Eleições 2022

Dino anuncia reunião com partidos para começar a definir candidato do grupo

No dia 31 deste mês, Flávio Dino inicia conversas com legendas aliadas para definição das chapas de seu grupo que concorrerão nas eleições de 2022

Gilberto Léda/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Dino garante que, até o fim deste ano, terá a definição sobre o nome do seu grupo que concorrerá ao governo
Dino garante que, até o fim deste ano, terá a definição sobre o nome do seu grupo que concorrerá ao governo (Flávio Dino)

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), revelou nesta semana, durante entrevista ao programa “Agora”, da TV Meio Norte, que terá uma reunião com os líderes de partidos aliados, no dia 31 de maio, para dar início ao processo de discussão sobre candidatura do grupo ao Governo do Estado em 2022.
O comunista equilibra-se entre as pré-candidaturas do vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), e do senador Weverton Rocha (PDT).
Embora tenha predileção pelo primeiro - como já revelou nos bastidores a aliados mais próximos - segue mantendo vivo o sonho do pedetista, e apostando num consenso entre os dois até o fim do ano.
“Vou fazer uma reunião com todos os partidos no dia 31 de maio, estabelecer um cronograma e esse cronograma deve nos levar a uma definição”, declarou Dino. Segundo ele, o momento atual é, ainda, "uma fase muito embrionária” do debate eleitoral, sobretudo por conta da pandemia.
“Estamos conversando com os partidos de modo muito prudente, até porque ainda há um árduo período até a eleição do ano que vem, devemos concluir esse processo de consultas no mês de novembro/dezembro, aí teremos um cenário mais claro, estamos ainda numa fase muito embrionária eu diria, não há ainda esse agendamento da sociedade, tendo em vista a urgência colocada na vida da população, sendo assim eu vou deixar mais pra frente”, destacou.

Filiação
Questionado sobre a possibilidade de deixar o PCdoB para se filiar ao PSB, o governador destacou que ocorrerá uma reunião com a direção nacional comunista no próximo final de semana, que dará uma maior clareza a respeito do assunto. Dino pontua, ainda, que o PCdoB pode ter problemas em virtude de não haver atingido a cláusula de desempenho nas eleições de 2018.
“Nós temos um processo de debate interno dentro do PCdoB, tendo em vista uma legislação eleitoral que impõe obstáculos aos partidos que não atingirem a cláusula de barreira. É um cenário novo, condizente com a redução de partidos. Muito provavelmente chegaremos em 22 a um número bem menor de partidos. É neste contexto que venho discutindo com o PCdoB o melhor caminho. Teremos uma reunião neste final de semana com o diretório nacional. Posteriormente a esse debate partidário é que eu poderei fazer, ou não, a migração. Vamos aguardar a reunião do PCdoB neste final de semana, aí que poderei ver melhor o caminho que o PCdoB vai tomar, para tomar uma decisão”, afirmou. l

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.