Estado Maior

Conversas à mesa

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

As próximas cenas do processo de escolha do candidato ao governo do Maranhão em 2022 pelo grupo do governador Flávio Dino (PCdoB) terão início no fim deste mês.
O comunista sentará com os partidos aliados para começar a debater não somente sobre o nome de seu candidato ao Palácio dos Leões, mas também sobre composição de chapa para Senado e as disputas pela Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

A data para a primeira conversa com as legendas é dia 31 de maio. Neste dia, Dino deverá apresentar a metodologia a ser levada em conta para a escolha do nome para o governo.

Atualmente, Flávio Dino tem o senador Weverton Rocha (PDT) e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) como pré-candidatos de seu grupo. Estes dois, pelo que se pode perceber, são os que Dino reconhece assim. Fora eles, o deputado do PL, Josimar de Maranhãozinho, também se coloca como pré-candidato ao Palácio dos Leões.

Aliados de Carlos Brandão dizem e repetem toda semana que o candidato de Dino é o vice-governador. Já Weverton, em seu front de batalha com seis dos 15 partidos aliados do governo, insiste em que o processo de escolha deva se basear em pesquisas qualitativas e quantitativas.

O fato é que Flávio Dino demonstra que não abre mão do processo de liderar o seu grupo e que buscará um consenso para que esses partidos fiquem unidos e dê uma sobrevida de quatro anos ao seu já rachado grupo.

Mais um nome
Dependendo do partido que o ex-prefeito de São Luís Edivaldo Júnior escolher, o grupo do governador Flávio Dino poderá ter mais um pré-candidato ao governo maranhense.

Edivaldo já conversa com aliados para articular um partido que seja de preferência da base de Flávio Dino.

Se o ex-prefeito assim conseguir, ele poderá repetir o que aconteceu em 2011 quando foi escolhido pelos partidos apoiadores de Dino candidato a prefeito da capital em 2012.

Comitiva de filiação
Pensando em sua ida para o PSB, Flávio Dino tem conversado com alguns aliados para que eles desembarquem no partido socialista com ele.

O mais provável é que os deputados do PCdoB, pelo menos boa parte, estejam na “comitiva” de Dino para troca de partido.

Outros aliados que não se identificam nem com a ala de Brandão nem a de Weverton Rocha, mas estão em legendas que apoiam um ou o outro pré-candidato, também estão sendo convidados a se filiar ao PSB.

Coordenador
O deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB) é o novo coordenador da bancada maranhense no Congresso Nacional.

O nome do parlamentar foi um consenso, algo que vem ocorrendo desde as duas últimas escolhas da coordenação da bancada.

O perfil de Fernandes é parecido com o do coordenador anterior, Marreca Filho: é aliado de Flávio Dino no Maranhão e segue com o presidente Jair Bolsonaro em Brasília.

Jogo ao vivo I
O governo do Maranhão decidiu cancelar a decisão de permitir a entrada de torcedores no estádio na final do campeonato maranhense.

O jogo entre o Sampaio e Moto poderia ser acompanhado por cerca de 6 mil torcedores, segundo anunciou o secretário de Esportes, Rogério Cafeteira.

No entanto, a TV Mirante abriu espaço na grade de transmissão para que os dois jogos sejam transmitidos ao vivo.

Jogo ao vivo II
Segundo Rogério Cafeteira informou à coluna, já havia um protocolo pronto e reunião com Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram realizadas, para fechar o esquema de fiscalização.

No entanto, com a possibilidade da transmissão ao vivo pela TV Mirante para todo o Maranhão, o governo decidiu deixar o jogo-teste para outro momento.

“Como será transmitido para todo o Maranhão, avaliamos que a transmissão do jogo ao vivo alcançará muitos torcedores”, disse Cafeteira.

DE OLHO

287.750 novas doses de vacinas contra a Covid-19 chegaram ao Maranhão no fim da tarde de ontem.

Estabilidade
Vale lembrar que o Maranhão é um dos sete estados que aparece com estabilidade no número de novos casos de Covid-19 no Brasil.

Outros 19 estados estão todos em queda no número de casos. Então, o evento-teste do futebol já estava sendo visto como um erro do governo.

Além disso, hoje o governador Flávio Dino, em sua entrevista coletiva, teria de explicar por que o futebol poderia ter público de milhares de pessoas, e outros eventos não.

E MAIS

• No total, o Maranhão já recebeu mais de 2,36 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavíus.

• Foram cerca de 1,1 milhão da CoronaVac, 1,17 milhão da Astrazeneca e aproximadamente 42 mil da Pfizer.

• Considerando o número total de doses, mais de um milhão dos 7 milhões totais de maranhenses já foram imunizados desde o fim de janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.