Graffiti

Arte urbana para falar sobre segurança e energia elétrica

Artistas do coletivo Rua & Raiz concluíram primeira parte do projeto Arte e Energia que vai dar cores aos muros das subestações da Equatorial Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Coletivo Rua & Raiz durante pintura da subestação
Coletivo Rua & Raiz durante pintura da subestação (Rua & Raiz)

São Luís - Com o objetivo de conscientizar sobre segurança com energia elétrica, a Equatorial Maranhão promove o projeto Arte e Energia, por meio do qual o grupo Rua & Raiz realizou uma intervenção artística transformando o muro da subestação localizada no bairro Vila Maranhão, em grande painel de gaffiti. Esta foi a primeira das subestações entregues este ano a receber a pintura.

O projeto foi uma forma que a empresa encontrou para dar mais vida e cor às suas instalações e a utiliza como estratégia para conscientizar a população acerca dos riscos com energia elétrica. As pinturas reforçam a informação sobre os cuidados que a população deve ter ao realizar atividades como soltar pipas, podar de árvores próximas à rede de energia, o uso de eletrodomésticos, entre outros. Subestações de outras cidades também receberão a arte da grafitagem em seus muros nos próximos meses.

Trata-se ainda de uma forma de valorizar artistas locais, a exemplo do coletivo Rua & Raiz, responsável pela grafitagem da Vila Maranhão. Eles formam uma rede de cultura e comunicação, que visa conectar agentes culturais pautados nos princípios da economia criativa, do associativismo e do cooperativismo, praticando o respeito à diversidade, à pluralidade e às identidades culturais.

Coletivo
O grupo hoje soma mais de 100 membros, distribuídos na região metropolitana de São Luís, desenvolvendo atividades culturais tendo como principal linguagem a arte urbana, porém dialogando e recriando conceitos com a cultura local de cada região. Atualmente, utilizam a diversidade cultural como uma ferramenta de aproximação a temas como educação, esporte, meio ambiente, empoderamento feminino e geração de emprego e renda.

O coordenador do coletivo Rua & Raiz, Billy Freire, comenta sobre o papel que a grafitagem desenvolve na sociedade a partir de temas sociais e culturais. “A arte urbana é uma forma democrática de produção e acesso cultural, por conta disso, dialoga diretamente com as pessoas que habitam ou circulam nas cidades. O graffiti é o grito no silêncio dos muros; é a expressão da arte e de temas relativos à sociedade, exposto em uma galeria aberta. O projeto Arte e Energia com a Equatorial, está sendo uma oportunidade para produzir, expressar, promover e trocar experiências, e isso muda as expectativas de todos”.

Para a Equatorial Maranhão, essa também é uma forma de apoiar o trabalho de jovens artistas da região, especialmente nesse período em que diversas atividades deixaram de ser realizadas por conta da pandemia. A analista de Responsabilidade Social da Equatorial Maranhão, Jeane Pires, destaca a importância do projeto. “A arte fala por si só, ela representa muitas situações. E trazer um pouco mais de cor para os muros das subestações é uma prática que a distribuidora já faz há um tempo. Este ano retomamos a partir das novas obras que estão sendo entregues, e esperamos passar mensagens de segurança e cuidados com energia, mas também de alegria por meio da arte”, destacou.

Além da Vila Maranhão, serão grafitados ainda os muros da Subestação Lençóis, em Humberto de Campos, da subestação Buriti (na cidade de Buriti) e a subestação localizada em Barra do Corda.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.