson Braga escolheu a música “Imã pra mulher”, na pegada do pizeiro.

Joellson tem influência musical do pai, que era percussionista. Iniciou a trajetória artística, na juventude, cantando no grupo de bumba meu boi de sua cidade natal, Nina Rodrigues, no início dos anos 1990.

Cartilha do TJMA
O Tribunal de Justiça do Maranhão, que é presidido com muito equilíbrio e competência por um dos grandes intelectuais deste estado – o desembargador e escritor Lourival Serejo –, lançou a cartilha “Apadrinhamento de Crianças e Adolescentes”, com orientações sobre as modalidades de apadrinhamento que garante a crianças e adolescentes, em serviços de acolhimento e com pequenas possibilidades de retorno à família de origem ou de serem adotadas, o direito à convivência familiar e comunitária.

A cartilha objetiva, também, proporcionar vínculos externos à instituição para fins de colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.

Festival
Já começou em todas as lojas do Grupo Potiguar de São Luís e Imperatriz o Festival de Porcelanato Potiguar e vai até o dia 25 de maio com diversas promoções para quem quiser aproveitar para construir ou reformar com economia.

Vale lembrar que o porcelanato é o revestimento mais desejado por todos, e também o preferido de arquitetos. Ele oferece funcionalidade, beleza, resistência e economia. E uma grande variedade de cores, texturas e acabamentos.

Com bom gosto e criatividade, esse revestimento elegante também tem sido usado como painel de paredes, ou como opção de material para mesas e bancadas, fachadas e onde mais a imaginação mandar.

E pela sua praticidade, em tempos de pandemia, destaca-se também a sua maior eficiência na higienização e manutenção, pois permite a aplicação de produtos desinfetantes e bactericidas líquidos.

Mães da Ilha
Lançado o projeto “Mães da Ilha” em São Luís. A iniciativa é da Secretaria de Estado da Mulher e da Secretaria Extraordinária de Igualdade Racial visando à promoção e o diálogo com lideranças femininas de religiões de matriz africana, levando saúde, igualdade racial e empoderamento para os terreiros. O lançamento aconteceu no Centro de Iniciação ao Trabalho, no bairro da Liberdade. A solenidade foi uma homenagem às mães de terreiro e, no encontro bastante concorrido, a Carreta da Mulher levou serviços de saúde preventiva.

TRIVIAL VARIADO
O Egito descobriu cerca de 250 tumbas de 4,2 mil anos na província de Sohag, sul do país. Segundo o Ministério das Antiguidades, que anunciou a descoberta na terça-feira, as tumbas foram criadas em um período compreendido “do fim do Antigo Império até o fim do período ptolomaico”.

No assunto: “Algumas contam com uma ou várias fossas funerárias. Outras, com um corredor que termina em uma câmara funerária”, detalhou o ministério.Uma das tumbas do Antigo Império apresenta leves traços de inscrições hieroglíficas e uma câmara para “os sacrifícios”.

Também foram encontrados objetos de cerâmica dedicados a divindades egípcias, assim como pequenos vasos de alabastro, ossos humanos e de animais e relíquias de calcário que poderiam ser “monólitos funerários da sexta dinastia”.

Autoridades egípcias fizeram várias descobertas arqueológicas nos últimos meses e têm esperança de relançar o turismo, fortemente golpeado desde a revolução de 2011, que tirou do poder o presidente Hosni Mubarak, e pela pandemia do coronavírus.

Há pouco mais de um mês, uma missão arqueológica já havia descoberto a “maior cidade antiga do Egito”, com mais de 3 mil anos. O famoso egiptólogo Zahi Hawass anunciou a descoberta dessa “cidade dourada perdida” perto de Luxor, onde fica o lendário Vale dos Reis.

DE RELANCE

Vacina para a imprensa
Esta semana, o vereador Marcial Lima (integra a equipe de profissionais do Grupo Mirante), voltou a defender a inclusão dos profissionais de imprensa entre os grupos prioritários na vacinação contra a Covid-19. Ele disse que a categoria realiza coberturas o dia inteiro, inclusive a chegada das vacinas aos municípios mais distantes do Maranhão. E frisou que, há dois meses, encaminhou a solicitação ao prefeito de São Luís, Eduardo Braide, mas até agora o alcaide não se posicionou sobre o assunto.

Dino se manifesta
A chapa esquentou depois da revelação do ex-secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, de que o governo federal atrasou a compra de vacinas da Pfizer. O imbróglio está repercutindo no Brasil inteiro. No Maranhão, o governador Flávio Dino foi para as redes sociais cobrar a responsabilização dos agentes públicos. O ex-auxiliar do presidente Jair Bolsonaro entregou à CPI da Pandemia uma carta da farmacêutica enviada ao governo brasileiro ainda em setembro de 2020.

Igarapé Grande homenageia Senac
O Diretor Regional do Senac, José Ahirton Lopes, recebeu na tarde de ontem, o secretário municipal de Juventude de Igarapé Grande, Plínio Filho, que buscou a Instituição para prestar uma homenagem em nome do município. Desde outubro de 2020, a população recebe cursos gratuitos de qualificação profissional na área de informática, por meio da Carreta-Escola do Senac. A ação é resultado da parceria entre a Instituição e a prefeitura municipal de Igarapé Grande.

Igarapé Grande homenageia...2
O secretário reafirmou a importância da parceria com o Senac para o município. “A gente tem muitas histórias de pessoas que se formaram no Senac na área de beleza por meio de outras carretas, agora temos 72 alunos que estão dando o primeiro passo em um avanço no mundo da informática”, destacou. “Essa homenagem foi uma forma de agradecer, hoje já tem pais de alunos que estão abrindo negócios (lojas) na área de informática, isso tudo graças a essa parceria, em que o Senac incentiva nossos jovens a ingressarem no mundo do trabalho”, completou.

Igarapé Grande homenageia...3
A propósito: o curso de Operador de Computador, que está sendo desenvolvido na cidade, possibilita técnicas para o manuseio do Sistema Operacional e dos principais aplicativos de escritório e utilitários na edição de textos, elaboração de planilhas eletrônicas, apresentação slides e criação de banco de dados.

Piso de enfermeiros
Na Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado Zé Inácio em coautoria com o deputado Neto Evangelista, encaminhou requerimento ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ao presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, à bancada de senadores do Maranhão e à bancada dos deputados federais maranhenses, solicitando o apoio à aprovação do projeto de lei que tramita no Senado visando à criação do piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de parteiras das redes pública e privada.

Livro de jurista maranhense
Radicado atualmente em Caxias do Sul (RS), o jurista maranhense Manoel Valente Figueiredo Neto acaba de lançar, em formato virtual, a sua 12ª obra jurídica. Intitulado “Gênese Constitucional Brasileira” o livro faz um resgate da Carta Magna. A publicação tem prefácio do também jurista Martonio Mont´Alverne Barreto Lima, Pós-Doutor em Direito pela Johann Wolfgang Goethe-Universität Frankfurt am Main, Alemanha.

Livro de jurista maranhense...2
Manoel Valente é Doutor em Direito Constitucional pela Unifor. Atualmente, é Registrador de Imóveis de Caxias do Sul (RS) e Professor Adjunto no Mestrado e Doutorado em Direito da UCS - Universidade de Caxias do Sul. “Gênese Constitucional Brasileira” é mais uma obra do autor catalogado por grandes universidades internacionais, como Havard, Yale e Oxford.

Para escrever na pedra:
“Saber que não se sabe é o saber mais difícil e delicado”. De Ortega y Gasset.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.