Pressão

Lideranças do Maranhão mobilizam-se por piso da Enfermagem

Deputados estaduais, federais e senadores da República defendem aprovação de matéria que está em discussão no Senado; reunião terminou sem acordo

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
(Enfermeiras)

São Luís - A classe política maranhense tem se mobilizado em favor da aprovação do Projeto de Lei 2.564/2020 que tramita no Senado Federal e institui o piso salarial da Enfermagem no país.
O tema ganhou força ontem, ocasião em que foi comemorado o Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro. Senadores, deputados estaduais e federais fizeram um apelo pela aprovação da matéria.

A senadora Eliziane Gama (Cidadania) destacou a importância da data e da discussão concentrada no Senado sobre o piso salarial da categoria.

“Estamos num momento importante para demarcar novas metas para a Enfermagem no Brasil. Por isso, o PL 2.564/2020, que institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras tem o meu total apoio. Parabéns para esses grandes profissionais”, destacou.

O senador Weverton Rocha (PDT) participou do Fórum Nacional de Enfermagem promovido pelo Conselho Nacional de Enfermagem e que tratou do projeto de lei. Ele destacou a manifestação da categoria em São Luís.

“Profissionais de enfermagem estão realizando uma manifestação em São Luís, reivindicando melhores condições de trabalho para a categoria. Eu sou aliado na luta por salário digno e uma carga-horária que não sacrifique esses trabalhadores. Aqui no Senado defendo a aprovação do PL 2.564/2020 que garante piso salarial e carga horária para a categoria. Acredito que neste Dia Mundial dos Enfermeiros essa seja a melhor homenagem que podemos fazer para estes profissionais que se arriscam todos os dias para salvar vidas”, enfatizou.

A deputada estadual Dra. Thaiza Hortegal também manifestou o seu apoio ao projeto de lei em tramitação no Senado.
"A contribuição que os enfermeiros têm dado ao Brasil neste período de pandemia é algo que ultrapassa qualquer preço e reconhecimento. A dedicação pelo próximo, mesmo sabendo os riscos de atingir sua família, merece toda a nossa luta nesta data", disse a parlamentar.

O deputado estadual César Pires (PV) já havia declarado apoio à matéria no mês passado. “Os enfermeiros merecem todo o nosso reconhecimento pela dedicação a uma profissão tão nobre e tão pouco valorizada. É hora de garantir que tenham melhores condicoes de trabalho e de salário. Eu apoio o Projeto de Lei que estabelece jornada de trabalho de 30 horas e piso salarial da categoria”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.