Vacina de Covid-19

Segundo lote do imunizante Pfizer, com 31.590 doses, chega a São Luís

Ministério da Saúde enviou as doses do imunizante para a continuidade da vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Doses  da vacina Pfizer são recebidas pela equipe da Rede de Frio Estadual, no bairro Vila Palmeira
Doses da vacina Pfizer são recebidas pela equipe da Rede de Frio Estadual, no bairro Vila Palmeira (vacina pfizer chega a São Luís)

São Luís - O segundo lote de doses da Pfizer/BioNTech chegou na tarde de terça-feira, 11, ao Maranhão. No lote, o Ministério da Saúde encaminhou um total de 31.590 doses desse imunizante para a continuidade da vacinação contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente em São Luís. Com essa nova remessa, o estado maranhense totaliza 2.078.360 doses recebidas, sendo 941.700 de AstraZeneca; 1.094.540 da CoronaVac e 42.120 doses da Pfizer.

Segundo o Ministério da Saúde, a logística de distribuição de doses da Pfizer foi montada levando em conta as suas condições de armazenamento, que possuem particularidades dos demais insumos adquiridos e distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As doses desse imunizante estão armazenadas a uma temperatura de -90ºC a -60º C, no Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, na cidade paulista de Guarulhos.

Ao serem enviadas aos estados, as vacinas estão expostas a temperatura de -20ºC. Na capital maranhense, as doses do imunizante foram recebidas pela equipe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado da Saúde (SES), na sede da Rede de Frio Estadual, localizada no bairro Vila Palmeira.

As doses foram armazenadas em ultrafreezers, aparelhos que garantem a conservação adequada da vacina e podem chegar à temperatura de –86°, e, segundo a SES, serão distribuídas a partir desta quarta-feira, 12. O Governo do Estado recebeu o primeiro lote de vacina Pfizer no dia 3 de maio deste ano e sendo um total de 10.530 doses. Neste dia, chegaram também 173.250 doses da vacina AstraZeneca.

Mais doses

Mais 139.400 doses de vacinas contra a Covid-19 foram enviadas pelo Ministério da Saúde para o Maranhão no decorrer deste mês. Somente, no último dia 8, um total de 27.700 doses de CoronaVac chegaram ao estado e foram enviadas para Rede de Frio Estadual onde foram separadas e a partir de segunda-feira, 10, distribuídas para os municípios.

O Maranhão recebeu, na quinta-feira passada, 6, um novo lote de vacinas AstraZeneca com 111.700 doses do imunizante. Elas foram armazenadas na Rede de Frio Estadual e no dia seguinte foram distribuídas para as cidades maranhenses e, de acordo com a SES, tinham como destino a imunização de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente.

Na capital

A Prefeitura de São Luís já recebeu um total de 318.949 doses de vacinas contra a Covid-19 e 289.814 doses aplicadas. Na terça-feira, 11, foram imunizados os profissionais da rede de educação municipal, comunitário e particular, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e no drive-thru da UFMA, no campus do Bacanga; enquanto, no Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae, ocorreu a vacinação das pessoas com comorbidades a partir de 35 anos como também de pessoas com Síndrome de Down, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente a partir de 18 anos.

O prefeito da capital, Eduardo Braide, anunciou em redes sociais que os rodoviários podem começar a ser vacinados contra o novo coronavírus a partir desta quarta-feira, 12. Nos últimos meses, a direção do Sindicato dos Rodoviários se reuniu com representantes de diversos órgãos e instituições com o objetivo de agilizar a imunização da categoria devido ser uma atividade considerada essencial.

Gestantes e puérperas

A Prefeitura de São Luís já abriu o cadastro na plataforma Vacina Comorbidades para as gestantes e puérperas sem comorbidades se imunizarem contra o novo coronavírus. A prefeitura informou que o público-alvo será imunizado com a vacina Pfizer e o calendário vai ser divulgado, logo que, chegar as novas doses a capital maranhense.

Na terça-feira, 11, a SES solicitou a suspensão da imunização de gestantes com AstraZeneca nas Unidades Regionais de Saúde do Maranhão e, na noite de segunda-feira, 10, a Anvisa recomendou a suspensão imediata da aplicação desse imunizante em grávidas. A SES informou que o Ministério da Saúde, até o momento, não tinha feito nenhuma orientação formal sobre a suspensão da vacinação de mulheres gestantes com esse tipo de imunizante. Na capital, as grávidas com comorbidades estão sendo imunizadas com a vacina Pfizer.


Saiba Mais

Cronologia de chegada de vacinas no Maranhão neste mês

Dia 3: Governo do Estado recebeu o primeiro lote de vacina Pfizer e sendo um total de 10.530 doses. Também chegaram 173.250 doses da vacina AstraZeneca.

Dia 6: Maranhão recebeu mais um novo lote de vacinas AstraZeneca com 111.700 doses do imunizante.

Dia 8: Um total de 27.700 doses de CoronaVac chegaram ao estado e foram enviadas para Rede de Frio Estadual, na Vila Palmeira.

Dia 11: 31.590 doses de Vacina Pfizer chegaram ao Maranhão para a continuidade da vacinação contra a Covid-19 de pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente em São Luís.

Número

2.078.360 doses de vacinas contra a Covid-19 já foram entregue pelo Ministério da Saúde para o Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.