Estado Maior

Prazo dado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16

O governo do Maranhão conseguiu avançar em mais uma ação contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ontem, o ministro Ricardo Lewandowski determinou que o órgão tem 48 horas para explicar quais as pendências em documentos da Sputnik V, vacina russa, que levam à demora na análise do pedido emergencial para que seja liberada a importação do imunizante pelos governadores do Consórcio Nordeste.

Esta decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) é mais um capítulo da novela da compra da vacina da Rússia que teve início no mês de abril. De lá para cá, já houve ação judicial, decisão com prazo apertado para análise da vacina pela Anvisa e decisão da agência pela não liberação do imunizante.

Lá na Rússia, o primeiro lote das 66 milhões de doses previstas para os estados brasileiros já está pronto. Governos estaduais garantem que podem comprar. O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, já manifestou interesse em adquirir as doses no lugar dos estados, cujos governadores torcem para que isto aconteça.
Pelo visto, a única barreira para mais milhões de doses de uma nova vacina contra a Covid-19 são os cientistas da Anvisa.

O jeito é esperar, porque na agência, os estudos são feitos por cientistas que têm a responsabilidade de analisar medicamentos e vacinas que serão usadas nos cidadãos.

Parece que é necessário esperar, mas com doses de pressa devido aos números desfavoráveis do novo coronavírus no Brasil.

Fundef
O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, cautelarmente, que estados e municípios beneficiários de precatórios provenientes do extinto Fundef se abstenham de usar os recursos para pagamento de professores.

Segundo o tribunal, os entes federados não devem utilizar tais recursos até que a corte decida sobre o mérito da questão.

A medida acolheu uma representação formulada pelo Ministério Público do Maranhão (MP), Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Contas, integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão.

Abusivos
A CPI dos combustíveis recebeu, ontem, técnicos do Procon, que apresentaram uma análise dos reajustes de preços de combustíveis em postos da região metropolitana de São Luís.

Com base nos dados do órgão, o presidente da CPI, Duarte Jr. (Republicanos), afirmou que, de 166 estabelecimentos investigados, 64% realizaram reajustes abusivos em fevereiro.

“Elevaram o preço sem justa causa. Ficou comprovado que, quando a Petrobras anuncia redução no valor, os postos baixam o preço seis ou sete dias após o anúncio”, disse Duarte.

Candidatura
O ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (sem partido), mantém diálogo com partidos aos quais ele possa se filiar.

Edivaldo deve escolher a legenda que melhor proporcionar espaços para que ele viabilize sua candidatura a governador do Maranhão.

O PSD é uma das siglas que vêm conversando com o ex-prefeito. O PTB também tem demonstrado interesse em ter Edivaldo Júnior em seus quadros.

Mais vacinas
A informação acerca do recebimento de novas doses da vacina Pfizer foi confirmada pelo deputado federal Pedro Lucas Fernandes (PTB).

No entanto, até o fim da tarde de ontem, a vinda do lote do imunizante era tratada como uma possibilidade.

Se confirmada a vinda das doses, a Prefeitura deve ampliar o público da campanha, que agora é de pessoas com comorbidades e ainda profissionais da Educação.

Homenagem
A Rádio Mirante AM foi homenageada com moção na Câmara Municipal de São Luís, ontem, pelos seus 33 anos no ar.

O ato foi liderado pelo vereador e radialista Marcial Lima (Podemos), que faz parte da equipe da rádio.

O vereador Gutemberg Araújo (PSC) subscreveu a medida e parabenizou a emissora.

DE OLHO

R$ 160 milhões é o valor que o governador Flávio Dino disse no Senado ser gasto a mais na saúde do Maranhão devido à pandemia da Covid-19.

Mudança
O programa Cartas na Mesa, de O Estado e do Imirante.com, mudará de horário e dia a partir desta semana.

A partir de amanhã, o programa será exibido ao vivo, no site de O Estado e no portal Imirante.com, todas as quartas-feiras.

O horário também muda. O Cartas na Mesa, que faz análise dos cenários políticos do Maranhão e também do Brasil, vai ao ar sempre às 10h.

E MAIS

• Passará a funcionar a partir de hoje a Procuradoria da Mulher dentro da Câmara Municipal de São Luís.

• Estarão em Alcântara na próxima quinta-feira, 13, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e o ministro de Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes.

• Eles terão a companhia de deputados federais e senadores da bancada maranhense no Congresso Nacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.