Medida

Grupo de risco vacinado poderá retornar ao trabalho presencial, diz Flávio Dino

Governador do Maranhão apresentou medida na manhã desta sexta-feira durante pronunciamento; demais restrições seguem inalteradas até o dia 24 deste mês

Ronaldo Rocha/ Da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
O governador Flávio Dino apresentou medidas em entrevista coletiva
O governador Flávio Dino apresentou medidas em entrevista coletiva (coletiva)

São Luís - O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), anunciou na manhã desta sexta-feira em entrevista coletiva realizada por meio do perfil oficial do Governo do Estado no youtube e no instagram, que as pessoas que integram o grupo de risco e já receberam pelo menos 1 dose de vacina contra a Covid-19 - num intervalo de 30 dias -, já pode retornar ao trabalho presencial.

As gestantes, contudo, devem continuar afastadas das atividades presenciais, amparadas por uma lei federal sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na última quinta-feira.

“Sobre as medidas sanitárias nós temos um regime que vai até o dia 24, nós vamos modificá-lo nesta semana, mas por enquanto fizemos uma mudança: grupo de risco vacinado pode voltar ao trabalho, desde que esteja imunizado há mais de 30 dias. Exceto gestante. Nós estamos cumprindo uma diretriz nacional, de um projeto de lei aprovado no Congresso e que diz que as gestantes devem ser afastadas, tanto do serviço público quanto nas empresas privadas”, destacou.

Dino afirmou que as demais medidas restritivas vão ser mantidas até a próxima semana, quando haverá uma nova avaliação técnica junto à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Estão em vigor até o dia 24 deste mês para São Luís, por exemplo, a limitação de horário para funcionamento do comércio entre 9h e 21h; o funcionamento de bares e restaurantes somente até as 23h; supermercados das 6h à 0h e funcionamento de supermercados, academias, salões, bares e restaurantes com apenas 50% de suas capacidades.

Para todo o estado, as medidas restritivas em vigor até o dia 24, são: liberação de eventos com até 50 pessoas; música ao vivo a partir deste sábado [dia 15]; eventos com até 100 pessoas a partir de segunda-feira, dia 17; administração pública estadual com 50% da capacidade nas atividades presenciais e igrejas com 50% da capacidade.

Vacinas

O governador do Estado também afirmou que a partir de segunda-feira será iniciada a distribuição de novas doses de vacinas contra a Covid-19 para municípios de todas as regiões do estado.

Ele disse que nos últimos três dias, novos lotes foram encaminhados pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, segundo o governador, o Maranhão já recebeu do governo Jair Bolsonaro 2,36 milhões [até o dia 13 último]. Deste total, 1,85 milhão de doses já foram distribuídas aos municípios. Os municípios já aplicaram 1,48 milhão destas doses.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.