Saúde

Covid-19: mais de 90 mil testes enviados ao Maranhão este ano

Segundo a SES, recentemente o Ministério da Saúde enviou para o Maranhão mais 62 mil testes, enquanto o Governo do Estado adquiriu mais 31 mil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h16
Testes ajudam a população a procurar auxílio médico o quanto antes, para que a doença não avance
Testes ajudam a população a procurar auxílio médico o quanto antes, para que a doença não avance (teste / covid-19 / pandemia / coronavirus)

São Luís - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já realizou, do início da pandemia até agora, 656.014 testes para detecção de novos casos de Covid-19 em todo o Maranhão. Desse número, 483.375 foram descartados e 4.542 estão sob suspeita. Dos casos confirmados, a maior quantidade refere-se a pessoas com idades entre 50 e 59 anos. Ontem, o órgão informou que, do início deste ano até agora, o Ministério da Saúde enviou para o Maranhão mais 62 mil testes, enquanto o Governo do Estado adquiriu mais 31 mil. A SES informou, ainda, que há estoque de teste rápido, antígeno e PCR.

Os testes ajudam a população a procurar auxílio médico o quanto antes, para que a doença não avance. Ao mesmo tempo, são importantes para que o paciente passe a se isolar e não contribua para a proliferação do novo coronavírus. Por essa razão, o governo estadual ampliou a testagem em pessoas de 30 a 50 anos em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de São Luís e de outras cinco cidades do estado. Em São Luís, a testagem pode ser realizada nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Araçagi, Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Parque Vitória, de acordo com triagem.

No interior do estado, o serviço é disponibilizado na UPA Bernardo Sayão, em Imperatriz, além das UPAs de São João dos Patos, Codó, Coroatá e Timon. Os pacientes são avaliados em uma triagem e os sintomáticos podem realizar o teste imediatamente. O método utilizado é o RT-PCR, onde o teste é realizado por meio de amostras coletadas em swab, um cotonete estéril que é inserido no nariz. Esse tipo de teste identifica o vírus no início da doença, especialmente na primeira semana, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2.

Tipos

Segundo o professor Antônio Augusto Moura da Silva, titular do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), há dois tipos de teste para Covid-19: aqueles para diagnóstico e os sorológicos. Entre os testes diagnósticos, há o RT-PCR, que é um teste molecular para detecção da presença do vírus na secreção da boca e nariz, e o teste de antígeno, que é rápido, para detecção da doença.

“Os testes sorológicos servem para saber se a pessoa já teve contato com o vírus e não servem para diagnosticar a doença. Esses testes são feitos com o sangue venoso ou com sangue da ponta do dedo. Existem testes sorológicos feitos no laboratório, sempre com sangue venoso, e os testes rápidos de detecção de anticorpos, geralmente feitos com sangue de polpa de dedo”, explicou.

O professor explicou que o teste RT-PCR é o melhor, pois tem uma capacidade de detectar o vírus de 85% quando realizado do 2º ao 5º dia, após o início dos sintomas, ou seja, dá 15% de falso negativo. Fora deste período, reflete um maior percentual de falsos negativos.

“O teste rápido de antígeno tem capacidade variável de detectar doentes, dependendo do fabricante, geralmente abaixo de 80%, resultando mais falsos negativos. Estes testes têm pior desempenho do que o RT-PCR, mas são úteis quando positivos. A testagem é muito importante para que se possa detectar os infectados, para que fiquem em isolamento e não contaminem outras pessoas, facilitando a disseminação da infecção”, frisou o professor.

Atualmente, há 21.437 casos ativos da doença e um total de 244.334 pessoas que conseguiram se recuperar. A taxa de ocupação de leitos da UTI exclusivos para a Covid-19 na Grande Ilha chega a 84,87% e os leitos clínicos também apresentam índices altos, chegando a 72,01%.

Saiba Mais


Quem deve fazer o teste?

Segundo especialistas, devem fazer o teste pessoas com suspeita de estarem infectadas e quem teve contato com alguém doente. Entretanto, qualquer indivíduo pode fazer um teste de Covid-19, inclusive aqueles que precisarão entrar em contato com outras pessoas e querem garantir que estão sem a doença - apesar de não haver nunca 100% de certeza. Apresenta um ou alguns sintomas da doença.

Quando o teste deve ser feito?

A infecção pelo coronavírus é dinâmica e a eficácia de detecção de todos os testes é menor nos primeiros e últimos dias de infecção, quando a carga viral é menor no organismo. A carga viral atinge seu ápice no organismo perto do início dos sintomas e cai progressivamente a partir de então.

Em pessoas que apresentam sintomas, o teste deve ser feito o quanto antes, e antes do 8º dia de sintomas.

O teste detecta a doença mesmo que não haja sintomas?

Testes do tipo PCR são capazes de detectar o vírus mesmo em pessoas sem sintomas. Essa detecção é importante, pois mesmo indivíduos assintomáticos podem transmitir o vírus

Se o resultado do sorológico for negativo, isso indica que não tive covid?

Não. Os testes sorológicos não devem ser usados para diagnóstico de infecção atual. Resultados negativos indicam que você não tem anticorpos contra a Covid-19.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.