Saúde

Maio Vermelho conscientiza sobre o câncer de boca

Tumor maligno que acomete mais homens do que mulheres e que pode chegar a mais de 11 mil novos casos por ano

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Maio Vermelho que visa conscientizar a população sobre o câncer bucal
Maio Vermelho que visa conscientizar a população sobre o câncer bucal

Uma lesão que não cicatriza, manchas brancas ou avermelhadas, entre outros sintomas, servem como um sinal de alerta para o câncer de boca. Um tipo de tumor maligno que acomete mais homens do que mulheres e que pode chegar a mais de 11 mil novos casos para cada ano do triênio 2020-2022, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Por estar entre os dez tipos de maior incidência no Brasil, ocupando a quinta posição entre os homens e a sétima entre as mulheres, a doença recebe, neste mês, uma atenção especial com a campanha Maio Vermelho que visa conscientizar a população sobre o câncer bucal. A doença é o quinto tipo com maior incidência no mundo.

Médico Marcelo Ericeira, cirurgião cabeça e pescoço
Médico Marcelo Ericeira, cirurgião cabeça e pescoço

“O tabagismo e o consumo de bebibas alcoólicas estão entre as principais causas do tumor”, assegura o médico Marcelo Ericeira, cirurgião cabeça e pescoço, que integra a equipe da Oncoradium em São Luís.

De acordo com o profissional, uma lesão ulcerada que não cicatriza, manchas brancas ou avermelhadas, lesões sangrastes que surgem na língua, gengiva, palato duro (conhecido como céu da boca), junto aos dentes ou qualquer outra região da cavidade bucal acendem um sinal amarelo e sugerem que o paciente recorra ao especialista para uma investigação e diagnóstico.

Tratamento

Apesar de o diagnóstico assustar, a doença tem chances de cura quando detectada no início. “Geralmente o tratamento indicado é a cirurgia. E no pós-operatório é avaliada a realização de radioterapia e quimioterapia se houver necessidade a partir do resultado da biópsia”, explica Ericeira. Por esta razão ficar atento aos sinais de alerta da doença é fundamental.

Como o tabaco em todas as suas formas – cigarro com filtro, palheiro, cigarro eletrônico, narguilé, charutos, cachimbos etc - é um dos vilões da doença, evitá-lo ajuda na prevenção da doença. A ingestão frequente de bebidas alcoólicas,, exposição à radiação ultravioleta sem proteção e contágio por papilomavírus humano (HPV) também estão entre os fatores de risco.

“Evitar os fatores de risco e, ao encontrar uma lesão suspeita, procurar o especialista é muito importante para aumentar as chances de cura”, afirma o médico.

O câncer de boca é o quinto tipo com maior incidência no mundo. A fim de propagar informações sobre a doença, conscientizando a população acerca da importância das medidas de prevenção, a Rede Oncoradium incentiva a conscientização apoiando a Campanha Maio Vermelho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.