Imunização

Prefeitura inicia vacinação contra H1N1 nos terminais de integração

Confira calendário; na Praia Grande, as doses estarão disponíveis até o sábado, 15, das 9h às 12h e das 13h às 17h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Mulher recebe dose de vacina contra H1N1 no terminal da Praia Grande
Mulher recebe dose de vacina contra H1N1 no terminal da Praia Grande (Vacinação contra H1N1 nos terminais de integração de São Luís )

São Luís - A Prefeitura de São Luís iniciou, nesta quinta-feira, 13, a vacinação contra H1N1 nos Terminais de Integração de São Luís. A medida visa ampliar o atendimento ao público-alvo da campanha, facilitando o acesso da população à vacina. Neste primeiro dia, as equipes atenderam no ponto de imunização instalado no Terminal de Integração Praia Grande. No local, as doses estarão disponíveis até o sábado, 15, e o atendimento será feito das 9h às 12h e das 13h às 17h.

“Temos mais de 60 postos de vacinação funcionando nas nossas unidades básicas de saúde. Para facilitar o acesso também estamos disponibilizando a vacina nos terminais de integração, que são locais de grande fluxo de pessoas diariamente. Começamos pela Praia Grande e vamos seguir para todos os terminais, conforme cronograma da campanha”, assegurou o prefeito Eduardo Braide.

Nesta segunda etapa da campanha, que começou na terça-feira, 11, estão sendo vacinados idosos a partir dos 60 anos e professores das redes pública e privada. A recomendação do Ministério da Saúde é que para tomar a vacina contra H1N1 e contra a Covid-19 seja respeitado o intervalo de 14 dias. E se a pessoa estiver com sintomas de resfriado, deverá esperar a melhora do quadro clínico.

O atendimento no Terminal de Integração Praia Grande acontece nesta quinta-feira, 13, e na sexta-feira, 14, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Já no sábado, 15, as equipes de vacinação estarão no local das 8h30 às 12h.

“O nosso objetivo é ampliar a possibilidade de proteção contra a influenza”, disse o secretário municipal de Saúde, Joel Nunes.

Facilidade

O serviço de vacinação contra H1N1 nos terminais de integração agradou a aposentada Maria das Neves Moreira Cruz, 62 anos. “Vim ao Centro resolver uns assuntos de casa e já aproveitei para me vacinar. Nesse período de coronavírus toda proteção para nossa saúde é muito importante”, destacou.

A professora Rejane Rabelo Moreira, que trabalha na Escola Comunitária Maria Madalena, no bairro Santa Clara, também aproveitou a passagem pelo terminal para se imunizar. “Para a gente que trabalha com criança é muito importante estar protegida contra todo tipo de gripe. Por isso, quando cheguei aqui e vi o ponto de vacinação já aproveitei”, comentou.

Campanha

Pelo cronograma da campanha contra H1N1/Influenza, a segunda fase se estenderá até o dia 8 de junho. Ao todo, estão disponíveis para imunização 62 pontos de vacinação nas unidades básicas de saúde municipais, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Na primeira etapa, foram contempladas crianças entre seis meses e menores de seis anos, além de gestantes e puérperas (com 45 dias de parto) e trabalhadores de saúde. A Semus também está vacinando este público que perdeu os prazos de chamamento da primeira fase da campanha, nos postos de saúde da capital. A campanha começou no dia 12 de abril deste ano e já foram aplicadas mais de 50 mil doses na capital.

Apoio

A vacinação nos terminais de integração conta com apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) com orientadores e bombeiros civis para ordenar as filas, tirar dúvidas da população e prestar outras informações. Durante todo o período de atendimento, serão tomadas as medidas sanitárias necessárias como o distanciamento social e uso do álcool em gel.

Veja o calendário de atendimento nos terminais de integração:

- Terminal da Praia Grande - dias 13 e 14, das 9h às 17h; dia 15, das 8h30 às 12h;

- Terminal da Cohab/Cohatrac: dias 17 a 19, das 9h às 17h;

- Terminal do São Cristóvão: dias 20 e 21, das 9h às 17h; dia 22, das 8h às 12h;

- Terminal da Cohama/Vinhais: dias 24 e 26, das 9h às 17h;

- Terminal do Distrito Industrial: dias 27 e 28, das 9h às 17h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.