Público liberado

Governo libera entrada de público no primeiro jogo da final do Estadual

Depois de pedidos de Sampaio e Moto, a SES decidiu realizar evento teste com base em protocolo; infectologista alerta sobre o perigo de novas infecções

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Estádio Castelão terá presença de público reduzido no primeiro jogo da final do Campeonato Estadual
Estádio Castelão terá presença de público reduzido no primeiro jogo da final do Campeonato Estadual (ESTÁDIO CASTELÃO )

SÃO LUÍS - Para atender os finalistas do Campeonato Maranhense 2021: Moto Club x Sampaio Corrêa, que visam arrecadar recursos na final da competição, a Federação Maranhense de Futebol (FMF) solicitou à Secretaria de Estado da Saúde (SES) que os jogos tenham a presença de público. O Governo do Maranhão decidiu mesmo liberar a presença de público no primeiro confronto. As duas partidas da final do Campeonato Maranhense serão nos próximos fins de semana, sendo a primeira no domingo, 16, às 16h, no Castelão, e a volta no sábado, 22, subsequente ao primeiro duelo.

A sugesta da FMF é que a capacidade de torcedores do Castelão, que é de 40 mil pessoas, seja reduzida para 30% de sua capacidade total, o que corresponde a 12 mil torcedores. Porém, o Governo do Estado liberou apenas a presença de 6 mil torcedores, 3 mil para cada torcida. Pelo protocolo, será permitida a entrada apenas de torcedores vacinados, ou que apresentem testes negativos (com resultados de até 48h).

“Em reunião com a Secretaria de Saúde acabamos de autorizar a participação de público na final do Campeonato Maranhense seguindo protocolos definidos pelo Comitê Científico de Combate à pandemia”, destacou o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Rogério Cafeteira (DEM). Uma visita técnica será realizada no Castelão, hoje, 12, antes da liberação oficial.

Perigo de infecção

De acordo com a infectologista Carolina Cipriano em entrevista a Rádio Mirante AM, seria muito perigoso a realização de uma partida de futebol com a presença de público neste momento.
“Hoje no Maranhão ainda vivemos um momento preocupante em relação a pandemia da Covid-19. Essa semana começamos a entrar em relativa estabilidade, mais os números de casos e óbitos ainda são muito altos. A ocupação de leitos de UTI ainda é muito grande, acima de 80%. A preocupação ainda é muito grande. Sei que existe a preocupação dos clubes de futebol, mas o fato é que nesse momento não condição de abrir os estádio. Com certeza, por mais que seja uma coisa muito organizada, essas torcidas acabam sendo uma situação de aglomeração. A tendência é que as pessoas fiquem muito perto, gritem e até que podem beber. A chance de transmissão da Covid-19 é alta. Portanto, não é o momento de ter torcida no estádio”, analisou.

A também infectologista Maria dos Remedias é contra a realização de jogos com a presença de público nos estádio. “Não, porque a pandemia ainda não acabou. Embora, o número de casos venha caindo nessa segunda onda. Nós ainda temos uma proporção da nossa população vacinada muito baixa. Para que os nossos jogos tenha a presença de público é necessário que tenhamos mais 70% da nossa população adulta vacinada. Não tem como não ter aglomeração em jogos de futebol. Se a gente permitir isso nós vamos ter novos surtos e consequentemente muitas mortes”, alertou

Covid no Maranhão

De acordo com dados do G1 do dia 10 deste mês, o Maranhão tinha no total 968.504 vacinados que receberam a 1ª dose, o que equivale a 13,61% da população do estado.

Dados mostram também que até esta terça-feira, 11, haviam 21.785 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, sendo que a maior parte desse pacientes, 20.648, está sendo acompanhada em isolamento domiciliar. No entanto, 1.137 contaminados estão em tratamento em unidades de saúde públicas e privadas, sendo 667 internados em leitos de enfermarias e 470 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.